CLT pode ter CNPJ?

Por: | Data: junho 27, 2022

CLT pode ter CNPJ?

CLT pode ter CNPJ? Esse tipo de dúvida é muito comum entre brasileiros que trabalham com carteira assinada, mas que sonham em abrir o próprio negócio e a princípio conciliar as atividades.

Se você também possui o sonho de empreender, mas é trabalhador CLT e tem dúvidas sobre os impactos da sua decisão, continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final.

Aqui vamos esclarecer as principais dúvidas relacionadas a abertura de CNPJ e ajudar você a colocar seus planos em prática, montando o próprio negócio.

Abrir Empresa

CLT pode abrir CNPJ?

Ao contrário do que muitos pensam, não há nada na legislação que diga que o trabalhador CLT não pode ter CNPJ.

Sendo assim, você que trabalha com carteira assinada, mas planeja abrir um CNPJ e iniciar um pequeno negócio, conciliando as atividades, pode ficar despreocupado.

Como regra geral, você não perderá o seu emprego pelo simples fato de empreender, no entanto, suas atividades como empreendedor não podem afetar o seu desempenho no ambiente de trabalho.

É sempre bom lembrar que a queda de rendimento no trabalho pode levar um profissional CLT a ter o seu contrato rescindido pela parte contratante.

CLT pode abrir MEI?

Quando o assunto é CLT pode abrir CNPJ, muitos também perguntam se trabalhadores com carteira assinada também podem abrir MEI.

Mais uma vez ressaltamos que sim, não há nada na legislação em vigor que impeça uma pessoa que trabalha como CLT de abrir um Microempreendedor Individual.

Contudo, é preciso destacar que ao abrir e movimentar um CNPJ, o trabalhador pode perder o direito ao recebimento do seguro desemprego em caso de demissão sem justa causa.

Isso acontece, pois, o Governo entende que o trabalhador demitido possui outra fonte de renda, e, portanto, não precisa do seguro desemprego para se manter enquanto busca recolocação no mercado.

CLT pode ter CNPJ: veja o custo para abrir sua empresa

Agora que você já sabe que CLT pode ter CNPJ é hora de conferir as respostas para outras dúvidas comuns entre aqueles que desejam empreender.

Quando o objetivo é montar um negócio, muitos questionam qual o custo para abrir e legalizar uma empresa perante os órgãos competentes.

Em meio a esse tipo de dúvidas, é preciso analisar qual será o tipo de empresa que o empreendedor pretende abrir.

Para quem pretende abrir um CNPJ como MEI, por exemplo, não há qualquer tipo de custo de abertura e legalização.

Por outro lado, para aqueles que desejam abrir outros tipos de CNPJ, existem os custos para aquisição de certificado digital e pagamento das taxas da Junta Comercial.

Na maioria dos casos, também há os custos com honorários contábeis, ou seja, valor cobrado pela contabilidade para cuidar dos trâmites para abertura da empresa e CNPJ.

Contudo, a boa notícia é que ao escolher um dos nossos planos, você ganha abertura de empresa gratuita, ou seja, não paga honorários contábeis para registrar e legalizar o seu negócio.

Quanto tempo leva para abrir um CNPJ?

Quando o assunto é “CLT pode ter CNPJ”, uma dúvida que é bastante comum diz respeito aos prazos para abertura de empresas no Brasil.

Muitos acreditam que o processo para abrir um CNPJ pode durar vários meses, em função da burocracia e papelada envolvida no processo. No entanto, com o avanço da internet e da tecnologia, o cenário mudou bastante.

Hoje, com cerca de 5 a 10 dias úteis é possível abrir uma empresa em cidades como São Paulo, por exemplo, e em cerca de 25 a 30 dias em outros municípios do país.

É claro que podem existir algumas exceções à regra, mas de forma geral, o prazo para abertura de empresas tem se tornado cada vez menor.

CLT pode ter CNPJ: veja os documentos necessários para abrir uma empresa

Já que CLT pode ter CNPJ, é hora de iniciar os trâmites para tirar os planos do papel e abrir a sua empresa.

Para começar, confira os documentos necessários para abertura da sua empresa e comece a separar a documentação:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Carnê IPTU do local para abertura da empresa;
  • Contrato Social ou Requerimento de Empresário.

Como podemos observar, a documentação é bem simples e inclui alguns itens pessoais como RG e CPF e outros relacionados à futura empresa, como o contrato social.

Por falar em contrato social, este é o documento que costuma gerar o maior número de dúvidas nos empreendedores, pois nem todos os conhecem.

Na prática este é um documento que você precisará elaborar com informações sobre a futura empresa, incluindo:

  • Nome da empresa;
  • Natureza jurídica da empresa;
  • Nome, RG, CPF e função dos sócios;
  • Endereço da empresa;
  • Atividades a serem desenvolvidas;
  • Valor do capital social;
  • Percentual de participação de cada sócio;
  • Responsabilidades, direitos e deveres das partes;
  • Dentre outras informações importantes.

Em caso de dúvidas, a contabilidade ou uma assessoria jurídica poderão fornecer as orientações que você precisa.

Abrir Empresa

Como abrir um CNPJ?

Esclarecida as principais dúvidas, incluindo que CLT pode ter CNPJ, é hora de conferir o passo a passo para abertura da sua empresa.

Ao contrário do que muitos pensam, o processo é bem simples e pode ser resumido em três etapas:

1.Contrate um serviço de contabilidade: O primeiro passo é a contratação de um contador, uma vez que este é o profissional responsável por cuidar de todos os trâmites para abertura e legalização de empresas aqui no Brasil.

2.Separe a documentação necessária: Na sequência, o empreendedor deve separar a documentação necessária para abertura da sua empresa, conforme listamos anteriormente neste conteúdo.

3.Aguarde a abertura e legalização da empresa: Por fim, basta aguardar alguns dias enquanto a contabilidade conclui os trâmites para abertura da empresa.

Nesta etapa, o contador cuidará da emissão de toda documentação do seu negócio, incluindo:

  • CNPJ;
  • Inscrição Estadual;
  • Inscrição Municipal;
  • Alvará de Localização e Funcionamento.

Quando tudo estiver em ordem, a sua empresa poderá entrar em funcionamento sem que você tenha risco de perder o seu emprego, pois conforme já esclarecemos, CLT pode ter CNPJ.

Deseja saber mais, esclarecer outras dúvidas e abrir a sua empresa? Clique aqui e entre em contato conosco!