Contabilidade Para Empresas de Comércio

Por: | Data: junho 28, 2021

Contabilidade Para E-commerce

Mesmo com todas as transformações nos diversos segmentos do comércio, a contabilidade continua sendo parte fundamental dessa atividade. O aumento das tecnologias e consequentemente das vendas online, não tornaram menor a necessidade do setor de em investir em serviços de contadores. Apesar disso muitos gestores e empresas desconhecem o quanto esse profissional é essencial para a atividade. Venha conosco e confira neste artigo a importância da contabilidade para comércio.

Embora os serviços de contabilidade online pareçam uma mera formalidade exigida pela legislação, não é bem assim. Na verdade, uma contabilidade bem-feita e otimizada pode ser o diferencial entre uma empresa que se destaca da concorrência e uma que nada à deriva no mar das finanças.

Entre as atribuições mais comuns e conhecidas dos contadores estão:

  • A certificação do cumprimento da legislação por parte da empresa atendida.
  • O controle da movimentação financeira. Para isso se verifica as contas de entrada e saída.
  • Cálculo de impostos devido pela empresa.
  • Abertura e encerramento das atividades empresariais.

Porém, como dissemos, a atuação da contabilidade para o comércio vai muito além dessas funções, sendo uma das maiores geradoras de informações que podem orientar as tomadas de decisão dos gestores.

Contabilidade Para Empresas de Comércio

Gestão estratégia

A gestão estratégica pode ser entendida como o conjunto de procedimentos estabelecidos pelos gestores de uma empresa, considerando os ambientes internos e externos da entidade, mobilizando os recursos para o alcance otimizado dos objetivos e resultados.

Nesse sentido, a contabilidade online presta uma das principais contribuições ao setor de comércio. Ela é a responsável por entregar relatórios baseados nas atividades financeiras da empresa, de modo a tornar clara a situação monetária.

Com essa visão realista, interpretada pelos contadores, a gestão do negócio pode tomar decisões mais assertivas, baseadas em dados reais. Além disso, com os relatórios da contabilidade as projeções financeiras da empresa também possuem uma afinidade maior com o cenário real.

Por exemplo, uma empresa que está planejando uma expansão, pode ter uma grande referência nos relatórios patrimoniais, feitos pelo contador. Com isso, o planejamento de compra de imóveis para estoques e exposição de produtos pode ser executado de forma mais assertiva, evitando aquisições desnecessárias.

Além disso, ao repassarem os relatórios em linguagem adequada para o entendimento dos gestores, os contadores contribuem para melhorar a lucratividade da empresa.

Precisa de serviços contábeis? Não perca tempo, entre em contato com um de nossos especialistas.

Ajuda a manter a saúde financeira

Também chamada de desempenho financeiro, a saúde financeira de uma empresa reflete sua capacidade de manter as contas em dia e gerar lucros.

Essa área do comércio também é positivamente afetada pela gestão mais assertiva baseada nos relatórios contábeis.

Porém, uma outra forma de atuação da contabilidade online é auxiliando na redução dos tributos necessários ao funcionamento da empresa.

O setor contábil pode identificar e ajudar a diminuir as atividades tributáveis. Por exemplo, um comércio do seguimento de alimentos pode conseguir identificar quais são os produtos que geram mais impostos e apresentam vendas menores. Com isso, podem encontrar opções de alimentos mais rentáveis para a venda.

Um outro exemplo de como a contabilidade atua para melhorar o desempenho financeiro de um comércio, é quando os contadores trabalham como colaboradores na busca por financiamentos com menores juros. Ou ainda na procura de investimentos e produtos financeiros com menores tributações, para a alocação de recursos da empresa.

Além disso, o investimento em um bom serviço de contabilidade online, pode evitar que a empresa pague impostos maiores do que os realmente devidos.

Isso acontece, pois a parte tributária de um comércio pode ser bastante complexa. Ela pode conter diversas faixas e tipos distintos de tributação, precisar calcular valores em vários regimes tributários, lidar com redução de alíquotas, aproveitamento de créditos etc.

Assim, profissionais bem capacitados e experientes na área de comércio podem auxiliar a monitorar e resolver problemas relacionados ao desempenho financeiro das empresas desse setor.

O regime de tributação

Além do que descrevemos até agora e que já demonstra parte da importância da contabilidade para o comércio, há outra questão de grande relevância, a escolha do regime tributário.

Podemos definir regime de tributação como o sistema que regula a forma como cada empresa calculará e pagará seus impostos ao governo.

No Brasil, existem basicamente 3 tipos de regimes tributários:

Cada um desses sistemas se direciona a um tipo distinto de empresa. No entanto, escolher qual dos regimes é a melhor opção para um comércio depende de inúmeros fatores como porte da empresa, atividade exercida, faturamento etc.

A escolha correta do regime de tributação deve ser acompanhada por um contador. Ele será capaz de avaliar esses critérios, orientando à melhor opção.

Depois de toda essa exposição, acreditamos ter elucidado sobre alguns dos principais pontos sobre a importância da contabilidade para o comércio.

Além disso, ainda é importante ressaltar que por esses e outros motivos, as empresas que contam com bons serviços de contabilidade online encontram-se em situações muito mais favoráveis do que aquelas que não dão atenção aos seus setores de contabilidade.

Tags: , , , , ,