Empregados em PME: como estabelecer uma relação em que todos ganham

Por: | Data: julho 18, 2022

Empregados em PME

No mundo dos negócios, o que se consolidou ao longo dos anos foi a teoria da “Mais-Valia”, estabelecida por Karl Marx para explicar o modelo de geração de lucro do capitalismo.

Para Karl Marx, as empresas lucravam, pois não pagavam aos seus funcionários um valor justo pelo trabalho que desenvolviam.

No entanto, nos últimos anos, as mudanças culturais e as modificações nas relações de trabalho estão indo em direção ao modelo “ganha-ganha”, onde tanto o empresário, como também, os empregados são beneficiados de forma justa pelos seus esforços e resultados das empresas.

Em meio a este cenário, neste conteúdo vamos abordar como os empregados em PME (Pequenas e Médias Empresas), podem ser alcançados por uma relação ganha-ganha e os seus respectivos benefícios.

Empregados em PME e a relação ganha-ganha

O objetivo principal de uma relação ganha-ganha é sugerido pelo seu próprio nome, tendo em vista que todos devem sair ganhando, com base nos seus interesses.

Durante muito tempo este tipo de relação era considerada algo utópico, ou seja, impossível de se colocar em prática, mas com as transformações da sociedade e das relações de trabalho, é cada vez maior o número de empresas que entendem que através de um relacionamento colaborativo é possível alcançar um crescimento mútuo.

Abrir Empresa

Neste tipo de relação, ganha a empresa e também a sua força de trabalho, ou seja, os seus funcionários, de tal forma que todos possam se manter motivados em entregar os melhores resultados, impulsionando não só a organização para qual trabalham, mas também, a sua própria carreira profissional e qualidade de vida.

5 dicas para estabelecer uma relação ganha-ganha

Se você acredita na melhoria das relações de trabalho e na construção de um ambiente acessível e realmente colaborativo entre empregadores e empregados em PME, as dicas que serão apresentadas na sequência vão ser de grande valor.

Aqui, você vai descobrir que existem várias alternativas para motivar seus funcionários e estabelecer uma relação igualitária, baseada no ganha-ganha.

Sem dúvida alguma, a implantação deste tipo de ideia na sua organização será capaz de entregar benefícios para todas as partes envolvidas, ou seja, tanto para você como empregado, como também para os seus funcionários.

1. Dê um propósito à sua equipe

Quando o assunto são empregados em PME, os empresários e empreendedores precisam entender que os seus colaboradores são humanos, possuem sentimentos, crenças e razões para acreditar em algo.

Dito isso, podemos afirmar que as pessoas se mostraram muito mais empenhadas e interessadas em realizar uma tarefa ao conhecer os propósitos que estão por trás das suas ações.

Sendo assim, evite apenas delegar tarefas. Permita que seus colaboradores enxerguem um propósito e compreendam a importância daquilo que estão fazendo.

2.Não faça reuniões apenas para tratar de resultados negativos

Muitos empresários e empreendedores agendam reuniões apenas para falar de resultados negativos e cobrar resultados dos seus funcionários. No entanto, a psicologia humana e a experiência prática mostram que esse tipo de atitude não se mostra muito efetiva.

Na prática, os colaboradores podem se sentir acuados, insatisfeitos e incapazes de entregar o que vem sendo exigido. O ideal é estabelecer reuniões de feedback, sem apontar culpados, mas abrindo espaço para que todos entendam o que aconteceu e possam sugerir ações de melhoria.

Além disso, não se deve marcar reuniões apenas para tratar de resultados negativos, mas também para parabenizar o seu time, pelos resultados positivos, quando alcançados.

3.Estimule a capacitação

Os empregados em PME esperam encontrar no ambiente de trabalho, um espaço colaborativo onde possam crescer profissionalmente e expor suas ideias. Sabendo disso, os empresários e empreendedores devem estimular a capacitação dos seus colaboradores.

É preciso criar valor e mostrar que a empresa pode entregar muito para a carreira de cada profissional, característica que não vem apenas com aumentos salariais, mas também com benefícios como o estímulo à capacitação.

Invista no treinamento e na capacitação dos seus colaboradores, mostre que eles possuem valor para a sua empresa, e com isso, forme um time que realmente veste a camisa e que está preparado para entregar resultados cada vez melhores.

4.Ofereça uma remuneração atrativa e benefícios

Não há como negar, um dos princípios básicos de uma relação ganha-ganha, está na oferta de uma remuneração atrativa e benefícios reais aos colaboradores.

Você não pode esperar ou acreditar que os funcionários farão o máximo pela sua empresa se em contrapartida, eles não conseguem perceber que a empresa faz tudo por eles.

Por isso, procure oferecer uma remuneração atrativa, e se possível acima da média do mercado. Além disso, ofereça benefícios e com isso, consiga reter no seu time, os melhores e mais promissores talentos.

Empresas que não remuneram seus colaboradores de forma adequada, acabam não colhendo os melhores resultados e no final das contas, ainda precisam arcar com altos custos relacionados ao elevado índice de rotatividade.

Você realmente deseja que as pessoas vistam a camisa? Então, mostre que elas podem crescer junto com a empresa. Estabeleça metas tangíveis por resultados e um plano de carreira com regras claras, capaz de fazer com que as pessoas saibam exatamente onde podem chegar.

Contabilidade Online

5.Estimule a interação e descontração da equipe

Empregados em PME ou em qualquer outro tipo de empresa não podem e não devem ser tratados como máquinas. Pessoas são pessoas e devem ser tratadas como tal.

Por isso, considere tornar o ambiente de trabalho mais leve, investindo em espaço e em momentos que ajudem os colaboradores a aliviar a carga de estresse.

Um ambiente com jogos para o horário do almoço e intervalos ou mesmo pequenos cafés e confraternizações custeadas pela empresa podem fazer toda a diferença.

Além de demonstrar que a empresa faz pelos seus colaboradores e possui importantes diferenciais, essas ações estimulam o entrosamento das equipes e por consequência, a entrega de melhores resultados.

Contabilidade para PME

Procurando um serviço de contabilidade com soluções completas para Pequenas e Médias Empresas? Se a sua resposta foi “Sim”, você precisa conhecer a Já Calculei.

A Já Calculei Contabilidade atende empresas e empreendedores de todas as partes do país e possui mensalidades sob medida para cada negócio.

Para saber mais, conhecer nossos planos e serviços, clique aqui e entre em contato conosco!