Modelo de orçamento de prestação de serviços: saiba como fazer

Por: | Data: julho 18, 2022

Modelo de orçamento de prestação de serviços

Se você está à procura de um modelo de orçamento para prestação de serviços, chegou ao lugar certo! Neste conteúdo, vamos fornecer uma série de dicas e insights que vão contribuir para a elaboração de orçamentos diferenciados e assertivos.

Nos cursos técnicos, profissionalizantes e até mesmo nos cursos de nível superior, os alunos aprendem muitas coisas que estão relacionadas à profissão que desejam exercer. Mas, normalmente, não são orientados quanto aos aspectos de gestão e administração dos negócios, dentre eles, a elaboração de orçamentos.

Em meio a este cenário, boa parte dos prestadores de serviços, principalmente aqueles que estão em início de carreira, relatam dúvidas em relação à elaboração dos seus orçamentos.

Sabendo disso e reconhecendo a importância do tema, a Já Calculei Contabilidade decidiu preparar um conteúdo completo sobre orçamentos de prestação de serviços.

Abrir Empresa

Deseja saber mais, aprender e esclarecer todas as suas dúvidas de uma vez por todas? Então, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.

Importância do orçamento de prestação de serviços

De acordo com dados e estatísticas do IBGE, o setor de serviços registrou crescimento de 10,9% em 2021, contribuindo com cerca de 70% do PIB – Produto Interno Bruto do nosso país e reforçando a sua importância para a economia.

Em meio a este cenário de crescimento, as oportunidades surgem e os profissionais precisam se mostrar preparados para elaborar bons orçamentos e fechar os melhores negócios.

Quando uma pessoa ou empresa pretende contratar um prestador de serviços, o orçamento é um dos principais itens levados em consideração, pois é a partir deste documento que o contratante observa se os valores cobrados estão dentro da realidade do mercado e também da sua capacidade de pagamento.

Além disso, podemos afirmar que a elaboração de um modelo de orçamento de prestação de serviços assertivo, é importante para:

  • Apresentar ao cliente o detalhamento do que será feito;
  • Prevenir as duas partes de divergências e desentendimentos;
  • Facilitar o planejamento dos serviços que serão prestados;
  • Transmitir confiança e credibilidade aos clientes;
  • Servir como base para a formulação do contrato de prestação de serviço.

Modelo de orçamento de prestação de serviços: como criar

Se você profissional autônomo, ou a sua empresa, ainda não contam com um modelo de orçamento de prestação de serviços, saiba que você pode estar perdendo espaço para a concorrência.

A elaboração de um modelo de orçamento, completo e descomplicado é fundamental para convencer o potencial cliente e estabelecer uma relação de prestação de serviços.

Mas afinal, como fazer um bom orçamento? Quais informações não podem faltar na organização deste tipo de documento?

1.Dados da empresa

Podemos dividir um orçamento de prestação de serviços por grupos de informação, começando pelos dados da empresa ou do profissional autônomo que prestará os serviços.

Normalmente, este tipo de informação é apresentada logo no topo do documento e inclui:

  • Para prestadores de serviços PJ (Pessoa Jurídica): CNPJ, razão social, nome fantasia, endereço e meios de contato.
  • Para prestadores de serviços PF (Pessoa Física): CPF, nome completo do prestador, endereço e meios de contato.

Fornecer informações deste tipo aos potenciais clientes transmite maior credibilidade e permite com que eles saibam com quem exatamente estão tratando.

2.Dados do cliente

Na sequência, o orçamento de prestação de serviços deve conter os dados do cliente, incluindo: CNPJ ou CPF, nome completo ou razão social, endereço e meios de contato.

Ao inserir este tipo de informação no orçamento, o prestador de serviços demonstra organização e além disso, especifica que o orçamento em questão é válido apenas para o cliente especificado.

3.Lista de serviços

Identificadas as partes, o modelo de orçamento de prestação de serviços deve apresentar de forma completa e detalhada, a lista dos serviços que serão desenvolvidos, com seus respectivos valores.

O cliente precisa entender quais serão as tarefas desenvolvidas pelo prestador e o que será pago por cada etapa da prestação de serviços, podendo optar por executá-lo de forma integral ou parcial, conforme suas necessidades e capacidade de pagamento.

4.Forma de pagamento

Outra informação relevante e que, portanto, não pode ficar de fora de um bom modelo de orçamento de prestação de serviços, diz respeito à forma de pagamento dos serviços listados.

Vale destacar que o prestador de serviços é livre para definir quais formas de pagamento aceitar, devendo informá-las com clareza ao cliente. No entanto, vale destacar que um bom mix de formas de pagamento pode facilitar o fechamento do negócio.

Dentre as formas de pagamento mais comuns, podemos citar: boleto bancário, PIX, financiamento bancário e cartões de crédito.

5.Cronograma de execução

Quando o objetivo é a elaboração de um modelo de orçamento de prestação de serviços completo, o cronograma com os prazos para execução dos serviços é de fundamental importância.

Muita atenção a este ponto, pois o prazo não pode ser curto, a ponto de impedir a entrega dos serviços contratados dentro do prazo, mas também não pode ser muito longo, interferindo negativamente na decisão do potencial cliente em fechar negócio com você ou com a sua empresa.

6.Validade e observações

Por fim, o orçamento deve conter um campo de observações para que possam ser inseridas outras informações consideradas pertinentes, bem como, uma validade.

Inserir a validade no orçamento é fundamental, principalmente em atividades que estão sujeitas a forte variação dos custos com mão de obra e aquisição de materiais (caso estes façam parte do orçamento).

O cliente também precisa saber que em caso de demora para fechar negócio, pode perder as condições que foram inicialmente estabelecidas.

Abrir Empresa

Como abrir uma empresa de prestação de serviços?

Pensando em abrir uma empresa de prestação de serviços ou então, regularizar e manter seus negócios em dia com o fisco?

Se a sua resposta foi “Sim”, conte com o apoio e assessoria do time de especialistas da Já Calculei Contabilidade.

Para saber mais, esclarecer dúvidas sobre a contabilidade para prestadores de serviços e solicitar um orçamento sem compromisso, clique aqui e entre em contato conosco!

A Já Calculei atende profissionais autônomos e liberais, empresas e empreendedores de todas as partes do país!