Saiba das tendências de tecnologia para pequenas empresas

Por: | Data: junho 9, 2022

Tendências de tecnologia para pequenas empresas

A tecnologia não é mais apenas uma palavra da moda – tornou-se a consideração dominante de quase todas as empresas que desejam crescer e permanecer relevantes em um mercado cada vez mais competitivo.

O impacto que o COVID-19 teve nas aspirações das pequenas empresas é inconfundível. E isso teve um efeito enorme no cenário tecnológico, acelerando a conscientização e o interesse das pessoas por todas as coisas relacionadas à tecnologia.

Agora, ao olharmos para um admirável mundo novo em uma realidade pós-COVID, podemos concluir que a pandemia afetou e acelerou as tendências de tecnologia para pequenas empresas.

Então, quais são as tendências de tecnologia nos negócios? Mergulhamos nas seis tendências tecnológicas mais importantes e potencialmente revolucionárias que afetam os negócios e vamos explorar o seu potencial.

Tendências de tecnologia para pequenas empresas

Quando o COVID-19 revidou no início de 2020, muitos de nós ainda não conhecíamos ferramentas como o Zoom ou o Google Meet.

Avançando para o período pós-pandemia, quase todas as empresas fazem uso do Zoom ou software de teleconferência de vídeo semelhante e continuarão a fazê-lo por algum tempo.

A revolução da videoconferência é apenas um exemplo de como a pandemia mudou a forma como fazemos negócios. Desde plataformas digitais de trabalho remoto e IA até a necessidade de compartilhamento de arquivos em alta velocidade e armazenamento em nuvem, a tecnologia deu um grande salto recentemente.

Então, quais são as tendências de tecnologia para pequenas empresas? Aqui estão seis das tendências de tecnologia para pequenas empresas que mais importam agora e como cada uma delas pode beneficiar sua empresa.

Contabilidade Online

1.O poder da nuvem

Um dos maiores elementos que impulsionam a adoção e o acesso a novas tecnologias é a nuvem. À medida que a tecnologia se torna mais inteligente e complexa, aumenta a necessidade de armazenamento de dados e melhor poder de computação nos negócios.

Com mais de nove em cada dez organizações operando em algum nível na nuvem, as que não estão, acabam ficando para trás rapidamente. E, por sinal, podemos esperar um crescimento explosivo na computação em nuvem nos próximos anos.

A tendência do armazenamento e dos serviços em nuvem é impulsionada por grandes players da tecnologia, como Google, Amazon e Microsoft.

A computação em nuvem permite que os usuários acessem todos os recursos e arquivos de um sistema sem a necessidade de armazenar esses dados em seus próprios computadores, o que pode representar muitos benefícios.

2.Ferramentas de gerenciamento do trabalho

Os gerentes de hoje estão ocupados. À medida que os projetos se tornam mais complexos, os gestores precisam lidar com uma lista crescente de tarefas e responsabilidades e precisam de ajuda.

Até mesmo os melhores gerentes de projeto não podem gerenciar tudo de uma vez com eficiência. Sendo assim, as ferramentas de gerenciamento de trabalho ajudam as empresas a otimizar e sincronizar suas tarefas.

Estão chegando ao mercado novas ferramentas que auxiliam os gestores a planejar com mais eficiência, acompanhar com mais precisão, organizar e analisar o desempenho dos projetos que coordena e das suas equipes, dando-lhes mais tempo para se concentrar nas tarefas que realmente importam.

3.Trabalho remoto

Antes um sonho impossível, trabalhar em casa se tornou o ‘novo normal’ para muitos. Se antes, as empresas temiam que permitir que seus funcionários trabalhassem remotamente no conforto de suas casas prejudicaria a produtividade, muitas adotaram o modelo permanentemente.

Diversas pesquisas e estudos realizados durante a pandemia concluíram que os funcionários podem ser significativamente mais produtivos quando trabalham nas suas próprias casas, com mais conforto e comodidade.

Embora muitas pessoas ainda prefiram o escritório, as abordagens de trabalho remoto e integração estão abrindo caminho para níveis de produtividade mais altos.

Confira alguns benefícios do trabalho remoto e entenda porque, dentre as tendências de tecnologia para pequenas empresas, o trabalho à distância não pode ficar de fora:

O trabalho remoto permite que os funcionários trabalhem com mais rapidez e eficiência.

Os modelos de trabalho remoto permitem que as empresas recrutem trabalhadores que moram longe demais para viajar para o escritório, atraindo um número maior de talentos especializados.

Os funcionários podem escolher seus horários de trabalho com mais flexibilidade, com os que começam cedo e os que terminam mais tarde, permitindo horários comerciais estendidos.

4.Automação de Processos

De acordo com uma pesquisa do Monday.com, “54% dos trabalhadores gastam cinco ou mais horas por semana ou 240 horas por ano, em tarefas tediosas que exigem pouca ou nenhuma criatividade”. É muito tempo perdido.

Em meio a esse contexto, a automação de processos é uma das tendências de tecnologia para pequenas empresas, pois pode facilitar as coisas.

A automação de processos cuida de tarefas repetitivas do dia a dia que consomem muito tempo e energia dos colaboradores, interferindo nos seus resultados, satisfação e produtividade.

Além de tirar dos ombros de seus funcionários o fardo de tarefas repetitivas, a automação de processos possui outros benefícios importantes:

  • Processos simplificados entregam resultados mais rápidos e eficientes;
  • Ajudam a lidar com tarefas de alto volume e contribuem para manter a equipe feliz;
  • Auxiliam na padronização das operações e na transformação digital;
  • Acelera a forma como o trabalho é feito, encaminhando as informações para a pessoa certa na hora certa.

5.Inteligência Artificial (IA)

Os aplicativos de inteligência artificial (IA) nos negócios estão programados para mudar completamente a forma como trabalhamos. As soluções baseadas em IA já estão transformando a eficiência e a precisão em quase todos os setores.

Do reconhecimento de imagem e texto a algoritmos que preveem o comportamento de compra com incrível precisão, as soluções de IA estão ajudando empresas a economizar muito.

Contabilidade Online

Embora as soluções de IA tenham sido reservadas apenas para as empresas com vastos recursos para financiá-las e mantê-las, as tendências de tecnologia para pequenas empresas apontam para um melhor que elas serão extensíveis para todos os negócios.

A IA oferece inúmeras vantagens para empresas, grandes e pequenas. À medida que essa tendência continua a se desenvolver, as pequenas empresas podem aproveitar esses recursos para obter ganhos maciços.

  • A IA pode prever o comportamento do consumidor, permitindo que as empresas antecipem aumentos de demanda.
  • Melhor experiência do cliente em grande escala.
  • Melhor personalização do cliente, interpretação de dados de mercado e recursos de contratação.
  • Vantagem competitiva mais forte sobre aqueles que ainda não usam IA.

6.Contabilidade Online

Por fim, não poderíamos deixar de destacar a contabilidade online, como uma das tendências de tecnologia para pequenas empresas.

Descomplicando toda a burocracia que durante anos foi característica marcante da contabilidade tradicional, a contabilidade online oferece uma série de benefícios importantes, incluindo:

  • Redução de custos com honorários contábeis;
  • Compartilhamento de documentos em nuvem;
  • Processos e atendimentos ágeis.

Aqui na Já Calculei, por exemplo, você recebe acesso a uma plataforma web exclusiva e aproveita benefícios como abertura de empresa e troca de contabilidade grátis!

Para saber mais sobre os nossos produtos e serviços, clique aqui e entre em contato conosco!