ISS Curitiba

Por: | Data: janeiro 23, 2022

ISS Curitiba

ISS Curitiba é o sistema para emissão de notas fiscais relacionadas a prestação de serviços por parte das empresas instaladas no município de Curitiba, Paraná.

De acordo com a Prefeitura, a emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica – NFS-e, é obrigatória e está disponível no Sistema ISS Curitiba para todos os prestadores de serviços instalados no município.

Deseja saber mais sobre o ISS Curitiba e conferir o passo a passo para emitir notas fiscais de serviço no município do Paraná? Continue conosco e acompanhe esse conteúdo até o final.

ISS Curitiba: Como emitir nota fiscal?

Para emitir a NFS-e, as empresas obrigadas ou que optarem pela emissão do documento eletrônico, deverão efetuar o cadastro da empresa no sistema do ISS Curitiba, mantido pela Prefeitura do município.

Por sua vez, para que o cadastro seja aprovado, as empresas solicitantes precisam encontrar-se em situação regular com o fisco, ou seja, com CNPJ Ativo e Alvará de Funcionamento na validade.

Contabilidade Online

O Alvará de Funcionamento deverá ser solicitado à Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Finanças ou do Portal RedeSim com o auxílio de um contador.

Após a liberação do Alvará de Funcionamento, será preciso acessar o site do ISS Curitiba e realizar o cadastro de usuário, clicando no botão “Novo Usuário”.

Com o Alvará em mãos, informe o número da Inscrição Municipal sem traços ou o número do CNPJ e clique em “Pesquisar”.

Logo na sequência leia com atenção a mensagem apresentada na tela e clique em “Sim”.

Informe todos os dados solicitados pelo sistema, anote e guarde o usuário e senha cadastrados para acesso ao sistema ISS Curitiba.

Passo a Passo para emitir notas fiscais no ISS Curitiba

Após o cadastro no sistema ISS Curitiba, confira o passo a passo para acessar o sistema e emitir suas notas fiscais de serviço.

1.Acesse o sistema ISS Curitiba

Acesse o sistema de emissão de notas de serviços do ISS Curitiba, clicando aqui.

Na sequência, informe o usuário e senha de acesso ao sistema, e responda a validação de segurança.

Por fim, clique em “Entrar” para acessar o sistema.

2.Informe os dados do tomador dos serviços

Após acessar o sistema ISS Curitiba, clique na guia NFS-e e logo em seguida, na opção “Emitir NFS-e”.

Na sequência, clique em “Tomador Identificado” para pesquisar e localizar ou cadastrar o contratante do serviço.

Para identificação do Tomador dos Serviços, o sistema do ISS Curitiba permitirá a busca pelo nome ou CNPJ do contratante dos serviços.

Caso não o localize, clique em “Novo Tomador” para iniciar o cadastro.

Ao selecionar a opção, o aplicativo apresentará uma tela de cadastro onde deve-se informar: nome, e-mail, endereço, CPF ou CNPJ do contratante do serviço.

Ao final clique em “Salvar & Selecionar.”

3.Informe os dados referentes aos serviços prestados

Nesta etapa, será necessário fornecer todos os dados e informações referentes aos serviços prestados, dentre elas:

CNAE: No campo destinado a informação dos serviços prestados poderão ser pesquisadas as atividades descritas no rol de Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE, pelo nome ou através do próprio código.

Para a pesquisa deve ser preenchido apenas um dos campos, Nome da Atividade ou Código CNAE. Uma vez identificada a atividade desejada, clique em “Selecionar”.

Natureza da Operação: Na sequência, será preciso informar a Natureza da Operação. Neste campo deve-se identificar e selecionar o local e a incidência do Imposto Sobre Serviços – ISS, como por exemplo “ISS devido em Curitiba”.

O emitente da NFS-e deverá atentar para a questão do recolhimento do imposto vinculada diretamente com a seleção da Natureza da Operação, pois em geral o imposto será devido em Curitiba.

No entanto, é importante destacar que, em alguns casos, poderá ser devido a outro município pelo próprio prestador ou pelo tomador do serviço na modalidade de retenção na fonte.

Como regra geral o serviço considera-se prestado e o imposto devido no local do estabelecimento do prestador ou, na falta do estabelecimento, no local do domicílio do prestador. Em caso de dúvidas ao selecionar a opção, consulte o seu contador.

Regime de Tributação: Neste campo o contribuinte deve indicar a forma de tributação que está enquadrado, podendo escolher entre “Optante pelo Simples Nacional” ou “Contribuinte sujeito a tributação normal”.

Discriminação dos Serviços: Neste campo, discrimine com suas palavras o tipo de serviço que foi prestado, como por exemplo: Serviços prestados de instalação de ar-condicionado.

4.Informe o valor dos serviços prestados

Após discriminar os serviços prestados no sistema ISS Curitiba. Será preciso informar o valor dos serviços, ou seja, do valor total da NF-e.

Caso exista algum tipo de dedução legal, utilize o campo “Deduções Legais” para informar o seu valor e abater o valor do ISS a ser recolhido.

5.Revisão e emissão da nota fiscal de serviços

Por fim, após o preenchimento de todos os campos necessários à emissão da NFS-e, o emitente tem a opção de ver a nota fiscal antes de confirmar sua emissão.

Ao visualizar o documento a ser emitido, o prestador poderá checar as informações, e caso esteja de acordo, fechar a imagem e clicar em “Verificar NFS-e”.

Por fim, basta clicar em “Não sou um robô” e logo em seguida, em “Emitir NFS-e” para visualizar e imprimir o documento.

Como cancelar nota fiscal no ISS Curitiba?

O contribuinte somente poderá cancelar a NFS-e antes do pagamento do imposto e até o último dia do mês subsequente ao de sua emissão, exclusivamente por meio do sistema de nota fiscal de serviços eletrônica.

Para cancelar uma NFS-e no sistema ISS Curitiba, siga o passo a passo abaixo:

  • Acesse o sistema ISS Curitiba;
  • Na aba “NFSe”, selecione a opção “Pesquisar NFS-e Emitidas/Cancelar NFS-e”;
  • Informe “Ano” e “Mês” e clique no botão “Pesquisar”
  • Por fim, clique no item “Excluir/Cancelar” na frente da nota fiscal.

Contabilidade Online

É importante esclarecer que o procedimento de cancelamento é irreversível.

Precisa de apoio e assessoria contábil para abrir, regularizar a sua empresa ou emitir notas fiscais de serviço em Curitiba?

Conte com o apoio do time de contadores da Já Calculei Contabilidade, clique aqui e entre em contato conosco!