Como abrir um comércio? Guia e passo a passo completo!

Por: | Data: outubro 18, 2021

Como abrir um comércio

Como abrir um comércio? Preparamos um passo a passo completo com tudo o que você precisa saber para montar o seu negócio do zero!

Você tem o sonho de abrir um comércio, mas não sabe por onde começar? Acompanhe este conteúdo até o final e confira o caminho que você precisa trilhar para abrir a sua empresa.

Acredite nos seus sonhos, as maiores empresas do mundo, como o Google, a Amazon e a Facebook nasceram como pequenos negócios e hoje faturam bilhões anualmente.

No entanto, nem precisamos ir tão longe assim, você já conhece a história da Magazine Luíza? Aquela que hoje é uma das maiores empresas do comércio brasileiro começou como uma pequena loja de presentes no interior.

É hora de acreditar nos seus sonhos, colocar a mão na massa e empreender! Conte com o nosso apoio, confira como abrir um comércio passo a passo!

Como abrir um comércio do zero

Com um pouco de planejamento e dedicação, abrir um comércio pode ser mais fácil do que você imagina.

Por falar em planejamento, essa é a primeira etapa do nosso passo a passo sobre como abrir um comércio do zero, confira!

1.Monte um Plano de Negócios

Não poderíamos iniciar o nosso passo a passo sobre como abrir um comércio do zero, por outra coisa a não ser o plano de negócios.

Montar um bom plano de negócios é fundamental para todo e qualquer negócio de sucesso, você já imaginou a dor de cabeça que seria construir uma casa sem um projeto?

Pois é, podemos fazer uma analogia entre as dificuldades de construir uma casa sem projeto e uma empresa sem plano de negócios.

Na prática, a chance de algo não sair como o esperado, gerando prejuízos é muito grande!

Sendo assim, evite dor de cabeça, quando o assunto é como abrir um comércio, comece pelo plano de negócios.

Confira o que não pode faltar no seu plano de negócios:

  • Estudo de concorrentes;
  • Investimento estimado para abrir o negócio;
  • Prazo de retorno estimado;
  • Estudo de concorrentes;
  • Localização ideal para o negócio;
  • Relação de fornecedores;
  • Dentre outros itens importantes.

2.Escolha a localização ideal para abrir um comércio

Após montar o plano de negócios você terá uma ideia geral sobre tudo o que precisa para montar o seu comércio.

Sendo assim, é hora de começar a colocar a mão na massa e escolher a localização e o ponto ideal para o seu negócio.

Você pode abrir um comércio em um ponto próprio ou alugado, no entanto, é importante que o negócio seja instalado em um local de fácil acesso e com um grande fluxo de pessoas.

Se possível, evite locais que vão precisar de despesas elevadas com reformas e adaptações, diminuindo assim, os custos para abertura da empresa.

Quando o assunto é como abrir um comércio, a localização pode fazer toda a diferença para a visibilidade do negócio e o sucesso das vendas!

3.Encontre bons fornecedores

Independente do ramo de atividade do seu comércio, a escolha de bons fornecedores será fundamental.

Antes de abrir a sua loja, busque por fornecedores que ofereçam preço justo, agilidade na entrega e produtos de qualidade.

Nesta etapa, vale uma pesquisa para descobrir quais são os fornecedores dos seus principais concorrentes.

Após listar os melhores fornecedores, faça cotações, negocie e garanta os melhores preços e condições de pagamento.

4.Invista em estratégias de marketing

Quando o assunto é como abrir um comércio, você não pode deixar de lado as estratégias em marketing e propaganda.

Não economize quando o assunto é a divulgação e visibilidade da sua empresa, defina estratégias de marketing, divulgue o seu comércio entre amigos, nas rádios da sua cidade e principalmente nas redes sociais.

Quanto mais pessoas sabendo da sua loja e dos produtos que ela oferece, melhor para o sucesso do seu negócio!

5.Ofereça um atendimento de excelência

Você que chegou até aqui em busca de informações sobre como abrir um comércio, não pode abrir mão da qualidade do atendimento.

Todos nós gostamos de receber um bom atendimento, portanto, é muito importante atender cada cliente com muita paciência e simpatia.

Procure oferecer uma experiência de atendimento diferenciada aos seus clientes e tenha certeza de que eles vão retornar em outras oportunidades, e além disso, vão contribuir para a divulgação do seu comércio entre parentes e amigos.

Abrir Empresa

6.Regularize o seu comércio

Para finalizar o nosso passo a passo sobre como abrir um comércio, não poderíamos deixar de lado, os aspectos relacionados à regularização do negócio.

Você precisará de alguns documentos e também de autorização da prefeitura para abrir a sua loja, veja quais são eles:

Para obter todos os documentos necessários para regularizar e abrir o seu comércio, você precisará do apoio e orientação de um contador.

Por sinal, é exatamente neste momento que a Já Calculei Contabilidade Online pode ajudar você, quer saber como?

Aqui não cobramos honorários para abertura da sua empresa, ou seja, quem escolhe os nossos serviços ganha abertura de CNPJ grátis!

Como a Já Calculei, você abre a sua empresa, não precisa se preocupar com os trâmites burocráticos e ainda garante uma importante economia!

Abrir empresa grátis com a Já Calculei é muito fácil, veja como funciona:

1.Você contrata o plano anual de contabilidade;

2.Ganha a abertura da sua empresa;

3.Paga apenas os impostos obrigatórios de abertura.

Aqui na Já Calculei você encontra planos sob medida para o seu comércio, com mensalidade a partir de R$ 99,00 e não precisa pagar taxas ou honorários contábeis para abrir a sua empresa.

Não perca mais tempo, garanta economia e conte com o apoio de especialistas, venha para a Já Calculei, clique aqui e solicite agora mesmo a abertura da sua empresa!