3 perfis de empreendedor: com qual deles você se identifica?

Por: | Data: julho 12, 2022

Perfis de empreendedor

O sonho de ser um empreendedor e montar o próprio negócio faz parte do cotidiano de boa parte dos brasileiros que buscam realização profissional, pessoal e maior qualidade de vida.

No entanto, o que nem todos sabem, é que existem diferentes perfis de empreendedor, cada qual, com características e habilidades próprias.

Neste tópico, vamos apresentar 3 perfis de empreendedor que são bastante comuns entre os brasileiros. Acompanhe este conteúdo até o final e descubra qual é o perfil que mais se assemelha com você.

O autoconhecimento é um dos caminhos que precisam ser trilhados por pessoas que sonham em empreender, mudar de vida e conquistar resultados positivos, seja na sua vida pessoal ou profissional.

1.Empreendedor com perfil executor

O empreendedor com perfil executor é aquele que empreende e coloca a mão diretamente na massa, como é o caso de profissionais autônomos e liberais, incluindo fotógrafos, engenheiros, médicos, dentistas e muitos outros.

Este perfil também costuma ser um retrato daqueles que empreendem por necessidade, ou seja, por falta de renda e uma ocupação formal no mercado de trabalho.

Normalmente, o empreendedor executor utiliza habilidades que já possui para construir uma fonte de renda, empreender e montar o próprio negócio.

Vale destacar, que muito embora este perfil de empreendedor saiba executar o trabalho com perfeição, boa parte deles enfrenta dificuldades para delegar tarefas e gerenciar equipes, ficando muito preso ao lado operacional dos negócios.

Empreendedores com este perfil podem encontrar dificuldades para expandir e acelerar seus negócios, sentindo-se em muitos casos, sobrecarregados, tendo em vista, que praticamente tudo para que a empresa funcione, depende deles.

Contabilidade Online

2.Empreendedor com perfil gestor

Por sua vez, o empreendedor com perfil gestor é aquele que tem uma visão macro dos negócios e está mais preocupado em gerenciá-lo adequadamente, delegando tarefas da parte operacional para terceiros.

O empreendedor gestor é muito ligado a métricas de desempenho, KPIs e metas, e além disso, gosta de planejar cada etapa para o desenvolvimento dos seus negócios.

Dentre outras coisas, este perfil de empreendedor, sabe que um bom plano de negócios é o passo inicial para construir um negócio sólido e com chances reais de alcançar o sucesso.

Diferentemente do perfil executor, que mesmo após empreender continua ligado a parte operacional dos negócios, o perfil gestor, logo assume o seu papel como empresário e líder, utilizando o seu tempo na definição de estratégias, análise de resultados e reuniões de negócios.

3.Empreendedor com perfil criativo

Por fim, temos o perfil de empreendedor criativo, que é voltado para pessoas que possuem ideias inovadoras e que estão preparadas para mudar a forma como as pessoas vivem e transformar o mercado onde estão inseridas.

O empreendedor criativo está sempre aberto a sugestões, gosta de novidades e vive pensando em coisas que poderia fazer de diferente para agregar valor aos seus negócios e se destacar da concorrência.

No entanto, este tipo de empreendedor não está muito ligado a gestão e aos números do negócio, sua preocupação está diretamente ligada ao novo, e, portanto, quando a empresa deixa de ser um laboratório para se tornar uma estrutura sólida e com processos repetitivos, o inovador perder o brilho nos olhos.

Por sinal, as maiores dificuldades enfrentadas por pessoas que possuem este tipo de perfil estão ligadas a instabilidade e em alguns momentos a falta de pé no chão para tomar algumas decisões importantes que um negócio exige.

Para aproveitar suas características de melhor forma, empreendedores criativos costumam se aliar a empreendedores com perfil de gestão e liderança, pois assim, é possível combinar características e chegar cada vez mais longe.

Como colocar o empreendedorismo em prática e montar o próprio negócio?

Agora que você já conhece os 3 principais perfis de empreendedor e provavelmente já se identificou com algum deles, é hora de colocar os seus planos em prática e montar o próprio negócio.

No entanto, sabemos que é neste momento que muitos empreendedores travam e não sabem exatamente por onde começar para colocar tudo aquilo que imaginam em prática.

Então, por qual razão não aproveitar para começar pelo básico, montando um plano de negócios completo para o negócio?

O plano de negócios é um documento que auxilia empreendedores a colocar suas ideias no papel e montar negócios com chances reais de sucesso.

Dentre as informações que não podem faltar em um bom plano de negócios, podemos destacar:

  • Apresentação da empresa;
  • Missão, visão e valores;
  • Estudo do mercado e público-alvo;
  • Estudo de fornecedores;
  • Planejamento de marketing;
  • Planejamento financeiro;
  • Estudo de viabilidade;
  • Prazo de retorno estimado;
  • Definição da localização ideal;
  • Definição da estrutura física e de pessoal;
  • Dentre outros fatores importantes.

O plano de negócios, funciona como um verdadeiro guia, orientando o empreendedor nas suas tomadas de decisão, independente do seu perfil e das suas habilidades.

É preciso alertar que os empreendedores que não elaboram esse importante documento, acabam tomando decisões equivocadas que culminam em resultados abaixo do esperado e muitas vezes no encerramento dos negócios.

Abrir Empresa

Como abrir uma empresa pela internet?

Agora que você já conhece os três principais perfis de empreendedor e sabe que um dos primeiros passos para montar um negócio de sucesso é a elaboração de um plano de negócios, é hora de abrir a sua empresa e colocar os seus sonhos em prática.

A Já Calculei Contabilidade Online auxilia empreendedores de todas as partes do país a tirar os seus planos do papel e montar o próprio negócio.

Investimos em tecnologia para permitir que empreendedores como você, abram suas empresas e CNPJ pela internet, de forma gratuita e sem qualquer complicação.

Aqui na Já Calculei a abertura de empresa é gratuita e para aproveitar este benefício, basta ser assinante de um dos nossos planos em serviços contábeis.

Assinando um dos nossos planos, com mensalidades a partir de R$ 99,00 você abre a sua empresa e mantém todas as obrigações do seu negócio em dia com o fisco.

Para saber mais e solicitar a abertura da sua empresa, entre em contato conosco!