Confira 4 vantagens para optar por um BPO financeiro

Por: | Data: junho 1, 2022

vantagens para optar por um BPO financeiro

Você sabe o que é BPO Financeiro e quais as vantagens que este tipo de serviço pode oferecer para os seus negócios?

Se você está em busca de uma solução para otimizar a gestão financeira da sua empresa, aumentar a segurança dos processos e obter resultados financeiros consistentes, o assunto que será abordado neste conteúdo, é para você.

Aqui você vai entender de forma prática e objetiva, como funciona um BPO e a sua contribuição para as empresas, incluindo 4 das suas mais relevantes vantagens.

Deseja saber mais sobre o tema e esclarecer todas as suas dúvidas? Então, continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final.

O que é BPO?

BPO é a sigla para Business Process Outsourcing, um termo que está cada vez mais presente no mercado e no dia a dia das empresas.

Em tradução literal para o português, BPO significa “Terceirização de Processos de Negócios”, uma estratégia que tem contribuído para aumentar de forma significativa a eficiência das empresas.

Com a difusão deste tipo de estratégia, surgiram diversos tipos de terceirização, dentre as quais, podemos destacar:

  • Gestão e infraestrutura de TI;
  • Gestão de marketing;
  • Atendimento ao cliente;
  • Recursos humanos;
  • Contábil;
  • Financeiro;
  • Conservação e Limpeza;
  • Entre outros tipos.

Sem dúvida alguma, a terceirização dos serviços acima conta com grande procura por parte das empresas e organizações em geral.

Devido a importância do tema, poderíamos desenvolver um conteúdo sobre cada item acima, mas hoje, vamos tratar especificamente do BPO Financeiro.

Contabilidade Online

O que é BPO Financeiro?

O BPO Financeiro é um serviço especializado de apoio e suporte para a gestão financeira empresarial, normalmente desenvolvido por escritórios de contabilidade e empresas especializadas.

Cabe ao BPO Financeiro, auxiliar as empresas e organizações na gestão das suas finanças, contribuindo de forma direta para os resultados do negócio.

Por sua vez, dentre os serviços que podem ser prestados por este tipo de BPO, podemos destacar:

  • Controle de contas a pagar;
  • Controle de contas a receber;
  • Agendamento de pagamentos;
  • Emissão de notas fiscais e boletos (faturamento);
  • Análise e armazenamento de documentos financeiros;
  • Conciliação bancária;
  • Elaboração do fluxo de caixa;
  • Análise de relatórios e indicadores.

Sem dúvida alguma, o conjunto de atividades desenvolvidas por um BPO Financeiro pode ser muito útil para a organização de empresas dos mais variados portes e segmentos.

Vantagens do BPO Financeiro para empresas

Agora que você já sabe o que é BPO Financeiro e quais são as atividades desenvolvidas por empresas que oferecem esse tipo de serviço, é hora de conferir suas vantagens.

Na sequência, vamos apresentar 4 vantagens que merecem destaque e que estão diretamente relacionados aos serviços de um BPO.

1.Redução de custos

De acordo com os especialistas e em termos práticos, a redução de custos é um dos principais benefícios associados aos serviços desenvolvidos por um BPO Financeiro.

É preciso reconhecer que manter um departamento financeiro próprio, pode envolver custos significativos para as organizações, incluindo:

  • Custos com processos seletivos e admissão;
  • Despesas com folha de pagamento e seus encargos;
  • Custos com alocação de espaço físico;
  • Custos com mobílias e equipamentos;
  • Despesas com capacitação e treinamento.
  • Despesas com softwares e material de escritório;
  • Dentre outros itens importantes.

Manter um departamento financeiro interno não é fácil e requer uma dose significativa de custos e investimentos.

Para ter o seu próprio financeiro, as empresas precisam investir na contratação de funcionários especializados, aumentando seus custos com folha de pagamento, e além disso, precisam assumir uma série de outras despesas.

Sem dúvida alguma, um investimento considerável, principalmente por se tratar de uma atividade meio, ou seja, que não gera receitas para a maior parte das empresas.

Em meio a este contexto, a terceirização através de um BPO Financeiro surge como uma importante alternativa para empresas que desejam obter economia.

2.Aumento da produtividade

Se por um lado, a redução de custos é uma vantagem importante que está associada ao BPO Financeiro, por outro temos o aumento da produtividade.

A terceirização de atividades meio, tem se mostrado uma estratégia efetiva para empresas que desejam ser mais produtivas e sustentáveis.

As empresas estão percebendo, que ao invés de investir tempo e recursos em atividades que não gerem receitas, é melhor terceirizar e manter o foco nas atividades finalísticas.

Uma montadora de automóveis, por exemplo, deve concentrar seus esforços na fabricação e montagem de veículos, enquanto que outras atividades como finanças, contabilidade, TI e marketing, podem ser terceirizadas para empresas especializadas.

3.Suporte na tomada de decisões

Organizar as finanças em busca de resultados cada vez melhores, está entre os objetivos e expectativas de empresas que procuram serviços de BPO Financeiro.

Por sua vez, o suporte na tomada de decisões importantes é justamente uma das principais vantagens que este tipo de BPO pode oferecer.

Além de controlar as contas a receber e o contas a pagar, as empresas de terceirização financeira controlam o fluxo de caixa e elaboram relatórios e indicadores importantes.

Com base nos relatórios e indicadores gerados pelo serviço de BPO Financeiro, os gestores podem conhecer de perto a saúde financeira das suas empresas e com base em dados concretos, tomar decisões mais assertivas.

Contabilidade Online

4.Integração com a contabilidade

Por fim, não poderíamos deixar de destacar a integração com a contabilidade, como uma das vantagens que o BPO Financeiro pode oferecer para as organizações.

A integração da movimentação financeira das empresas com a contabilidade, é fundamental para garantir a exatidão dos balanços, demonstrativos e declarações enviadas ao fisco.

Com este tipo de integração, as empresas conquistam um nível mais elevado de gestão e organização, alcançam resultados melhores e além disso, evitam problemas com o fisco.

Observando todas as vantagens apresentadas, podemos afirmar que o investimento em um BPO Financeiro é muito benéfico para as empresas.

Deseja ter acesso a mais conteúdos relevantes para a gestão dos seus negócios? Então, salve o site nos favoritos e continue acompanhando nosso blog.

A Já Calculei Contabilidade Online tem serviços e soluções sob medida para os seus negócios!