Como faço para abrir uma empresa

Por: | Data: junho 23, 2022

Como faço para abrir uma empresa

Como faço para abrir uma empresa? Se você pretende empreender e montar o próprio negócio, mas possui esse tipo de dúvida, saiba que você chegou ao lugar certo.

Neste conteúdo, vamos apresentar um passo a passo completo e uma série de informações sobre o processo para abertura de empresas.

Abrir uma empresa é o sonho de muitos brasileiros, no entanto, muitos não sabem exatamente por onde começar. Se este é o seu caso, não se preocupe. Vamos ajudar você!

Quanto custa abrir uma empresa?

Quando o assunto é como faço para abrir uma empresa, uma das dúvidas mais comuns diz respeito aos custos envolvidos nesta decisão. Afinal, qual o custo para legalizar uma empresa?

Ao contrário do que se acredita, abrir uma empresa é algo extremamente acessível, não sendo necessário um alto investimento para obter o CNPJ.

São basicamente três custos envolvidos na abertura de uma empresa:

  • Honorários da contabilidade;
  • Certificado digital;
  • Taxa da Junta Comercial.

Além disso, quem escolhe a Já Calculei Contabilidade, garante abertura de empresa gratuita, ou seja, sem a cobrança de honorários contábeis.

Desta forma, o investimento inicial, incluindo taxa da junta comercial e certificado digital pode ficar em menos de R$ 500,00.

Sim, com menos de R$ 500,00 você pode solicitar a abertura da sua empresa e obter o seu CNPJ, dando vida ao seu sonho empreendedor.

Abrir Empresa

Quanto tempo leva para abrir uma empresa?

Quando o assunto é como faço para abrir uma empresa, outro grande mito diz respeito ao tempo necessário para conclusão de todos os trâmites que envolvem a abertura de uma empresa.

Muitos acreditam que para registrar e legalizar um novo negócio, é necessário aguardar vários meses e se envolver com uma série de burocracias.

No entanto, com o avanço da internet e da tecnologia, hoje é possível abrir uma empresa pela internet e receber toda a documentação do negócio em poucos dias.

Sim. Você pode dar entrada no pedido de abertura da sua empresa e ter tudo resolvido em menos de 30 dias, sem qualquer tipo de complicação.

Como faço para abrir uma empresa: confira o passo a passo

Você que chegou aqui buscando informações sobre como faço para abrir uma empresa, já sabe quanto custa e o tempo necessário para obter o seu CNPJ.

Agora, é hora de conferir o passo a passo e entender na prática e de forma detalhada, o que é preciso fazer para abrir uma empresa.

1.Contrate um serviço de contabilidade

Quando o objetivo é abrir uma empresa, contratar um serviço de contabilidade deve ser o primeiro passo do empreendedor.

O contador é um profissional especializado e que conhece como ninguém, todos os trâmites e processos que envolvem a abertura de uma empresa.

Sendo assim, além de esclarecer dúvidas e fornecer todas as orientações que você precisa, o contador cuidará do registro e legalização da empresa perante os órgãos competentes.

Ainda não contratou um serviço de contabilidade? Venha para a Já Calculei e abra a sua empresa gratuitamente!

2.Separe a documentação necessária

Após contratar uma contabilidade, você precisará reunir alguns documentos pessoais e também da sua futura empresa.

A lista de documentos pessoais inclui:

  • RG e CPF;
  • Título de Eleitor;
  • Comprovante de Residência;
  • Certidão de Casamento (se casado).

Por sua vez, a lista de documentos da futura empresa, inclui:

  • Inscrição Imobiliária ou Carnê IPTU do local para instalação da empresa;
  • FCN – Ficha de Cadastro Nacional preenchida;
  • Contrato Social ou Requerimento de Empresário.

Muito provavelmente, você que chegou até aqui em busca de informações sobre como faço para abrir uma empresa, terá dúvidas em relação a documentação acima. No entanto, não se preocupe, pois, o nosso time de contadores esclarecerá suas dúvidas.

3.Defina o regime tributário e a natureza jurídica

Quando o assunto é como faço para abrir uma empresa, antes mesmo de iniciar as atividades do seu negócio, você precisará tomar algumas decisões.

Para que a sua empresa possa ser registrada e entrar em funcionamento de forma efetiva, você precisará definir uma natureza jurídica e um regime tributário.

Quanto à natureza jurídica (tipo de empresa), existem opções para quem pretende montar um negócio em sociedade e também para aqueles que desejam abrir uma empresa individual.

Confira as opções:

  • EI – Empresário Individual;
  • SLU – Sociedade Limitada Unipessoal;
  • Sociedade Empresária Limitada;
  • Sociedade Simples;
  • Sociedade Anônima.

Por sua vez, em relação ao regime tributário, ou seja, ao modelo de tributação que será adotado pela empresa, temos três opções:

Mais uma vez você não precisa se preocupar, pois o nosso time de contadores analisará a realidade do seu negócio e indicará as melhores alternativas.

4.Defina o CNAE da empresa

Dando sequência ao nosso passo a passo, outra etapa importante quando o assunto é como faço para abrir uma empresa, diz respeito a escolha do CNAE.

CNAE é a sigla para Classificação Nacional de Atividade Econômica, um código composto por 7 dígitos numéricos e que indica para o fisco o tipo de atividade que será desenvolvida pela empresa.

Você poderá escolher até 100 CNAEs, ou seja, até 100 atividades para a sua empresa, desde que uma delas seja a principal.

5.Aguarde a documentação da empresa

Por fim, basta aguardar alguns dias para a liberação da documentação da empresa, incluindo:

  • Registro na Junta Comercial;
  • Emissão do CNPJ;
  • Emissão da Inscrição Estadual e da Inscrição Municipal;
  • Liberação do Alvará de Localização e Funcionamento.

Quando a contabilidade sinalizar que toda documentação foi liberada pelas autoridades competentes, sua empresa estará apta para entrar em funcionamento.

Abrir Empresa

Já sei como faço para abrir uma empresa, preciso de contador?

Você que chegou até aqui e acompanhou cada detalhe deste conteúdo, já sabe o que precisa fazer para abrir a sua empresa, certo?

Por isso, é importante destacar que mesmo com todas as informações que apresentamos aqui em mãos, você ainda precisará de um contador.

A legislação em vigor exige que toda empresa conte com um serviço de contabilidade que a auxilie na manutenção das suas obrigações fiscais e contábeis.

Dentre as obrigações de uma empresa, podemos destacar:

  • Emissão de notas fiscais;
  • Cálculo e pagamento de impostos;
  • Escrituração de movimentos fiscais e contábeis;
  • Elaboração do balanço contábil;
  • Entrega periódica das obrigações acessórias;
  • Cálculo do pró-labore e folha de pagamento.

Vai abrir uma empresa? Conte com a Já Calculei Contabilidade Online e abra a sua empresa agora mesmo e de forma gratuita!

Para saber mais, clique aqui e entre em contato conosco!