BPO Financeiro

Por: | Data: dezembro 14, 2021

BPO Financeiro

O que é BPO Financeiro? Como funciona? Quais os seus benefícios? Vale a pena contratar esse tipo de serviço?

BPO é a sigla para Business Process Outsourcing, uma modalidade de terceirização de serviços que vem ganhando espaço e crescendo rapidamente aqui no Brasil e em várias partes do mundo.

Com o BPO, as empresas terceirizam determinadas atividades dos seus negócios, como forma de reduzir custos, obter apoio especializado e melhorar os seus resultados.

Por sinal, um dos departamentos que pode ser terceirizado com base modelo, é o financeiro, incluindo gestão de contas a pagar e a receber, controle de fluxo de caixa e conciliação bancária.

Para saber mais sobre o BPO Financeiro e como essa ferramenta pode contribuir para o crescimento e desenvolvimento da sua empresa, continue conosco e acompanhe esse conteúdo até o final.

O que é BPO Financeiro?

BPO Financeiro é um serviço de gestão e suporte financeiro para empresas sem os custos fixos de manutenção de um departamento financeiro próprio e interno da instituição.

Ele pode oferecer uma visão renovada e contínua de seu negócio, tecnologia em larga escala e acesso a equipes de gestão financeira experientes sem incorrer em despesas de contratação e treinamento.

A terceirização pode ser mínima ou ampla, conforme necessário. Algumas empresas precisam apenas dos serviços básicos: contas a pagar, contas a receber, conciliação, folha de pagamento e gestão de fluxo de caixa.

No entanto, outras precisam de serviços mais desenvolvidos, incluindo orçamento, relatórios personalizados, dashboards, consultoria personalizada com especialistas, dentre outros itens.

Abrir Empresa Grátis

Como o BPO Financeiro funciona?

Para que você entenda melhor como funciona um BPO Financeiro na prática, confira um exemplo:

Um empresário que não possui o tempo necessário para cuidar das finanças da sua empresa como gostaria e precisa contratar funcionários para assumir essa função, pode em vez disso, fazer parceria com uma empresa externa que presta serviços de BPO Financeiro.

Com a decisão, a empresa recebe acesso a um sistema de gestão financeira baseado em nuvem e o apoio de especialistas, proporcionando ao proprietário, a conveniência de trabalhar remotamente, enquanto desfruta da tranquilidade de saber que uma equipe experiente está cuidando das finanças da empresa.

A decisão de terceirizar os serviços do departamento financeiro melhora a gestão da empresa, simplifica o processo de emissão e acompanhamento de relatórios e reduz de forma significativa os custos e a papelada relacionada aos processos financeiros do negócio.

Por sua vez, essa combinação de mudanças aumenta a confiança da organização em suas finanças, economiza muito tempo e permite que a administração tenha em mãos os relatórios que precisa mais rapidamente, melhorando a assertividade de suas decisões.

Não importa o porte da sua empresa, o BPO Financeiro pode melhorar a gestão e os processos financeiros do seu negócio e oferecer uma série de benefícios importantes, conforme veremos na sequência.

Principais benefícios do BPO Financeiro para empresas

Para que você saiba mais sobre o BPO Financeiro e descubra se a terceirização financeira é a resposta certa para otimizar a gestão dos negócios, reduzir custos e acelerar o crescimento da sua empresa.

Confira na sequência, os principais benefícios que um BPO Financeiro pode oferecer para a sua empresa.

1.Redução das despesas com gestão de pessoas

Lidar com uma equipe em tempo integral pode muitas vezes ser um desafio, especialmente para proprietários de pequenas empresas.

Por sua vez, o empresário e a empresa que terceiriza sua equipe financeira elimina a dor de cabeça de gerenciar várias pessoas e além disso, recebe o benefício de ter acesso às demonstrações financeiras precisas e descomplicadas para refletir o progresso e a atividade da empresa a cada mês, trimestre ou ano.

A empresa também elimina a necessidade de gerenciar o tempo de férias, licença médica ou qualquer outra interrupção do local de trabalho.

Com uma equipe financeira terceirizada você irá eliminar problemas potenciais de gestão de pessoal e ao mesmo tempo, ter uma equipe de especialistas trabalhando para cumprir os prazos e manter as finanças do seu negócio em ordem.

2.Apoio especializado de especialistas em gestão financeira

Alguns dizem que a qualidade é a parte mais importante a se considerar ao encontrar os serviços de um BPO Financeiro.

A experiência dos membros da equipe e a qualidade do trabalho que executam são igualmente importantes para os clientes que consideram a terceirização de seu departamento financeiro.

Diante disso, a boa notícia é a de que a maioria das equipes financeiras terceirizadas produzirá resultados de alto nível porque a sua reputação no mercado depende diretamente da qualidade dos seus serviços, da opinião e do sucesso dos seus clientes.

Empresas que prestam serviços de BPO Financeiro contam com um time de especialistas em gestão financeira empresarial que pode contribuir de forma significativa para que seus clientes alcancem melhores resultados.

3.Tecnologia para melhoria dos processos

Manter uma vantagem competitiva no mercado é o que leva os serviços de BPO Financeiro a utilizar a tecnologia mais recente disponível, fato que lhes permite o máximo de eficiência na troca de informações com os clientes.

Com sistemas baseados em nuvem, o BPO Financeiro permite que seus clientes acessem e monitorem as finanças e relatórios dos seus negócios de qualquer lugar de forma simples, rápida e descomplicada.

Na prática, tudo estará disponível em um navegador da web ou aplicativo móvel, dependendo do software utilizado.

Esse tipo de mobilidade permite que os empresários tenham o máximo possível de dados financeiros em tempo real, e, portanto, ganham um tempo precioso para tomar decisões em favor do crescimento dos seus negócios.

4.Redução de custos

A terceirização de processos financeiros também tem na redução de custos um dos seus mais relevantes benefícios. Empresas que contratam os serviços de um BPO Financeiro conseguem reduzir de forma significativa as suas despesas com pessoal.

Além disso, é possível reduzir as despesas com alocação de espaço físico para instalação do departamento financeiro, mobília, equipamentos, sistemas e até mesmo materiais de escritório.

Quando comparam os custos para manter um departamento financeiro interno e as despesas com um BFO Financeiro, os empresários logo percebem que estão diante de uma grande oportunidade de economia e redução de custos que tornará sua empresa mais competitiva no mercado.

5.Foco na atividade fim

Por fim, não podemos esquecer de destacar o foco na atividade-fim, com um dos benefícios dos serviços de BPO Financeiro.

É cada vez maior o número de empresas que apostam na terceirização de atividades não finalísticas para utilizar todos os seus esforços na atividade principal dos negócios, ou seja, aquela que é capaz de gerar receitas.

Além da gestão financeira, outras atividades são normalmente terceirizadas pelas empresas, dentre elas, a gestão contábil, recursos humanos, limpeza e segurança e serviços de transporte.

Contabilidade Online

Por fim, agora que você já sabe o que é, como funciona e quais os benefícios do BPO Financeiro, continue acompanhando o nosso blog e tenha acesso a outros conteúdos importantes para o seu negócio.

Já conhece os serviços em contabilidade online da Já Calculei? Temos planos a partir de R$ 99,00 mensais com abertura de empresa ou troca de contabilidade grátis!

Conte com o apoio de especialistas, entre em contato conosco e saiba mais!