Como encerrar uma empresa: Passo a passo completo





Como encerrar uma empresa

Por: | Data: fevereiro 15, 2022

Como encerrar uma empresa

Como encerrar uma empresa? Se os negócios não vão bem e você entende que é hora de fechar a sua empresa. Não deixe de acompanhar esse conteúdo.

Em uma rápida pesquisa na internet, você encontrará uma série de artigos falando sobre a abertura de empresas, mas e quanto ao encerramento?

Pensando nisso, decidimos elaborar um material completo, explicando tudo o que você precisa saber e levar em consideração antes de encerrar uma empresa.

Qual é o momento certo para encerrar uma empresa?

Quando o assunto é o encerramento de empresas, precisamos considerar que nenhum empresário e empreendedor, monta um negócio com expectativa de fechá-lo. O objetivo, é sempre em direção contrária, ou seja, em direção ao crescimento.

No entanto, como todos nós sabemos, a jornada de um empreendedor possui inúmeros desafios e adversidades. A boa notícia é que na maioria dos casos, esses desafios podem ser superados.

Aqui na Já Calculei, por exemplo, auxiliamos milhares de negócios, oferecendo serviços contábeis a preço justo e compatível com os orçamentos mais restritos.

Com o apoio da Já Calculei e mensalidades a partir de R$ 99,00 mensais, você mantém a sua empresa em dia, ao mesmo tempo que consegue reduzir seus custos operacionais.

Contabilidade Online

Por isso, antes de encerrar uma empresa, avalie todos os cenários, veja se é possível reduzir algum custo ou obter algum financiamento que ajude na retomada dos negócios.

Outro item que pode estar comprometendo os seus resultados, é a alta carga tributária e o pagamento de impostos em excesso.

Você sabia que 95% das empresas brasileiras pagam mais impostos que o necessário, segundo dados do IBGE?

Converse com nossos contadores, talvez, possamos não só reduzir os seus custos com honorários contábeis, como também a sua carga tributária, contribuindo para que a sua empresa ganhe um novo fôlego.

O que é necessário para encerrar uma empresa

Para muitos, encerrar uma empresa é um processo complicado e burocrático. No entanto, a boa notícia é que com o apoio de uma contabilidade especializada, tudo pode ficar mais fácil.

Neste tópico, vamos apresentar um passo a passo completo para o encerramento definitivo de empresas, confira!

1.Distrato Social

Quando empreendedores decidem abrir uma empresa em sociedade, um documento conhecido como Contrato Social é formalizado e registrado na Junta Comercial.

Diante disso, quando se pretende encerrar uma empresa, é preciso fazer o inverso, ou seja, registrar um Distrato Social, informando o encerramento das atividades e a forma de divisão dos bens entre os sócios.

2.Certidão Negativa de Débitos Previdenciários

Quem pretende encerrar uma empresa, também precisa obter uma Certidão Negativa de Débitos Previdenciários.

A certidão em questão, comprova que a empresa não possui contribuições para a Previdência Social, pendentes de pagamento.

O documento pode ser emitido gratuitamente no site da Previdência Social. Existindo pendências que impeçam a sua emissão, será necessário providenciar a quitação dos débitos em aberto, antes de solicitar o encerramento da empresa.

3.Certidão Negativa de FGTS

Para que o pedido de encerramento de uma empresa seja aceito pelo fisco, a pessoa jurídica também não pode ter débitos com o FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

A inexistência de débitos junto ao FGTS deve ser comprovada por meio do Certificado de Regularidade do Fundo de Garantia, emitido gratuitamente no site da Caixa Econômica Federal (CEF).

4.Solicitação de baixa na Prefeitura e no Estado

Quando aberta, sua empresa foi registrada na Secretaria Estadual de Fazenda e também na Prefeitura do seu município. Logo, no caso de encerramento, será preciso comunicá-los de tal fato.

Para concluir esse trâmite, você precisará do apoio do seu contador. O profissional de contabilidade entrará em contato com o Estado e a Prefeitura para verificar os trâmites para encerramento da empresa junto a esses órgãos.

Normalmente, é exigido apenas que não existam débitos de ICMS (no caso do estado) e débitos de ISS (no caso das prefeituras).

5.Impostos Federais

Após a baixa no município e no estado, será necessário providenciar o encerramento da empresa na Receita Federal.

Nesta etapa, você precisará da Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União. Assim como nos demais órgãos, a baixa não pode ser processada, caso existam débitos em aberto com o fisco.

6.Arquivamento dos atos de extinção

Após quitar possíveis débitos e obter as certidões de regularidade listadas anteriormente, a contabilidade irá protocolar um pedido de arquivamento dos atos de extinção, na Junta Comercial.

Nesta etapa, a Junta cobrará uma taxa que varia de estado para estado e definirá um prazo para análise do processo e encerramento definitivo da empresa.

7.Baixa do CNPJ

Por fim, será preciso solicitar a baixa do CNPJ na Receita Federal (o processo é definitivo e não pode ser desfeito).

O pedido de encerramento pode ser solicitado no site ou diretamente na Junta Comercial (caso a mesma possua convênio com a Receita);

Será preciso que os sócios assinem um documento com firma reconhecida em cartório, para aprovação do pedido de encerramento.

Contabilidade Online

Quanto tempo leva para fechar uma empresa?

Como vimos, ao longo do passo a passo apresentado no tópico anterior, o processo para encerramento de empresas é composto por uma série de etapas e processos.

Diante de toda burocracia, empreendedores e empresários reclamavam que o prazo para conclusão do pedido de encerramento de uma empresa era muito extenso.

Para solucionar o problema, o Governo Federal criou o Sistema Nacional de Baixa Integrada de Empresas, possibilitando a baixa de empresas de forma simplificada e célere, diretamente na Junta Comercial.

Encerre sua empresa com o apoio da Já Calculei

Não perca tempo com burocracia e evite dor de cabeça no processo de encerramento da sua empresa. Conte com o apoio do time de contadores e especialistas da Já Calculei.

Nosso time está preparado para cuidar de todos os trâmites necessários para encerrar as atividades da sua empresa de forma simples e descomplicada.

A Já Calculei atende empresas e empreendedores de todas as partes do país.

Para saber mais e tirar suas dúvidas, clique aqui e entre em contato conosco, agora mesmo!