Gestão financeira para PJ: Tudo que você precisa saber

Por: | Data: junho 7, 2022

Gestão financeira para PJ

Com um número cada vez maior de profissionais deixando a CLT para trabalhar de forma autônoma, a gestão financeira para PJ é um assunto de extrema relevância.

Para aqueles que decidem trabalhar por conta própria e estão em busca de remunerações maiores e flexibilidade, a gestão financeira é uma das estratégias para chegar ao sucesso.

Sabendo disso, a Já Calculei Contabilidade Online decidiu preparar um conteúdo com dicas e insights de gestão que podem contribuir de forma significativa para o seu sucesso.

Deseja saber mais e conferir uma série de dicas para manter alavancar os seus negócios e manter as finanças em equilíbrio? Se a sua resposta foi “Sim”, continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final.

Como fazer a gestão financeira para PJ?

A gestão financeira para PJ não é o enorme desafio que muitos profissionais acreditam. Na prática, basta observar alguns itens para obter bons resultados.

Com boas estratégias e práticas de gestão, é possível manter as contas em ordem e evitar desequilíbrios que possam resultar no atraso das contas ou mesmo na necessidade de se obter empréstimos e financiamentos.

Contabilidade Online

1.Separe PF x PJ

Quando o assunto é a gestão financeira para PJ, separar as finanças pessoais e as finanças da pessoa jurídica é o primeiro passo para o sucesso.

Ao abrir um CNPJ, você precisa organizar e controlar as suas contas pessoais e as contas da sua empresa de forma separada e individualizada.

Para muitos, essa medida é um grande desafio, e por isso, apesar da sua importância, a mesma acaba não sendo colocada em prática.

Contudo, na verdade, promover a separação financeira entre PF e PJ é algo relativamente simples e que passa por alguns passos:

  • Tenha uma conta bancária PF;
  • Tenha uma conta bancária PJ;
  • Estabeleça um pró-labore;
  • Receba e efetue pagamentos da empresa via conta PJ;
  • Receba e efetue pagamentos pessoais via conta PF.

Um dos maiores segredos para essa separação consiste na definição de um pró-labore, ou seja, uma espécie de salário mensal, depositado pela PJ na sua conta pessoal.

Após definir um pró-labore, planeje-se para manter um padrão de vida compatível com este valor e não use mais a conta PJ para fins pessoais.

2.Controle receitas e despesas

Ao tratar da gestão financeira para PJ, outro conceito básico é aquele que diz respeito ao controle de receitas e despesas.

Toda e qualquer empresa, independente do porte ou segmento, precisa ter um controle preciso das suas contas a receber e também das contas a pagar.

Este tipo de controle, evitará o pagamento em atraso e com juros de impostos e fornecedores, bem como permitirá que você controle com maior precisão tudo aquilo que a sua empresa tem a receber, cobrando os inadimplentes.

Para maximizar e facilitar o seu controle, recomendamos o uso de algum software para gestão financeira de pequenos negócios ou no mínimo uma planilha em Excel.

3.Controle o fluxo de caixa

Quando o assunto é a gestão financeira para PJ, outra ferramenta importante para que o empreendedor mantenha suas contas em dia, é o controle de fluxo de caixa.

O fluxo de caixa organiza de forma cronológica todas as entradas e saídas de recursos financeiros do caixa da empresa, ajudando o empreendedor a estabelecer previsões de caixa e tomar certas decisões.

Por mais que a sua PJ tenha recursos a receber, um fluxo de caixa será útil para equilibrar as finanças, compatibilizando as datas para entrada e saída de recursos financeiros.

4.Estabeleça uma reserva para emergências

Um dos segredos para uma gestão financeira equilibrada e assertiva, diz respeito à montagem de uma reserva financeira para momentos de imprevisto.

São inúmeros os fatores externos que podem interferir no desempenho da sua empresa, dentre eles, pandemias, guerras e crises econômicas.

Portanto, por mais que você tome todos os cuidados para manter as contas da sua PJ em dia, é considerado prudente estabelecer e montar uma reserva de emergências.

Para isso, separe um percentual dos lucros da sua empresa, talvez 5% ou 10% para construir uma reserva que ao longo do tempo, se torne sólida o bastante para garantir o custeio de todas as despesas do seu negócio por um período de 12 meses.

Desta forma, sua PJ se torna uma verdadeira fortaleza do ponto de vista financeiro e não estará suscetível à falência na primeira crise que o mercado atravessar.

5.Invista os lucros em uma aplicação segura

Com um pouco de estratégia e conhecimento em gestão financeira para PJ, você pode maximizar os rendimentos da sua empresa.

Sabe aquele dinheiro que está parado na sua conta PJ e que ainda não possui uma destinação de curto prazo? Invista-o em uma aplicação segura e de alta liquidez.

Aplicações de alta liquidez são aquelas que garantem algum rendimento para o seu dinheiro e que ao mesmo tempo permitem um resgate rápido em caso de necessidade. Atualmente, existem diversos títulos CDB com esse tipo de característica.

Contabilidade Online

6.Mantenha sua PJ em dia com o fisco

Por fim, quando o assunto é gestão financeira para PJ, não poderíamos deixar de destacar a importância da manutenção das suas obrigações perante o fisco.

Conte com o apoio de um serviço de contabilidade, entregue suas declarações e pague os seus impostos em dia.

Desta forma, você evita multas e sanções que poderiam prejudicar de forma significativa o equilíbrio financeiro e o bom andamento dos seus negócios.

Contabilidade Online para PJ

Procurando um serviço de contabilidade online, completo, inovador e com mensalidades sob medida para a sua empresa?

Então, você precisa conhecer a Já Calculei Contabilidade Online, um serviço que chegou para desburocratizar a contabilidade e facilitar o dia a dia das empresas.

Aqui na Já Calculei você abre a sua PJ de forma gratuita e mantém todas as suas obrigações em dia com o fisco de forma simples e descomplicada.

Assine um dos nossos planos anuais e tenha um time de contadores especializados trabalhando para a regularidade e o sucesso dos seus negócios!

Para saber mais e conhecer nossos serviços, clique aqui e entre em contato conosco!