5 ferramentas fundamentais para empreendedores

Por: | Data: junho 22, 2022

5 ferramentas fundamentais para empreendedores

Se você está pensando em empreender e montar o próprio negócio, saiba que existem algumas ferramentas que são fundamentais para todo empreendedor de sucesso.

Não restam dúvidas, empreender não é uma tarefa fácil, mas pode ser muito gratificante e recompensadora, quando utilizamos as ferramentas certas.

Pensando nisso, a Já Calculei Contabilidade Online fez uma seleção com ferramentas que podem ser muito úteis para quem está empreendendo e iniciando um negócio.

Sendo assim, se você é ou pretende ser um empreendedor, queremos convidar você para continuar conosco e acompanhar este conteúdo até o final.

1.Sistema de gestão

Quando o assunto são ferramentas fundamentais para empreendedores, não poderia ser diferente, os sistemas de gestão precisam ocupar o primeiro lugar da lista.

Um bom sistema de gestão reúne uma série de recursos que toda e qualquer empresa precisa para se manter organizada e chegar ao sucesso.

Com o apoio de um sistema de gestão, o empreendedor terá em suas mãos uma visão completa dos seus negócios e os seguintes recursos:

  • Cadastro de produtos e serviços;
  • Cadastro de clientes e fornecedores;
  • Ferramentas para controle e gestão de estoque;
  • Ferramentas de gestão financeira empresarial;
  • Metas, relatórios e indicadores;
  • Dentre outros recursos importantes.

Por isso, se você pretende empreender, não tenha dúvidas, um sistema de gestão é peça fundamental para que a sua empresa alcance o sucesso e os resultados que você espera.

Abrir Empresa

2.Matriz SWOT

Dentre as ferramentas fundamentais para empreendedores, não podemos deixar de comentar sobre a matriz ou análise SWOT.

Através da matriz SWOT, os gestores podem identificar as forças, e fraquezas do seu negócio, bem como, as ameaças e oportunidades que estão ao seu redor.

Antes de mais nada, é importante esclarecer que SWOT é a sigla para strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) and Threats (ameaças).

Esse tipo de análise está baseada em dois ambientes:

  • Interno: O ambiente interno é aquele que a empresa possui controle e onde podemos localizar as forças e fraquezas do negócio.
  • Externo: Já o ambiente externo é aquele que a empresa não possui controle e onde podemos encontrar ameaças e oportunidades.

Para que fique mais claro, facilitando o seu entendimento sobre essa importante ferramenta, vamos citar alguns exemplos:

Forças: Elementos internos da sua empresa que representam uma vantagem competitiva perante os concorrentes. Ex: A reconhecida qualidade e durabilidade dos seus produtos.

Fraquezas: Por sua vez, as fraquezas são elementos que desfavorecem a empresa e que precisam ser melhorados. Ex: A experiência de atendimento dos clientes.

Oportunidades: As oportunidades são elementos externos que podem surgir e favorecer a empresa. Ex: A realização de Olimpíadas no Brasil seria uma oportunidade para a hotelaria.

Ameaças: Por fim, temos as ameaças, que são representadas por fatores externos que podem afetar a empresa. Ex: Queda nas vendas em função de uma pandemia.

Em síntese, podemos afirmar que conhecer os elementos da matriz SWOT e trabalhar os seus diferentes elementos é essencial para o sucesso de todo e qualquer negócio.

3.Canvas

Dentre as ferramentas fundamentais para empreendedores, uma que pode ser muito útil é o Canvas, um método simplificado e visual para desenvolvimento de planos de negócios elaborado pelo consultor e empreendedor suíço Alexander Osterwalder.

Com o apoio deste método, os empreendedores podem montar um plano de negócios e avaliar a viabilidade das suas ideias através do preenchimento de 9 quadros:

  • Parcerias Chave;
  • Atividades Chave;
  • Proposta de Valor;
  • Recursos Chave;
  • Relacionamento;
  • Canais de Distribuição;
  • Segmento de Clientes;
  • Estrutura de Custos;
  • Fontes de Receita.

Extremamente visual, essa ferramenta auxilia os empreendedores que encontram dificuldades na hora de colocar suas ideias no papel, para iniciar e estruturar um plano de negócios.

4.Ferramentas para gestão de tarefas

Para boa parte dos empreendedores, o gerenciamento do tempo e a gestão de tarefas é um grande desafio diário.

Como já dizia o ditado “tempo é dinheiro”, e por mais que seja um ditado popular, está colocação se mostra válida na prática.

Na vida corrida e agitada do empreendedor brasileiro, organizar e saber como aproveitar melhor o tempo pode fazer muita diferença não só para os negócios, mas também para sua qualidade de vida.

Como um bom empreendedor, você precisará saber administrar o seu tempo como ninguém e reservar tempo para gerenciar os negócios e tomar decisões importantes, mas também para o seu lazer e tempo com a família.

Além disso, você também precisará ser um verdadeiro mestre do tempo para organizar as tarefas da sua empresa e manter a sua equipe produtiva a maior parte do dia.

Para isso, ferramentas de gestão de tarefas baseadas na metodologia Kanban, podem ajudar bastante.

Extremamente visuais e de fácil organização, ferramentas que adotam o Kanban, como é o caso do Trello, podem ser muito úteis para sua organização pessoal e também para a gestão de tarefas e equipes na sua empresa.

Contabilidade Online

5.Plataformas de contabilidade

Quando o assunto são ferramentas fundamentais para empreendedores, não podemos deixar de comentar sobre as plataformas de contabilidade.

Durante muito tempo, contabilidade foi sinônimo de papelada, lentidão e burocracia. No entanto, com a tecnologia e a ascensão dos serviços de contabilidade online, este panorama mudou bastante.

As plataformas de contabilidade ajudam as empresas a manter suas obrigações em dia com o fisco e a conquistar a agilidade que precisam para alcançar o nível de competitividade que precisam.

Chega de papelada e lentidão, com uma boa plataforma de contabilidade online, você troca documentos e acompanha a gestão fiscal e contábil da sua empresa através da internet, de qualquer hora e qualquer lugar.

Sua empresa ainda não conta com os serviços de uma plataforma de contabilidade online? Então, é hora de se atualizar e conhecer os benefícios que a Já Calculei pode oferecer para a sua empresa.

Aqui na Já Calculei Contabilidade Online você encontra:

Para saber mais e contar com os serviços de uma plataforma online que pode fazer muito pela sua empresa, clique aqui e entre em contato conosco!