Por: Já Calculei | Data: janeiro 5, 2022
Você sabe como funciona o processo para abertura CNPJ? Nesse conteúdo, vamos apresentar um passo a passo completo e tirar todas as dúvidas sobre o assunto.
Aqui você vai conferir quem pode abrir CNPJ, quais são os documentos necessários e os custos para abrir uma empresa.
Pensando em empreender, mas não sabe por onde começar? A Já Calculei ajuda você, confira esse super conteúdo sobre abertura CNPJ.
De acordo com a legislação em vigor, qualquer interessado maior de 18 anos e não impedido por condenação judicial pode solicitar a abertura de CNPJ.
Além disso, apesar de não obrigatório, o ideal é que essa solicitação seja realizada com o apoio e assessoria de um serviço de contabilidade.
Os contadores conhecem todos os trâmites relacionados à abertura de empresas e CNPJ, e, portanto, podem fornecer o apoio que o empreendedor precisa.
Muitos acreditam que precisam de uma série de documentos para dar entrada e andamento a um pedido para abertura CNPJ.
No entanto, na verdade, são poucos os documentos necessários para abrir e legalizar uma empresa no Brasil, confira:
Dentre os documentos acima, aquele que costuma gerar mais dúvidas é o Contrato Social, no entanto, a boa notícia é que ele pode ser elaborado com o apoio da contabilidade ou de uma assessoria jurídica.
O Contrato Social é o documento base para constituição de uma empresa, uma vez que apresenta informações como:
Quem pretende investir na abertura CNPJ têm à sua disposição diferentes naturezas jurídicas ou tipo de CNPJ, dentre eles:
Como cada tipo de CNPJ tem características próprias, o ideal é contar com o apoio de uma contabilidade especializada na abertura de empresas para definir a melhor opção.
Muitos desistem do sonho de empreender, pois acreditam que o processo para abertura de CNPJ é complexo e demorado.
No entanto, precisamos destacar que esse é um pensamento equivocado, uma vez que atualmente, o empreendedor pode solicitar a abertura do seu negócio sem qualquer complicação pela internet.
Após a solicitação, são em média 30 dias até que a empresa esteja completamente regularizada e apta para entrar em funcionamento.
Quem pretende investir na abertura CNPJ, precisa seguir alguns passos, são eles:
A contratação de um contador é o primeiro passo para quem pretende investir na abertura CNPJ.
O contador ficará responsável por cuidar de todos os trâmites e documentos necessários para abertura e legalização da empresa, além de orientar o empreendedor e tirar todas as suas dúvidas.
Logo na sequência, será preciso definir no mínimo um código CNAE que represente o tipo de atividade que será desenvolvida pela empresa.
Para garantir a escolha correta e evitar transtornos futuros, a escolha do CNAE deve ser realizada com a orientação de um contador.
Após escolher um CNAE, será preciso definir também, um tipo de empresa, são várias opções:
Nessa etapa, a orientação do contador também é fundamental, uma vez que cada tipo de empresa possui características próprias que precisam ser observadas pelo empreendedor.
Após os itens acima, o contador realizará uma análise prévia de viabilidade perante os órgãos públicos para verificar se a abertura da respectiva empresa no local desejado será permitida.
Os municípios possuem regras de zoneamento urbano que podem impedir a abertura de empresas em determinados locais, por isso, a importância de uma análise prévia de viabilidade.
Na sequência dos trâmites para abertura CNPJ, será necessário elaborar o Contrato Social, documento de constituição da empresa que possui dentre outras, as seguintes informações:
Com o Contrato Social em mãos, o contador poderá dar andamento ao pedido de abertura CNPJ, com o registro da empresa na Junta Comercial ou Cartório de Pessoas Jurídicas, quando for o caso.
Com esse registro, será emitido o NIRE – Número de Identificação no Registro de Empresas.
Após o registro da empresa na Junta Comercial, é hora de, propriamente, solicitar a abertura CNPJ na Receita Federal.
O CNPJ é um documento composto por 14 dígitos numéricos e é obrigatório para toda e qualquer pessoa jurídica instalada no Brasil.
Após a emissão do CNPJ e registro da empresa na esfera federal, é hora de registrar a empresa no âmbito estadual, por meio da emissão da Inscrição Estadual.
A Inscrição Estadual deve ser emitida pela Secretaria de Fazenda do Estado e será necessária para que a empresa recolha o ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.
Por fim, o processo para abertura CNPJ é finalizado junto à prefeitura do município de abertura da empresa.
Caberá a prefeitura, a emissão da Inscrição Municipal e a concessão do Alvará de Localização e Funcionamento.
Após todos os passos acima, você pode pensar que a abertura CNPJ custa uma verdadeira fortuna, não é mesmo?
É verdade, alguns escritórios de contabilidade cobram caro para abrir e legalizar uma empresa, no entanto, a boa notícia é que aqui na Já Calculei a abertura de empresa é gratuita!
Deseja saber mais e solicitar a abertura do seu CNPJ? Clique aqui e entre em contato conosco, agora mesmo!