Por: Já Calculei | Data: janeiro 3, 2022
Abrir pessoa jurídica e atuar como PJ é uma boa opção para empreendedores e profissionais liberais?
É cada vez maior o número de pessoas em busca de uma oportunidade de negócio para crescer e conquistar a independência financeira.
Muito provavelmente, você que chegou até aqui, é um dos interessados em abrir a sua própria pessoa jurídica.
Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo sobre o assunto, onde vamos abordar os seguintes itens:
Portanto, se você está pensando em como abrir pessoa jurídica, não sabe por onde começar ou possui algum tipo de dúvida sobre o assunto, continue conosco e acompanhe esse conteúdo até o final.
Será que vale a pena abrir pessoa jurídica? Essa é uma das principais dúvidas entre empreendedores, profissionais autônomos e liberais que cogitam abrir um CNPJ.
Diante disso, precisamos esclarecer que sim, vale muito a pena abrir uma pessoa jurídica, por inúmeros motivos, sendo a economia de impostos o principal deles.
Profissionais autônomos e liberais que atuam como pessoa física são tributados com base no IRPF – Imposto de Renda Pessoa Física, cuja alíquota de contribuição mensal pode chegar a 27,50%.
Por sua vez, quem decide optar pela formalização, ou seja, por abrir pessoa jurídica, conta com alíquotas significativamente menores, a partir de 4% ao mês no Simples Nacional.
Além disso, ao regularizar suas atividades como pessoa jurídica, você pode contar com outros benefícios, dentre eles, a possibilidade de emitir notas fiscais.
Muitos preferem atuar na informalidade e não optam por abrir pessoa jurídica, pois acreditam que os custos para abrir um CNPJ são elevados.
No entanto, precisamos destacar que isso é um mito e que atualmente, os custos para abrir uma pessoa jurídica são muito reduzidos.
Quem decide abrir a sua empresa aqui na Já Calculei, por exemplo, precisa pagar apenas a taxa da Junta Comercial, uma vez que não cobramos pela abertura de empresas.
Em relação ao tempo para abrir pessoa jurídica, você também não precisa se preocupar, com o apoio de contadores especializados, o tempo médio para a completa regularização de uma empresa é de aproximadamente 30 dias.
Além disso, é importante destacar que em alguns casos, as empresas podem ser completamente regularizadas em menos de um mês.
Os processos avançaram bastante, principalmente após a disseminação da internet e integração dos órgãos públicos de registro empresarial, como a Junta Comercial, a Receita Federal e as Prefeituras.
De acordo com a legislação em vigor aqui no Brasil, qualquer pessoa maior de 18 anos, e que não esteja impedida por decisão judicial pode abrir um CNPJ.
Vale destacar que o processo para abrir pessoa jurídica se tornou muito mais simples no Brasil, principalmente após o surgimento dos serviços de contabilidade online.
Aqui na Já Calculei, por exemplo, você abre o seu CNPJ em apenas alguns cliques, com total facilidade e comodidade, sem sair de casa para enfrentar filas em órgãos públicos.
As vantagens de abrir pessoa jurídica e ter um CNPJ são inúmeras, dentre as quais, destacamos algumas:
Não restam dúvidas, são inúmeras as vantagens e benefícios relacionados a abertura de uma pessoa jurídica.
Abrir pessoa jurídica é uma decisão importante e que requer planejamento, por isso, é muito importante que o empreendedor monte um planejamento e saiba quanto custa um CNPJ por mês.
Quem decide abrir uma pessoa jurídica precisa, antes de mais nada, buscar o apoio e consultoria de uma contabilidade para entender quais serão os seus custos mensais, principalmente aqueles relacionados ao pagamento de impostos e folha de pagamento.
Se você planeja abrir pessoa jurídica e contratar funcionários, por exemplo, é importante colocar na ponta do lápis, as despesas com a Contribuição Patronal para o INSS e o FGTS.
Quando o assunto é como abrir pessoa jurídica, uma das opções mais procuradas pelos empreendedores é o Simples Nacional.
O Simples Nacional é um regime tributário econômico, criado para atender micro e pequenas empresas, ou seja, negócios com faturamento anual não superior a R$ 4,8 milhões.
No Simples Nacional, as empresas recolhem os seus impostos em guia única, com alíquota reduzida que pode começar em apenas 4% sobre o faturamento mensal.
Abrir uma pessoa jurídica Simples Nacional, é muito fácil e a boa notícia é que a Já Calculei Contabilidade pode cuidar de tudo para você.
Confira no próximo tópico, como abrir CNPJ grátis e saiba mais!
Aqui na Já Calculei não cobramos para abrir pessoa jurídica e CNPJ, basta assinar um dos nossos planos anuais e a abertura da sua empresa fica por nossa conta.
O processo é muito simples e prático, confira o passo a passo abaixo e veja como abrir CNPJ grátis:
Agora que você já sabe como abrir pessoa jurídica, não perca mais tempo, clique aqui e fale com um dos nossos contadores por WhatsApp!