Quem pode abrir uma ME?

Por: | Data: outubro 11, 2021

No Brasil de hoje em dia, muitas pessoas apostam no empreendedorismo como fonte de renda. Seja para realizar um sonho, complementar a renda ou até mesmo tirar todo o seu sustento de um empreendimento, muitas pessoas optam por abrir uma ME.

Mas, apesar de ser algo bem comum a diversas pessoas, não são poucas as que têm dúvida sobre o assunto abrir ME. Afinal, são diversos detalhes que podem passar despercebidos por quem apenas ouviu falar sobre o assunto uma vez, por exemplo.

Por conta disso, estamos aqui para tirar todas as suas dúvidas sobre quem pode abrir uma ME. Se você quer saber um pouco mais sobre o assunto, siga conosco e boa leitura!

Quem pode abrir uma ME?

Para você que deseja se aventurar no mundo do empreendedorismo, vale muito a pena não se arriscar na informalidade e abrir ME. Por isso, vamos falar sobre quem pode abrir uma ME nesse tópico, assim como os requisitos que são necessários.

Para se abrir uma ME, o processo é simples e objetivo. Conferir se você se encaixa nos requisitos é igualmente tranquilo. De início, deve ser considerado o faturamento total.

Uma ME permite ao empreendedor dono faturar até R$ 360 mil reais brutos por ano. Ou seja: você pode ganhar, em média, R$ 30 mil reais por mês. Lembre-se de que isso é o faturamento bruto.

Se passar disso, a estrutura da empresa deve mudar para uma EPP, empresa de pequeno porte. Mas, ao ficar no limite, você pode abrir e manter a sua ME.

abrir uma empresa ME

Qual é o passo a passo para abrir uma ME?

Agora que você já sabe exatamente quem pode dar entrada no processo de abertura de uma ME, vamos falar um pouco mais sobre esse processo.

Antes de mais nada, deve-se decidir qual vai ser o nome da empresa e contar com um contador confiável para escolher o seu regime jurídico. Isso ajuda a evitar erros. Mesmo uma microempresa pode ser constituída de mais de um sócio. Portanto, faça a opção por EIRELI, LTDA, SLU, entre outros, juntamente com seu profissional de contabilidade. Assim como a opção pelo regime tributário.

Após isso, deve ser feito o registro no CNAE, relativo às atividades a serem desempenhadas.  Em uma microempresa, é possível ter de 9 a 19 funcionários, a depender do ramo de atuação. Por isso, essa etapa é importante.

A juntada de documentos e formalização do contrato social são etapas importantes, por isso é recomendável que um profissional de contabilidade faça parte de tudo e te auxilie. Após isso, você estará pronto para abrir uma ME e começar a, de fato, empreender e lucrar com o seu trabalho!

Abrir uma ME é uma ótima opção hoje em dia, e saber quem pode fazê-lo é essencial. Ao ter o seu próprio negócio, você vai poder se tornar o seu próprio chefe, escolher o seu ramo de atuação, horários de trabalho e diversos outros benefícios. Com as nossas informações, com certeza a missão de abrir ME vai ser mais fácil, caso esse seja o seu desejo.

Você gostou de saber um pouco mais sobre como abrir uma ME? Esse assunto inspira muitas dúvidas, e saber mais é a chave para o seu sucesso no mundo do empreendedorismo. Aproveite que já está no final do post e baixe gratuitamente o nosso infográfico “O manual definitivo para tirar todas suas dúvidas sobre a abertura de uma empresa”.