Cowork: O que é, vantagens e desvantagens

Por: | Data: novembro 17, 2021

Cowork

Cowork é um termo usado para descrever um arranjo de trabalho em que pessoas de diferentes equipes e empresas se reúnem para trabalhar em um único espaço compartilhado.

Os primeiros espaços de cowork começaram a surgir no início dos anos 2000. A maioria deles atraiu freelancers autônomos e empreendedores da web em busca de uma alternativa para trabalhar em cafeterias, centros de negócios e escritórios.

Desde então, o cowork se tornou um fenômeno global e os próprios espaços de cowork evoluíram para acompanhar as mudanças na forma como trabalhamos.

Havia cerca de 19.000 espaços de cowork em todo o mundo em 2019. Hoje, eles são usados ​​por todos, desde indivíduos que trabalham remotamente até equipes corporativas inteiras.

O que é espaço de cowork?

No sentido mais simples, o espaço de cowork é um ambiente projetado para acomodar pessoas de diferentes empresas que vêm para trabalhar.

O espaço de cowork é caracterizado por instalações, serviços e ferramentas compartilhados.

Compartilhar a infraestrutura dessa forma ajuda a distribuir o custo de funcionamento de um escritório entre os membros, mas os espaços de cowork são mais do que apenas uma forma de reduzir as despesas gerais.

Os espaços de cowork são centros comunitários, centros de colaboração e espaços sociais onde trabalhadores de diferentes origens podem se reunir para compartilhar experiências e explorar novas ideias.

Ultimamente, os espaços de cowork também estão sendo usados ​​por empresas maiores que buscam reduzir o espaço de escritório não utilizado, mudar-se da sede tradicional e adotar uma forma mais flexível de trabalhar.

Os espaços de cowork são uma forma de empresas em crescimento se expandirem para novas áreas e acessar novos pools de talentos sem os custos elevados para aquisição de prédios e salas comerciais.

Abrir Empresa Grátis

Vantagens do espaço de cowork

O aumento contínuo dos espaços de cowork em cidades de todo o mundo é impulsionado por uma série de fatores diferentes, alguns deles econômicos.

A crise financeira de 2008 levou a um boom de empreendedores autônomos e freelancers, muitos dos quais precisavam de um lugar para trabalhar e colaborar que não fosse sua própria sala de estar.

A pandemia de COVID-19 sacudiu as coisas novamente, acelerando a tendência do trabalho em casa, à medida que as restrições ao distanciamento social freiam o retorno ao escritório.

Agora, à medida que os funcionários exigem mais flexibilidade em como e onde fazem seu trabalho, o escritório tradicional está sendo reinventado como um centro de colaboração, um espaço criativo e um local de trabalho híbrido.

O espaço de cowork pode ser um salva-vidas para trabalhadores individuais, mas também desempenha um grande papel na estratégia de qualquer empresa de mudar para uma forma mais flexível de trabalhar.

Vamos dar uma olhada em algumas das principais vantagens dos espaços de cowork.

1.Maior flexibilidade: A maioria dos espaços de cowork não exige que você se comprometa com um contrato de longo prazo.

Em vez disso, freelancers e startups podem tirar proveito de locações mais curtas e condições flexíveis de pagamento conforme o uso, o que pode ajudar a manter as coisas acessíveis para empresas jovens que estão começando.

2.Um senso de comunidade: O cowork foi criado para ajudar os primeiros empreendedores da web a escapar do isolamento de trabalhar em casa e, embora tenham evoluído para cumprir uma gama muito mais ampla de funções, um espaço de cowork conecta você a um grupo de profissionais com ideias semelhantes.

3.Rede de relacionamentos: Isso anda de mãos dadas com o aspecto comunitário dos espaços de cowork que mencionamos acima.

Quando você compartilha um espaço físico com trabalhadores do mesmo segmento de mercado, você abre oportunidades potenciais, constrói relacionamentos fortes e desenvolve conexões duradouras com novas pessoas.

4.Produtividade aumentada: Compartilhar um espaço de cowork com um grupo de colegas de trabalho motivados e focados é uma maneira infalível de aumentar sua produtividade.

Um espaço dedicado ao trabalho ajuda a controlar sua programação e evitar as distrações.

5.Mais criatividade: Somos mais criativos quando estamos perto de outras pessoas.

Quando estamos trabalhando em uma ideia criativa ou simplesmente precisando de uma solução para um problema complicado, conversar com amigos e colegas pode ajudar a iniciar novos processos de pensamento e apresentar perspectivas e ideias que você não considerou.

6.Custos mais baixos: Um dos principais benefícios de um espaço de cowork é a maior eficiência de custos.

Compartilhando coisas como instalações de escritório, serviços de recepção, internet e impressoras, as empresas com um orçamento apertado podem evitar taxas de serviço e cortar muitas das despesas gerais associadas a uma locação ou aquisição de imóveis.

Contabilidade Online

Desvantagens do espaço de cowork

É claro que um espaço de cowork não é necessariamente a opção certa para todo tipo de negócio.

Sendo assim, vamos apresentar as principais desvantagens relacionadas a um espaço de cowork, bem como a melhor forma de mitigar essas desvantagens.

1.Personalização limitada dos ambientes: Os membros de um espaço de cowork não possuem muita liberdade para opinar sobre o design e o layout do escritório.

O que você vê geralmente é o que você tem, portanto, se um espaço de cowork for muito pequeno para as suas necessidades ou não contar com os utilitários exatos que seu negócio requer, você precisará procurar uma solução mais adequada.

2.Menos privacidade: Se você é uma empresa maior ou trabalha em projetos não divulgados ou com dados confidenciais do usuário, obviamente não pode ter estranhos, espiando telas e folheando impressos na copiadora.

Os espaços de cowork são centros sociais voltados para a comunidade que prosperam na colaboração, mas isso pode significar menos privacidade para quem trabalha lá.

3.Sem uso de marcas: Muitos espaços de cowork não permitem que logotipos de marcas ou empresas sejam exibidos em um escritório compartilhado, portanto, se você deseja causar uma boa primeira impressão em novos clientes ou contratações em potencial, suas opções são limitadas.

Você é a favor dos espaços de cowork? Instalaria a sua empresa nesse tipo de ambiente em troca de benefícios como redução de custos com espaço físico e operacionais?

Para mais conteúdos relacionados à gestão de negócios, continue acompanhando o nosso blog!

Vai abrir uma empresa? Conte com a Já Calculei! Aqui a abertura de empresa é grátis!