Como Abrir uma Empresa: Passo a Passo para Começar um Negócio

Por: | Data: setembro 30, 2020

Como Abrir uma Empresa: Passo a Passo para Começar um Negócio

Para saber como abrir uma empresa é preciso ter conhecimento sobre as leis do seu estado e também documentações e licenças que terá que providenciar. Por ser um processo burocrático e cheio de detalhes, muitos empreendedores contam com uma empresa de assessoria contábil.

A Já Calculei oferece tudo o que você precisa para abrir uma empresa de modo simples. Mas sabemos que bons empreendedores são os que retém conhecimento, por isso, preparamos um artigo com os passos de uma abertura de empresa para você se manter informado. Confira!

Pense no capital inicial

Para quem quer abrir uma empresa, ter capital inicial é de extrema importância. Afinal, se trata de todo o valor investido para abertura e funcionamento pleno de companhia. Ele pode ser obtido de diferentes formas, sendo o empréstimo o mais conhecido.

Amigos e familiares são sim uma opção para pedir empréstimo, mas para isso é preciso um bom diálogo e um contrato para não gerar futuras dores de cabeça.

Uma maneira mais formal de consegui-lo também é o empréstimo bancário. A dica, no entanto, é ficar atento aos juros para que o futuro financeiro da empresa não seja prejudicado.

Sócios investidores também podem ser ótimos suportes financeiros. Mas, lembre-se que, nessa opção, você não estará 100% sozinho nas tomadas de decisões importantes referentes a sua empresa.

Defina o tipo da sua empresa

Para abrir uma empresa, você deverá saber qual a classificação dela. Podendo ser:

  • Empresa Individual;
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli);
  • Microempreendedor Individual (MEI);
  • Sociedade Empresária;
  • Sociedade Simples;
  • Sociedade Limitada Unipessoal.

Se você for um Microempreendedor Individual (MEI) pode fazer tudo pela internet, mas aconselhamos que, independentemente do tipo, conte com uma assessoria como a Já Calculei.

Assim, informações como tipo de atividade econômica realizada e forma de atuação da empresa poderão ser preenchidas de maneira mais acurada e benéfica para o seu tipo de negócio.

Caso precise fazer a abertura de uma Microempresa, por exemplo, as coisas são mais detalhadas. Confira os passos a seguir!

Prepare a documentação para abrir uma empresa

Para abrir uma empresa, documentos específicos são necessários. Algumas vezes você só poderá seguir para a etapa seguinte, por exemplo, com um documento emitido na etapa anterior. Por isso, para evitar viagens e tempo perdido, veja todos os documentos necessários para abertura formal do seu negócio:

Documentos pessoais para abrir uma empresa

  • cópia autenticada do RG;
  • cópia simples do CPF;
  • certidão de casamento;
  • carteira do órgão regulamentador;
  • cópia simples do comprovante de endereço residencial;
  • última declaração do Imposto de Renda.

Caso a empresa tenha sócios, os documentos deles também serão necessários.

Documentos da empresa

  • cópia simples do comprovante de endereço comercial onde será a sede da empresa;
  • cópia do IPTU ou outro documento que conste a Inscrição Imobiliária, ou Indicação Fiscal do imóvel do estabelecimento;
  • atividades da empresa;
  • nome fantasia da empresa.

Para organizações que não se encaixam na classificação de micro e pequenas empresas, será necessário também o contrato social. Documento com as regras e condições para a empresa funcionar.

Registre a empresa

Fazer o registro da empresa é emitir uma espécie de certidão de nascimento do seu negócio. Essa etapa pode ser feita na Junta Comercial do seu Estado ou no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica. Depois de apresentar seus documentos e contrato social, você receberá o NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresa).

Faça a emissão do CNPJ

Depois de obter o NIRE, você mesmo poderá fazer o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica no site da Receita Federal. Lá, deverá ser escolhida a atividade econômica do negócio, o famoso CNAE, para que a tributação e fiscalização seja cobrada de acordo com o tipo da empresa.

Outros tipos de registros são obrigatórios dependendo do tipo da empresa, como:

  • registro estadual feito na Secretaria Estadual da Fazenda, para empresas que produzem e vendem bens e precisam pagar o imposto do ICMS;
  • registro municipal feito na Prefeitura para empresas que prestam serviços alvará de funcionamento: comércio, indústria ou prestador de serviço precisam obrigatoriamente ter uma licença da prefeitura para abrir as portas;
  • previdência social para negócios com o sem funcionários;
  • aparato fiscal, feito na prefeitura ou na Secretaria de Estado da Fazenda.

Encontre uma assessoria contábil

Você já deve ter notado que abrir uma empresa não é assim tão simples, da mesma forma que muitos documentos são necessários. Tudo isso torna o serviço de um contador praticamente indispensável. Tanto para orientações jurídicas, quanto para reunir a documentação necessária.

Não é apenas no processo de abertura da empresa que esse tipo de assessoria se faz útil. Ela pode participar, inclusive, do começo da criação de plano de negócios e assim, orientar todo o planejamento tributário.

Essa relação entre empresa e contabilização é bem parecida com uma parceria. Um exemplo é a Já Calculei, serviço de assessoria contábil que cuida de todas as burocracias de uma empresa como obrigações legais, impostos, relatórios importantes, nota fiscal, pagamentos e muito mais.

Para abrir uma empresa de forma menos complicada, conheça nosso plano! Cuidamos de cada detalhe da documentação e processo para que seu sonho seja realizado e você se dedique apenas a empreender.