Por: Já Calculei | Data: julho 22, 2022
Microempresa como abrir? Essa é uma pergunta comum entre aqueles que sonham em empreender e montar o próprio negócio, alcançando a independência profissional e financeira.
Sabendo disso, a Já Calculei Contabilidade decidiu preparar um conteúdo completo sobre o assunto, explicando tudo o que você precisa saber sobre os trâmites para abrir uma microempresa.
Sendo assim, não perca mais tempo! Continue conosco, acompanhe este conteúdo até o final, esclareça suas dúvidas e abra a sua empresa de forma gratuita, em apenas alguns cliques.
Microempresa é um porte empresarial criado pela Lei Complementar 123/2006 onde se encaixam todas as empresas que possuem faturamento anual de até R$ 360 mil.
Para este tipo de empresa, a legislação em vigor garante uma série de benefícios e facilidades importantes, incluindo:
Se você sonha em abrir o próprio negócio, saiba que iniciar como uma microempresa pode ser uma decisão muito assertiva.
Agora que você já sabe o que é uma microempresa e conheceu alguns dos seus benefícios, é hora de conferir o nosso passo a passo completo relacionado a Microempresa como abrir.
Confira cada etapa com atenção e conheça de perto todas as etapas e trâmites sobre a abertura de empresas aqui no Brasil.
A princípio, você chegará a pensar que em função do número de etapas, o processo é lento e burocrático, mas ao final, descobrirá que tudo pode ser resolvido em apenas alguns dias, sem qualquer tipo de complicação.
Quando o assunto é microempresa como abrir, a primeira coisa que você precisará fazer na condição de empreendedor, é contratar um serviço de contabilidade.
Além de fornecer orientações e cuidar dos trâmites para abertura da sua empresa, a contabilidade também irá trabalhar para que o seu negócio fique em dia com o fisco.
Dentre as responsabilidades da contabilidade, podemos destacar:
Dando andamento ao passo a passo sobre microempresa como abrir, a contabilidade solicitará que você reúna alguns documentos, incluindo:
Ao contrário do que a maior parte dos empreendedores pensa, a lista de documentos para abertura de empresas é simples e não costuma gerar dúvidas, com exceção ao Contrato Social.
Talvez, você ainda não tenha visto um Contrato Social, pois então, saiba que este documento que funciona como uma espécie de certidão de nascimento empresarial, reunindo uma série de informações importantes sobre sua futura empresa, como por exemplo:
Após receber toda a documentação necessária para abertura da sua empresa, a contabilidade orientará você na tomada das suas primeiras decisões como empreendedor. São elas:
Escolha do CNAE: O CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas, é uma tabela com mais de 1.300 atividades catalogadas, das quais, precisaremos escolher no mínimo uma para vincular ao seu CNPJ.
Além de ser obrigatório, a escolha do CNAE é muito importante, pois dentre outras coisas, será capaz de interferir na forma de apuração dos impostos que serão devidos sobre a sua empresa.
Natureza Jurídica: Você também precisará escolher uma natureza jurídica e modelo de constituição para o seu negócio, que pode ser com sócios ou sem sócios. Dentre as opções, podemos destacar:
Regime tributário: Por fim, temos a escolha do regime tributário, ou seja, do modelo de apuração e cálculo dos impostos que será adotado pela sua empresa. São três opções:
Normalmente, quando o assunto é microempresa como abrir, a opção escolhida é o Simples Nacional, mas essa não precisa ser uma regra válida para todos os casos.
Dando sequência ao nosso passo a passo sobre microempresa como abrir, a contabilidade iniciará efetivamente os trâmites para abertura e registro da empresa, começando pelo registro do contrato social na Junta Comercial.
Na sequência, o contador entrará com um pedido na Receita Federal do Brasil para emissão do CNPJ, documento que é obrigatório para empresas e demais pessoas jurídicas instaladas aqui no país.
Seguindo com o nosso passo a passo sobre microempresa como abrir, a contabilidade deverá solicitar a emissão da Inscrição Estadual, documento que é obrigatório para apuração e recolhimento do ICMS, bem como para emissão de notas fiscais de venda.
A emissão deste documento é de responsabilidade da Secretaria Estadual de Fazenda, mediante solicitação do empreendedor ou de seu contador.
Por fim, finalizamos o passo a passo sobre microempresa como abrir, com a emissão de dois documentos importantes junto à Prefeitura. São eles:
Com toda documentação liberada, a sua empresa estará apta para entrar em efetivo funcionamento.
Para saber mais, esclarecer todas as suas possíveis dúvidas e abrir a sua empresa de forma gratuita, conte com a Já Calculei Contabilidade!
Aqui, você abre a sua empresa em apenas alguns cliques, sem qualquer tipo de complicação. Clique aqui para saber mais.