O Que é Redesim? Entenda o Que é e Como Funciona

Por: | Data: abril 29, 2021

O Que é Redesim? Entenda o Que é e Como Funciona

Um dos maiores desafios de quem deseja empreender ou até mesmo já possui uma empresa aberta no Brasil é a burocracia, que começa desde a etapa inicial de abrir empresa e realizar a sua inscrição. A RedeSim é um sistema que veio para tentar facilitar isso.

A  Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) é um sistema completo para empreendedores brasileiros.

Através desse sistema, é possível realizar o registro, a inscrição, alteração e até mesmo dar baixa nas empresas, tudo isso online e de forma facilitada em um portal único.

Vamos explicar como funciona a Redesim e como ela pode te ajudar, caso você esteja querendo começar a empreender.

 

Como funciona a Redesim?

A Redesim é um sistema que integra todos os processos e as informações dos órgãos que são responsáveis pelo registro e a inscrição das empresas no Brasil. Os processos de alterações e baixas também são realizados através do sistema, que também integra as juntas comerciais do Brasil.

Dessa forma, todas as solicitações que são feitas pelo empreendedor, podem ser realizadas online, através de uma única entrada com dados e documentos.

Como usar o Redesim para abrir seu negócio

O primeiro passo está em realizar uma consulta de viabilidade com busca prévia de nome. Para isso, é necessário procurar pelo site da Junta Comercial do seu estado e preencher o formulário disponibilizado lá.

Essas informações pedidas são todas as necessárias para abrir a sua empresa e elas serão avaliadas pela Junta Comercial (encarregada de verificar a colidência de nomes e validade do Objeto Social), pela Prefeitura da sua cidade (responsável pela avaliação da permissão da atividade econômica no endereço informado) e pela Sefaz (Secretaria da Fazenda), que fará a avaliação do Quadro Societário da empresa.

Sendo a sua empresa aprovada em todos os órgãos, você se dirigirá até a Junta Comercial para realizar o registro da empresa. Para isso, é necessário levar a documentação exigida, que será informada no site da Junta também, assim como seu pedido de viabilidade. 

Na Junta Comercial, você recebe o número de inscrição no registro empresarial (o Nire), o seu CNPJ e também o IE, o número de Inscrição Estadual. 

Com isso, fica na responsabilidade da Junta Comercial enviar todos os dados da sua empresa para a Prefeitura, que liberará o Alvará para o funcionamento da empresa. 

No sistema, você consegue conferir todos os trâmites realizados, tendo acesso ao protocolo do Alvará e também a todas as taxas e as documentações que precisam ser apresentadas as instituições, até concluir a abertura da sua empresa.

Por que usar o Redesim?

O Redesim é um sistema que oferece toda a comodidade que facilita a vida de qualquer empreendedor, especialmente por agilizar muitos processos e facilitar procedimentos que seriam muito mais burocráticos.

Em muitas cidades, ao utilizar o Redesim para abrir a sua empresa, você pode reduzir em até 90% o tempo de espera para o prazo de abertura da empresa.

Além disso, com o sistema todo integralizado em diferentes órgãos, o envio de documentos e aprovações se torna muito mais dinâmico e simples, evitando também que erros sejam cometidos, o que previne que os procedimentos sejam atrasados.

Ou seja, ao utilizar o sistema do Redesim para abrir a sua empresa, você estará economizando muito tempo e evitando várias dores de cabeça que podem surgir durante o processo de abrir a sua empresa.

Mais funções do REDESIM

Além de ter a possibilidade de abrir a sua empresa com muito mais facilidade, o REDESIM ainda auxilia em outros processos de regularização de empresas, como o de alterações cadastrais. 

Através do sistema da REDESIM, você faz o pedido de alteração cadastral da sua empresa e ele é analisado pelo órgão de registro, a Junta Comercial do seu estado. Automaticamente, esses dados são enviados à Receita Federal e a SEFAZ, para atualizar também o cadastro tributário da empresa.

Pelo REDESIM, você também pode fazer a Consulta Prévia para realizar a alteração de dados como atividade, nome empresarial, natureza jurídica, endereço, tipo de unidade e forma de atuação da sua empresa.

Para alteração de troca de sócio, de capital social ou qualquer outra que não exige Consulta Prévia, você pode fazer a alteração diretamente pelo sistema, em Registro e Inscrições. 

Além disso, você também pode dar baixa em sua empresa através do sistema do REDESIM, tornando o processo muito mais simples graças a integralização de todos os orgãos responsáveis que estão envolvidos.

Nessa página, você consegue conferir todas as dúvidas mais comuns sobre a utilização do sistema REDESIM respondidas, entendendo melhor como funciona o sistema e como ele pode te ajudar.

Seja para abrir uma empresa, realizar as alterações cadastrais ou até mesmo dar baixa nela, é necessário que você sempre conte com escritório de contabilidade para te ajudar em toda a regularização tributária do seu negócio.

Para isso, você pode contar com a Já Calculei, que estamos disponíveis para te ajudar a facilitar os processos, evitando que erros sejam cometidos e você leve prejuízos.