Gestão a distância: O que é? Veja como aplicar

Por: | Data: junho 7, 2022

Gestão a distância

Em um mundo globalizado em que o trabalho remoto ganha cada vez mais espaço, as habilidades de gestão à distância se tornaram essenciais para bons líderes e gestores.

Pensando nisso, decidimos separar algumas dicas importantes relacionadas à gestão à distância de equipes e funcionários que são aplicáveis a todo e qualquer tipo de negócio.

Você é líder e precisa gerenciar funcionários à distância, mas tem encontrado certa dificuldade? Saiba que você não está sozinho e que a maioria dos gerentes não receberam treinamento adequado para enfrentar este novo desafio.

1. Use a tecnologia a seu favor

Com as ferramentas de negócios modernas de hoje, os líderes podem encontrar grandes aliados na gestão de pessoas à distância.

Uma dessas ferramentas que agregará valor imediato a qualquer equipe ou organização é o Slack. O Slack é um poderoso software de colaboração baseado em nuvem, que aproveita recursos de canais de comunicação e gerenciamento de projetos.

A plataforma de equipe organizada e segura do software oferece mais do que apenas a capacidade de enviar mensagens aos colegas de trabalho. Desde documentar importantes decisões de negócios ou marcos de projetos até postar atualizações diárias de status e hospedar arquivos compartilhados, o Slack é um recurso incrível para líderes.

Equipes remotas ou híbridas também devem usar softwares de videoconferência, como Zoom, Google Meet ou Webex, como substituto da interação pessoal para realizar reuniões.

Organizar reuniões, comunicar e manter-se conectado em diferentes locais permite que os gerentes tenham a flexibilidade da gestão à distância, ao mesmo tempo que lhes dá a capacidade de acompanhar as necessidades diárias de sua equipe.

Contabilidade Online

2.Utilize relatórios

O uso de relatórios é outro instrumento na caixa de ferramentas do gerente quando se trata de políticas de trabalho remoto e gestão à distância.

Os relatórios podem simplificar o processo de gerenciamento e ser especialmente úteis para gerentes que precisam acompanhar vários funcionários em diferentes locais.

Além disso, os funcionários sabem que mesmo trabalhando remotamente, vão precisar prestar contas e se destacar nos relatórios para evitar qualquer tipo de problema com seus líderes imediatos.

3.Aprenda a confiar nos funcionários e não a micro gerenciar

A psicologia humana faz com que alguns gerentes fiquem excessivamente ansiosos ou envolvidos em relação a seus funcionários, e esses sentimentos só podem ser potencializados quando os trabalhadores não estão presentes no escritório.

No entanto, micro gerenciar ou monitorar todos os detalhes provavelmente resultará em ressentimento dos subordinados diretos.

A grande maioria dos funcionários são indivíduos talentosos que desejam uma gestão à distância que ofereça desafios e a oportunidade de contribuir. Aprimorar esses desejos em vez de insistir em todos os detalhes é um sinal de um líder forte.

4.Incentive sua equipe a trabalhar remotamente

Os empregadores podem economizar milhares de reais por mês reduzindo o espaço do escritório e aumentando a produtividade ou a satisfação no trabalho de muitos funcionários.

Pesquisas recentes concluíram que 90% dos funcionários que trabalham remotamente planejam fazê-lo por tempo indeterminado e, em geral, são mais felizes do que aqueles que não possuem essa opção.

Indivíduos diferentes também podem ter necessidades diferentes, portanto, permitir que determinados funcionários trabalhem de forma híbrida, ou seja, determinados dias no escritório e determinados dias em casa também pode ser uma alternativa interessante.

Quase todos os membros da equipe apreciarão a flexibilidade de trabalhar remotamente ou de forma híbrida e com isso, estarão mais confortáveis para entregar os melhores resultados.

5.Estabeleça a transparência

Uma gestão à distância eficaz deve sempre ser capaz de falar abertamente e manter os funcionários informados em todos os níveis.

As expectativas de desempenho no trabalho, políticas corporativas e comunicação devem ser definidas antes de qualquer acordo remoto, para que ambas as partes começam com um entendimento claro uma da outra.

Para evitar possíveis insatisfações, as políticas corporativas relacionadas às boas práticas de trabalho remoto devem ser discutidas abertamente.

6.Estabeleça uma política de feedback

Para um ambiente de trabalho positivo, os funcionários devem se sentir à vontade para receber feedbacks de seus chefes. Por sua vez, para criar esse ambiente, um grande líder deve ser capaz não apenas de aplicar, mas também de receber feedback de seus subordinados diretos.

Embora essas habilidades de gestão à distância sejam aplicáveis ​​também nas relações de trabalho presencial, a sua importância é ampliada no trabalho remoto.

Uma maneira de mostrar aos seus funcionários remotos que você está aberto ao feedback é solicitá-los diretamente. Ao permitir que seu veja que você está buscando ativamente o feedback permitirá um diálogo aberto e eliminará frustrações que podem não ser vistas no dia-a-dia.

Não restam dúvidas, uma cultura remota amigável ao feedback é essencial para a felicidade e satisfação dos funcionários.

7.Promova encontros regulares com a equipe

Por fim, para que a gestão à distância prospere, os gerentes também devem ter em mente que alguma forma de interação pessoal é fundamental para que o seu relacionamento com a equipe possa ser bem-sucedido.

Considerando tudo, os gerentes devem se esforçar para se reunir pelo menos uma vez por trimestre com todos os funcionários remotos. Isso preservará um relacionamento forte e evitará que os funcionários se sintam desconectados ou desencorajados.

Contabilidade Online

Benefícios da gestão à distância

Conheça alguns dos mais relevantes benefícios que estão associados ao trabalho remoto e a gestão à distância de colaboradores.

Maior pool de talentos: Quando sua empresa está pronta para oferecer um local de trabalho remoto, não importa se seus futuros funcionários estão localizados em sua cidade, país ou mesmo continente.

Seu potencial pool de talentos aumenta repentinamente. Você não está mais limitado aos candidatos em sua vizinhança, mas pode contratar globalmente.

O trabalho remoto permite que você forneça as ferramentas e o ambiente tecnológico certo, para que seus funcionários possam estar localizados em qualquer lugar e trabalhar em qualquer fuso horário.

Maior produtividade da equipe: Alguns estudos afirmam que o trabalhador é produtivo por no máximo três horas no escritório. O tempo restante é gasto conversando, navegando e realizando outras tarefas que não estão relacionadas ao trabalho em si.

No caso de muitos funcionários, o trabalho remoto é uma grande vantagem. Eles economizam tempo por não se deslocarem e geralmente têm um canto ou sala calmo onde podem se concentrar sem ouvir telefonemas e conversas de dezenas de mesas ao seu redor.

Os funcionários que têm família aprendem a criar limites para seus entes próximos para que ainda possam entregar suas tarefas no prazo, com a melhor qualidade possível.

Economia de custos: Um dos aspectos mais importantes é, obviamente, a redução de custos. Existem alguns exemplos óbvios, como espaço de escritório.

Como grande parte de sua força de trabalho está trabalhando remotamente, você não precisa ter uma cadeira e uma mesa para cada funcionário.

Procurando um serviço de contabilidade completo, acessível e com soluções inovadoras? Conheça a Já Calculei Contabilidade Online!

Para saber mais sobre os nossos serviços, clique aqui e entre em contato conosco.