O que devo fazer para abrir uma empresa online?

Por: | Data: setembro 1, 2021

Abri uma empresa online

Não é segredo para ninguém que o mercado de trabalho está cada vez mais difícil. Com isso, muitas pessoas acabam se rendendo ao empreendedorismo. Seja por vocação, sonho ou por necessidade, o fato é que empreender é uma missão complicada.

Muitas pessoas, especialmente durante a pandemia, optaram por abrir uma empresa online. Isso mesmo, começar uma jornada no empreendedorismo pode ser por meio da internet.

Afinal de contas, o que devo fazer para abrir uma empresa online? Você tem essa dúvida? Preparamos este texto para você ficar por dentro de tudo que engloba esse assunto. Siga com a leitura para saber mais!

Quais são os primeiros passos para abrir uma empresa online?

Para quem tem o desejo de abrir uma empresa online, a palavra-chave é planejamento. Para que você não cometa erros e, consequentemente perca seu investimento, planejar bastante e pensar em todas as possibilidades é de suma importância.

Nessa etapa que antecede a abertura, defina o seu segmento, seu produto, seu público-alvo, entre outros assuntos pertinentes. Ao definir esses quesitos iniciais, o risco de algo dar errado é bem menor. Agora você está pronto para começar a, definitivamente, se formalizar.

Como realizar a abertura de CNPJ?

O Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) abre um mundo de possibilidades para o empreendedor no mercado. Por exemplo, a possibilidade de emitir notas fiscais e de abrir contas bancárias com benefícios exclusivos para PJ.

Confira, abaixo, os passos necessários para a abertura de um CNPJ.

Abri uma empresa online

Enquadramento tributário

Ao abrir uma empresa online, você deve ter a noção de qual enquadramento tributário ela vai se encaixar. O MEI (microempreendedor individual), por exemplo, tem limites de faturamento e regras próprias. Há diversas outras opções, como a microempresa (ME) e a empresa de pequeno porte (EPP).

Para saber exatamente o regime que a sua futura empresa vai estar, alguns quesitos devem ser checados. Como as atividades realizadas e o faturamento se sua empresa. Como é um assunto complicado, para te ajudar neste momento, é bom contar com uma consultoria competente.

Registro da empresa

Em posse de seu documento de identidade e CPF (juntamente com cópias autenticadas), comprovante de residência e certidão de casamento, se aplicável, proceda ao registro de sua empresa.

Após realizar, em cartório civil, o registro de sua empresa, você deve dirigir-se à junta comercial de sua região. A partir deste momento, você terá seu Número de Identificação do Registro de Empresas (NIRE).

Abertura do CNPJ

Após isso, você vai de fato abrir o seu CNPJ. De posse do registro de sua empresa, a melhor opção é contar com a ajuda de um profissional para a abertura de uma empresa online.

Ter ao seu lado alguém que entende de contabilidade pode ser a diferença entre ter sucesso ou não nessa missão. Por isso, conte com bons escritórios de contabilidade, para facilitar todo o processo.

Como facilitar o processo de abrir uma empresa online?

Como é possível perceber, a formalização do negócio através da abertura de CNPJ é um processo burocrático e pode demorar um pouco. Para abrir o CNPJ online sem dúvidas e mais rápido, conte com a ajuda de profissionais do ramo.

Inclusive, e possível contar com escritórios de contabilidade online, de forma prática e fácil. Deste modo, é possível evitar erros e gastos desnecessários.

Trabalhar na informalidade não apresenta absolutamente nenhuma vantagem. Ao realizar a formalização de seu negócio, você pode ter seu CNPJ e abrir uma empresa online. Lembre-se de contar com bons profissionais para que esse caminho seja facilitado.

Você gostou do nosso texto? Esperamos que tenha sido de grande ajuda para quem almeja empreender. Caso você queira saber ainda mais sobre abrir uma empresa, baixa já nosso infográfico O manual definitivo para tirar todas suas dúvidas sobre a abertura de uma empresa.