Nota Manaus: Como emitir e dúvidas frequentes

Por: | Data: janeiro 31, 2022

Nota Manaus- Como emitir e dúvidas frequentes

Nota Manaus é o sistema para emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica – NFS-e mantido pela Prefeitura de Manaus.

Por meio do sistema, os prestadores de serviços, cadastrados na prefeitura do município, podem emitir notas fiscais, consultar documentos emitidos, cancelar notas, dentre outros itens.

Deseja saber mais sobre a Nota Manaus, conferir o passo a passo para emissão de notas fiscais e tirar todas as suas dúvidas? Continue conosco e acompanhe esse conteúdo até o final.

Como emitir a Nota Manaus?

Para emitir a Nota Manaus, os prestadores de serviços precisam primeiramente, solicitar o cadastro do seu CNPJ na Prefeitura, a fim de obter uma Inscrição Municipal e um Alvará de Localização e Funcionamento.

Logo em seguida, será necessário acessar o site para emissão da Nota Manaus e clicar em “Caso não possua cadastro clique aqui.” Na nova tela, informe um CNPJ, uma senha de acesso, preencha o código de segurança e confirme o seu cadastro.

Retorne para a tela anterior, informe o CNPJ, senha e o código da imagem e clique em “Confirmar”.

Contabilidade Online

Após acessar o sistema, siga o passo a passo abaixo para emitir a Nota Manaus:

1.Acesse: Escrituração >> Notas Fiscais >> Emissão de NFSE

Esta operação permite incluir e emitir uma Nota Fiscal de Serviço. Para incluir uma nova NFS-e, o sistema irá apresentar a interface de Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica – NFS-e, onde deverão ser preenchidos todos os campos obrigatórios.

O usuário deve informar o tomador de serviços, o local da prestação de serviços e clicar no botão “Avançar” para ir à próxima tela.

2.Informe quais são os serviços prestados

Nesta etapa, o contribuinte deve informar o serviço prestado, os impostos a serem retidos, a descrição geral do serviço e clicar no botão “Visualizar” para que o sistema apresente uma prévia da NFS-e que será emitida.

Observação: O campo “Apelido” é opcional e serve para criar um Tomador Habitual (pessoa física ou jurídica contratante do serviço prestado que tem um vínculo de negócio rotineiro com a empresa prestadora de serviço).

O tomador habitual aparece para facilitar a emissão da NFS-e, já que uma vez cadastrado um apelido, você não precisará mais lembrar o CPF/CNPJ do tomador, realizando a busca pelo apelido para emissão da NFS-e.

3.Gere a Nota Manaus

Por fim, na tela de visualização, o usuário deve clicar no botão “Gerar”, para gerar a NFS-e.

Observação: Nesta tela poderão ser conferidos todos os dados que pertencerão a NFS-e. Caso possua alguma inconsistência, ao clicar no botão “Voltar”, o sistema retorna à tela de emissão da NFS-e para edição.

Após o sistema gerar a NFS-e, o usuário deve clicar em “Imprimir” para que o sistema a disponibilize para impressão.

Como consultar Nota Manaus

O estabelecimento emissor das notas fiscais de serviço, pode consultar a qualquer momento suas notas fiscais.

Para consultar as notas de prestação de serviços da sua empresa, no sistema do Nota Manaus, acesse: Escrituração >> Declarações >> Documentos Emitidos

Essa opção permite consultar e listar dados das notas fiscais emitidas. O usuário deve definir o filtro e clicar no botão para apresentação dos registros.

Como cancelar a Nota Manaus?

Como regra, o cancelamento da Nota Manaus deve ser realizado mediante protocolo na Secretaria de Fazenda do Município.

No entanto, em até 9 dias após a emissão do documento, é possível solicitar a substituição da NFS-e, com exceção, quando é necessário substituir o CNPJ ou CPF do tomador.

A substituição, quando permitida, pode ser realizada no próprio sistema da Nota Manaus, na opção, “Escrituração >> Substituição de Nota Fiscal”.

Através desta rotina, o sistema apresenta recursos para manutenção da substituição de nota fiscal, disponibilizando as opções dos seguintes filtros: período, Tipo de operação, N° NFS-e inicial e Final, N° RPS e Série RPS. Podendo também pesquisar os Dados do Tomador.

Sendo assim, basta localizar a NFS-e com base nos filtros, clicar no botão “Substituir”, e assim o sistema entrará automaticamente na nota a ser substituída.

Por fim, realize as alterações necessárias, confira as novas informações fornecidas e gere a nota fiscal.

Caso já tenham transcorrido mais de 9 dias da emissão da NFS-e ou seja necessário alterar o CNPJ ou CPF do tomador, o cancelamento é feito mediante protocolo na Prefeitura.

Como abrir CNPJ de prestação de serviços?

Abrir um CNPJ de prestação de serviços é essencial para você que atua como prestador de serviços e precisa emitir a Nota Manaus.

O passo a passo para obter o seu CNPJ e a autorização para emissão de notas fiscais de serviços, é composto por algumas etapas, conforme descrevemos a seguir:

1.Contrate um serviço de contabilidade: Contratar um contador é o primeiro passo para quem pretende obter um CNPJ, regularizar suas atividades perante o fisco e emitir notas fiscais.

2.Separe a documentação necessária: Para obter um CNPJ você precisará separar alguns documentos básicos, como RG, CPF, Comprovante de Residência, Carnê IPTU do local de instalação da empresa.

3.Aguarde a emissão dos documentos: Por fim, será preciso aguardar enquanto a contabilidade cuida dos trâmites de registro da empresa e emissão dos seus respectivos documentos, incluindo: CNPJ, Inscrição Municipal e o Alvará de Localização e Funcionamento.

Após a emissão do CNPJ e demais documentos, a contabilidade realizará o cadastro da empresa no sistema de emissão de notas fiscais da Prefeitura, no caso, deste artigo na Nota Manaus.

Com tudo pronto, é hora de começar a emitir as notas fiscais para os serviços prestados, transmitindo credibilidade aos clientes e mantendo as obrigações da sua empreContabilidade Online

Como abrir CNPJ de prestação de serviços gratuitamente?

Você sabia que aqui na Já Calculei, você pode abrir o seu CNPJ de prestação de serviços gratuitamente?

Contratando um dos nossos planos anuais, com mensalidade a partir de R$ 99,00, você ganha abertura de empresa grátis!

Deseja saber mais sobre os nossos serviços e aproveitar um dos nossos planos com abertura de empresa gratuita?

Então, não perca mais tempo, entre em contato com o nosso time de contadores, agora mesmo, clicando aqui!