Exemplo de razão social de uma empresa individual

Por: | Data: março 28, 2022

Exemplo de razão social de uma empresa individual

Definir a razão social de uma empresa individual nem sempre é uma tarefa fácil. Pensando nisso, decidimos preparar um conteúdo completo sobre o assunto e apresentar dicas para que você consiga definir com mais facilidade, a razão social ideal para o seu negócio.

No entanto, antes de avançarmos para as dicas, vamos falar sobre os conceitos de razão social e também de empresa individual.

Deseja saber mais sobre o assunto e eliminar suas dúvidas ao definir a razão social de uma empresa individual? Continue conosco e acompanhe esse conteúdo até o final.

Abrir Empresa

O que é Razão Social?

Por analogia, podemos definir a razão social como o nome completo de uma empresa. Quando nós, pessoas físicas nascemos, recebemos um nome completo que é registrado em cartório e na nossa certidão de nascimento.

Semelhantemente, o mesmo acontece com as empresas, que ao nascer, precisam ser registradas em cartório e receber um nome completo, neste caso, a razão social.

Para definir a razão social de uma empresa individual, você precisa antes de mais nada, saber que normalmente, ela é definida em três partes:

1.Identificação da empresa;

2.Ramo principal de atuação da empresa;

3.Natureza Jurídica.

No nosso exemplo, utilizamos a razão social Já Calculei Contabilidade LTDA.

Onde:

  • Já Calculei é a identificação da empresa;
  • Contabilidade é o nosso ramo principal de atuação;
  • LTDA é a nossa natureza jurídica.

Veja outros exemplos de razão social:

  • Petróleo Brasileiro S.A (Petrobras);
  • Natura Cosméticos S.A (Natura);
  • Itaú Unibanco Banco Múltiplo S.A (Banco Itaú);
  • Coca-Cola Indústrias LTDA. (Coca-Cola).

Por fim, é importante observar que não é possível registrar duas empresas com a mesma razão social e atividade, dentro do mesmo estado. Essa vedação é importante para evitar confusão entre os consumidores e concorrência desleal.

O que é Nome Fantasia?

Bom, já que estamos falando de exemplos de razão social de uma empresa individual, também é necessário que você fique por dentro do conceito de nome fantasia, evitando assim, qualquer tipo de confusão ou erro ao definir o nome do seu negócio.

No dia a dia, muita gente confunde Razão Social com Nome Fantasia. No entanto, sabendo que razão social é o nome completo de uma empresa, fica fácil diferenciar os conceitos.

Na prática, o nome fantasia, funciona como um apelido da empresa, ou seja, um nome normalmente curto e de fácil assimilação, com fins comerciais, voltado para o uso em campanhas de marketing e na divulgação da empresa.

Sendo assim, talvez você não conheça a Petróleo Brasileiro S.A, mas sabe quem é a Petrobras, uma vez que o nome curto é o que a empresa utiliza para suas ações de marketing e publicidade.

O que é empresa individual?

Você já sabe o que é razão social e como um bônus, descobriu o que é nome fantasia. Sendo assim, é hora de conferir o conceito de empresa individual e na sequência, começar a pensar em alguns exemplos de razão social de uma empresa individual.

Empresa individual, nada mais é que uma organização empresarial constituída e mantida pela vontade de um único empresário e empreendedor, ou seja, sem a figura de múltiplos sócios.

Aqui no Brasil, temos três tipos de natureza jurídica com essa característica, são elas:

MEI – Microempreendedor Individual: Essa é a opção para pequenos empreendedores que pretendem formalizar negócios com faturamento anual de até R$ 81 mil e no máximo 1 funcionário.

Quem pretende abrir uma empresa como microempreendedor individual, não precisa se preocupar com a razão social, uma vez que ela é obrigatoriamente constituída pelo nome completo do empreendedor seguido do seu CPF.

EI – Empresário Individual: A EI é uma das categorias voltadas para empreendedores que pretendem abrir uma empresa individual, sendo uma opção para quem deseja desenvolver atividades não permitidas no MEI, precisará de mais de 1 funcionário ou então projeta faturar mais de R$ 81 mil por ano.

Durante muito tempo, o Empresário Individual foi uma das opções mais procuradas por empreendedores que desejavam abrir uma empresa sem sócios, mas desde a chegada da SLU esse panorama mudou bastante.

SLU – Sociedade Limitada Unipessoal: A SLU também é um tipo de empresa voltada para empresários individuais que desejam montar um negócio por conta própria, ou seja, sem sócios.

Esse tipo de empresa surgiu em 2019, com a publicação da Lei da Liberdade Econômica e desde então vem sendo muito utilizada.

Uma das mais importantes diferenças da Sociedade Limitada Unipessoal para os tipos de empresas que citamos anteriormente, é a segurança jurídica que ela oferece ao empreendedor, uma vez que permite a separação do patrimônio do empresário como pessoa física e do patrimônio da sua empresa.

Na prática, isso significa que as dívidas da empresa não atingem o patrimônio pessoa física dos empresários, diferentemente do que acontece na EI e no MEI.

Por fim, vale destacar que ao abrir uma empresa EI ou SLU, você precisará pensar em empresas de razão social de uma empresa individual.

Exemplos de Razão Social de uma empresa individual

Definir o nome e a razão social de uma empresa individual definitivamente não é uma tarefa fácil e você pode levar, dias, semanas ou até mesmo meses, pensando em um nome diferente e impactante.

Justamente por isso, em uma rápida pesquisa no Google, é possível encontrar dezenas de sites que geram ideias de nome fantasia e razão social a partir de parâmetros fornecidos pelo empreendedor.

Com a ajuda desses sites, você pode obter listas completas, com exemplos de razão social de uma empresa individual, o que pode gerar insights importantes e ser útil durante o processo de escolha do nome da sua empresa.

Abrir Empresa

Como abrir uma empresa individual?

Já definiu o nome e a razão social da sua empresa? Então, é hora de tirar os planos do papel e abrir a sua empresa gratuitamente com o apoio do nosso time de contadores.

Aqui na Já Calculei Contabilidade, a abertura de empresa é gratuita e você já começa o seu negócio economizando!

Para saber mais e aproveitar esse importante benefício, clique aqui e entre em contato conosco!