Quais tipos de sociedade empresarial existem e qual escolher?

Por: | Data: abril 26, 2022

Quais tipos de sociedade empresarial existem e qual escolher?

Uma empresa formada por duas ou mais pessoas é chamada sociedade. Para formalizar uma empresa com sócios é necessário decidir o tipo de sociedade empresarial ideal para o seu negócio.

Mas quais são os tipos de sociedade empresarial existentes e qual escolher? Estas dúvidas são pertinentes ao constituir um CNPJ. Por isso, hoje vamos falar mais sobre esse tema. Acompanhe a seguir!

Quais tipos de sociedade empresarial existem?

As sociedades empresariais não são todas iguais e existem diversos tipos. Veja qual a melhor se enquadra para a sua empresa!

Sociedade simples

A sociedade simples é destinada para prestadores de serviço que executam a sua profissão em uma empresa. Esse tipo de sociedade é composto por profissionais que possuam registro de classe, como CREA, por exemplo.

Sociedade Limitada

A sociedade limitada pode ser constituída por quantos sócios for desejado, desde que todos possuam investimentos financeiros na empresa. Também é possível admitir no quadro societário pessoas jurídicas.

Sociedade em nome coletivo

Na sociedade em nome coletivo os sócios da empresa são “solidários” pelas dívidas empresariais. O patrimônio pessoal do empresário é impactado diretamente nesse tipo de sociedade.

Sociedade em comandita simples

A sociedade em comandita simples é de utilização limitada e as partes societárias são divididas em comanditários e os comanditados.

Os comanditários não fazem parte da administração da empresa e os comanditados podem assumir qualquer função dentro organização.

Sociedade comandita por ações

Na sociedade comandita por ações o capital social da empresa é dividido em cotas. Apenas os sócios administradores, denominados diretores, terão as responsabilidades limitadas.

Não há a proteção dos bens pessoais dos sócios em casos de falecimento, exceto  quando a empresa apresentar capital negativo. Para um sócio se retirar do quadro societário é necessário que haja a concordância da maioria dos outros sócios.

Abrir Empresa

Sociedade anônima

A sociedade anônima, também conhecida como S.A. deve ser constituída por dois ou mais sócios e com o objetivo principal do aumento de capital.

O capital social é dividido em cotas, da seguinte forma: aberta, no qual as ações estarão disponíveis na bolsa de valores e fechada, que não permitem a prática.

Sociedade cooperativa

A sociedade cooperativa é divida em três categorias:

  • Cooperativas singulares: formadas somente por pessoas físicas;
  • Federações cooperativas:  compostas por pelo menos três singulares e com possibilidade de exceção para cooperados individuais;
  • Confederações de cooperativas: aqueles que possuem três ou mais federações cooperativas na sociedade.

Sociedade em conta de participação

Para a constituição de uma sociedade em conta participação é necessário que haja dois ou mais sócios e que ao menos um seja comerciante. Não há registro de firma social; e o principal objetivo é a obtenção de lucros em operações comerciais.

Esse tipo de empresa é bem menos burocrática, ideal para servir os propósitos pontuais de interesse entre os sócios e com prazo determinado para o fim da sociedade.

Sociedade de advogados

A sociedade de advogados é aquela que somente profissionais credenciados podem constituir — uma sociedade simples ou unipessoal de advocacia.

O advogado que participar do quadro de sócios de uma sociedade de advogados não poderá fazer parte de outra empresa; e a razão social deverá conter o nome de, pelo menos, um dos participantes.

Qual é o melhor tipo de sociedade empresarial?

Após conhecer todos os tipos de sociedade empresarial existente é bem mais fácil definir aquele adequado para cada negócio.

O melhor tipo de sociedade empresarial vai depender de várias questões, como porte da empresa, faturamento, número de sócios, entre outros

Ao constituir uma empresa com sócios é importante conhecer os tipos de sociedade empresarial existentes no Brasil. Registre todas as informações da sociedade, inclusive as obrigações e responsabilidades de cada empreendedor através do contrato social. Conte com a ajuda de uma contabilidade, para lhe assessorar e agilizar todo o processo.

E aí, ficou alguma dúvida sobre os tipos de sociedade empresarial existente? Conte com a ajuda de uma assessoria contábil e obtenha todas as informações sobre o assunto. Tem dúvidas de como escolher um contador? Confira os quatros critérios que vão lhe ajudar nessa decisão!