Por: Já Calculei | Data: março 28, 2022
Definir a razão social de uma empresa individual nem sempre é uma tarefa fácil. Pensando nisso, decidimos preparar um conteúdo completo sobre o assunto e apresentar dicas para que você consiga definir com mais facilidade, a razão social ideal para o seu negócio.
No entanto, antes de avançarmos para as dicas, vamos falar sobre os conceitos de razão social e também de empresa individual.
Deseja saber mais sobre o assunto e eliminar suas dúvidas ao definir a razão social de uma empresa individual? Continue conosco e acompanhe esse conteúdo até o final.
Por analogia, podemos definir a razão social como o nome completo de uma empresa. Quando nós, pessoas físicas nascemos, recebemos um nome completo que é registrado em cartório e na nossa certidão de nascimento.
Semelhantemente, o mesmo acontece com as empresas, que ao nascer, precisam ser registradas em cartório e receber um nome completo, neste caso, a razão social.
Para definir a razão social de uma empresa individual, você precisa antes de mais nada, saber que normalmente, ela é definida em três partes:
1.Identificação da empresa;
2.Ramo principal de atuação da empresa;
3.Natureza Jurídica.
No nosso exemplo, utilizamos a razão social Já Calculei Contabilidade LTDA.
Onde:
Veja outros exemplos de razão social:
Por fim, é importante observar que não é possível registrar duas empresas com a mesma razão social e atividade, dentro do mesmo estado. Essa vedação é importante para evitar confusão entre os consumidores e concorrência desleal.
Bom, já que estamos falando de exemplos de razão social de uma empresa individual, também é necessário que você fique por dentro do conceito de nome fantasia, evitando assim, qualquer tipo de confusão ou erro ao definir o nome do seu negócio.
No dia a dia, muita gente confunde Razão Social com Nome Fantasia. No entanto, sabendo que razão social é o nome completo de uma empresa, fica fácil diferenciar os conceitos.
Na prática, o nome fantasia, funciona como um apelido da empresa, ou seja, um nome normalmente curto e de fácil assimilação, com fins comerciais, voltado para o uso em campanhas de marketing e na divulgação da empresa.
Sendo assim, talvez você não conheça a Petróleo Brasileiro S.A, mas sabe quem é a Petrobras, uma vez que o nome curto é o que a empresa utiliza para suas ações de marketing e publicidade.
Você já sabe o que é razão social e como um bônus, descobriu o que é nome fantasia. Sendo assim, é hora de conferir o conceito de empresa individual e na sequência, começar a pensar em alguns exemplos de razão social de uma empresa individual.
Empresa individual, nada mais é que uma organização empresarial constituída e mantida pela vontade de um único empresário e empreendedor, ou seja, sem a figura de múltiplos sócios.
Aqui no Brasil, temos três tipos de natureza jurídica com essa característica, são elas:
MEI – Microempreendedor Individual: Essa é a opção para pequenos empreendedores que pretendem formalizar negócios com faturamento anual de até R$ 81 mil e no máximo 1 funcionário.
Quem pretende abrir uma empresa como microempreendedor individual, não precisa se preocupar com a razão social, uma vez que ela é obrigatoriamente constituída pelo nome completo do empreendedor seguido do seu CPF.
EI – Empresário Individual: A EI é uma das categorias voltadas para empreendedores que pretendem abrir uma empresa individual, sendo uma opção para quem deseja desenvolver atividades não permitidas no MEI, precisará de mais de 1 funcionário ou então projeta faturar mais de R$ 81 mil por ano.
Durante muito tempo, o Empresário Individual foi uma das opções mais procuradas por empreendedores que desejavam abrir uma empresa sem sócios, mas desde a chegada da SLU esse panorama mudou bastante.
SLU – Sociedade Limitada Unipessoal: A SLU também é um tipo de empresa voltada para empresários individuais que desejam montar um negócio por conta própria, ou seja, sem sócios.
Esse tipo de empresa surgiu em 2019, com a publicação da Lei da Liberdade Econômica e desde então vem sendo muito utilizada.
Uma das mais importantes diferenças da Sociedade Limitada Unipessoal para os tipos de empresas que citamos anteriormente, é a segurança jurídica que ela oferece ao empreendedor, uma vez que permite a separação do patrimônio do empresário como pessoa física e do patrimônio da sua empresa.
Na prática, isso significa que as dívidas da empresa não atingem o patrimônio pessoa física dos empresários, diferentemente do que acontece na EI e no MEI.
Por fim, vale destacar que ao abrir uma empresa EI ou SLU, você precisará pensar em empresas de razão social de uma empresa individual.
Definir o nome e a razão social de uma empresa individual definitivamente não é uma tarefa fácil e você pode levar, dias, semanas ou até mesmo meses, pensando em um nome diferente e impactante.
Justamente por isso, em uma rápida pesquisa no Google, é possível encontrar dezenas de sites que geram ideias de nome fantasia e razão social a partir de parâmetros fornecidos pelo empreendedor.
Com a ajuda desses sites, você pode obter listas completas, com exemplos de razão social de uma empresa individual, o que pode gerar insights importantes e ser útil durante o processo de escolha do nome da sua empresa.
Já definiu o nome e a razão social da sua empresa? Então, é hora de tirar os planos do papel e abrir a sua empresa gratuitamente com o apoio do nosso time de contadores.
Aqui na Já Calculei Contabilidade, a abertura de empresa é gratuita e você já começa o seu negócio economizando!
Para saber mais e aproveitar esse importante benefício, clique aqui e entre em contato conosco!