O que é Informe de Rendimentos de PJ? Entenda

Por: | Data: novembro 1, 2021

Informe de Rendimentos

Você sabe o que é Informe de Rendimentos de PJ? Essa é uma dúvida recorrente de quem precisa declarar o Imposto de Renda, e como é sobre uma obrigação de prestadores de serviço, precisa ser sanada.

Todos os dados neste documento precisam ser muito bem-organizados e acessíveis. Afinal, manter a regularização contábil em dia evita muita dor de cabeça e processos ainda mais burocráticos depois.

Então, que tal descobrir todos os detalhes a respeito dessa situação tributária e colocar tudo em dia? Confira tudo sobre o assunto a seguir!

O que é Informe de Rendimentos de PJ?

O Informe de Rendimentos de PJ é um documento que apresenta informações a respeito de seus ganhos e rendimentos em um determinado período. O Imposto de Renda só é oficializado com ele.

Entre os dados registrados da pessoa jurídica, estão as operações e posições financeiras do ano-base. Ou seja, depósitos, pagamentos, investimentos entre outros.

É possível obter essa informação em qualquer instituição financeira na qual você tenha bens. Pode ser um banco tradicional, um banco digital, uma corretora financeira e assim por diante.

Para que serve esse documento?

Quando você declara IR, é fundamental repassar informações bastante precisas. Isso porque cada centavo deve ser contabilizado no documento, e não se deve colocar valores aproximados, apenas exatos.

A razão de tamanha exigência é que o informe configura uma prova para a Receita Federal acerca dos ganhos de um PJ. E esse é um órgão fiscalizador, certo? Imagine ter que parar seus serviços por causa de dados errados ou incompletos?

Então, evite essa possibilidade. Apesar de burocrático, o processo de declaração pode até mesmo ser feito online, então não há motivos para ignorar a responsabilidade.

Informe de Rendimentos

Quais são os tipos de informe de rendimentos?

Existem quatro principais tipos de Informe de Rendimentos de PJ. É fundamental se atentar para qual atende melhor sua condição e providenciar corretamente a documentação. Veja só quais são eles!

Informe de rendimentos do INSS

Destinado a pensionistas do INSS. Pode ser realizado pela internet ou presencialmente, quando há agendamento prévio também pelo site.

Informe de rendimentos SIGEPE

Para servidores públicos há um IR específico do SIGEPE. Esse sistema apresenta acesso até mesmo a informações mais antigas, e tudo é emitido online.

Informe de Rendimentos do Banco

Esse é o documento mais comum. Qualquer plataforma bancária online pode fornecer o documento para declaração. É muito importante declarar suas contas mesmo se houver saldo zerado.

Informe de rendimentos dos Investimentos

Investiu? Há um informe especial para esse tipo de movimentação. Para completar, mesmo que seja um caso de impostos retidos na fonte ou investimentos não tributáveis, isso não isenta você da declaração de IR.

Como você pode ver, o Informe de Rendimentos de PJ é um dos principais documentos para declarar seu Imposto de Renda. Não deixe para última hora e, em caso de dúvidas, busque uma solução contábil de qualidade para que nenhum dado incorreto possa prejudicar suas finanças e registros legais.

Gostou de saber mais sobre o tema? Siga nossas páginas no Facebook e no Instagram para ficar por dentro de outras dicas e novidades que ajudam a deixar sua vida financeira em ordem.