Por: Já Calculei | Data: setembro 16, 2021
Como abrir empresa como autônomo, ou seja, sem sócios? Você sabia que pode formalizar o seu negócio e abrir uma empresa mesmo que não tenha sócios?
Para profissionais que atuam na condição de autônomo abrir uma empresa pode trazer diversos benefícios, no entanto, muitos acabam não abrindo o seu CNPJ por diversos benefícios, dentre eles, por acreditar que precisam de um sócio ou então que vão pagar mais impostos.
Neste conteúdo, você vai descobrir como abrir empresa como autônomo e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.
Você que chegou aqui em busca de informações sobre como abrir empresa como autônomo precisa em primeiro lugar conhecer os benefícios dessa decisão.
Abrir uma empresa é uma das decisões mais importantes que você pode tomar, sendo capaz de gerar uma série de benefícios para você e para os seus negócios, veja:
Redução de impostos: O primeiro benefício para quem decide abrir empresa como autônomo é a redução de impostos.
O profissional autônomo que não tem CNPJ precisa contribuir com o IRPF – Imposto de Renda Pessoa Física, cuja alíquota pode alcançar 27,5% dos seus rendimentos.
Por sua vez, com um CNPJ, é possível pagar bem menos impostos.
Emissão de notas fiscais: Muitos contratantes exigem a emissão de nota fiscal para contratação de serviços, o que pode ser um problema para o autônomo que não possui CNPJ.
Ao abrir uma empresa você receberá autorização para emitir notas fiscais.
Empréstimos e financiamentos: O autônomo que decide abrir uma empresa passa a ter acesso a empréstimos e financiamentos em condições especiais para alavancar o seu negócio.
Contratação de funcionários: Quando o assunto é como abrir empresa como autônomo, uma das vantagens reside na possibilidade de contratar funcionários.
A contratação de funcionários é fundamental para que a sua empresa cresça e conquiste mais clientes.
Não precisa de sócios: Ao contrário do que muitos pensam, você não precisa de sócios para abrir a sua empresa.
Como podemos ver são inúmeros os benefícios que comprovam: abrir empresa como autônomo é um excelente negócio.
Você que chegou aqui buscando informações sobre como abrir empresa como autônomo, possui algumas opções disponíveis.
A legislação brasileira reserva três tipos de empresas para quem deseja montar um negócio como autônomo, veja quais são elas:
MEI – Microempreendedor Individual: O MEI é uma das opções para quem deseja abrir uma empresa como autônomo, sua principal vantagem está na economia de impostos.
A guia do MEI varia entre R$ 56,00 e R$ 61,00 de acordo com o tipo de atividade desenvolvida.
No entanto, esse tipo de empresa possui algumas restrições, dentre elas:
EI – Empresário Individual: Você que chegou até aqui buscando informações sobre como abrir empresa como autônomo, mas não deseja abrir um MEI pode optar pelo EI – Empresário Individual.
No EI, você não encontrará as restrições impostas ao MEI, e ainda assim poderá economizar no pagamento de impostos, sendo tributado no Simples Nacional.
SLU – Sociedade Limitada Unipessoal: Por fim, você que chegou até aqui buscando informações sobre como abrir empresa como autônomo, tem como opção a Sociedade Limitada Unipessoal.
A SLU, como também é conhecida, é a melhor opção para abertura de empresas individuais, pois além de não contar com as restrições do MEI, protege o patrimônio pessoal do empresário de dívidas da empresa.
Na prática, queremos dizer que os bens pessoais como casa e carro do proprietário de uma SLU não correm o risco de penhora para pagamento de dívidas da empresa.
Quando o assunto é como abrir empresa como autônomo, uma das dúvidas mais comuns diz respeito ao regime tributário.
São três opções a sua escolha:
Dentre as opções, o Simples Nacional é aquele que costuma oferecer as menores cargas tributárias para quem decide abrir uma empresa como autônomo.
No Simples, impostos federais, estaduais e municipais são unificados e pagos em guia única.
Quando falamos sobre como abrir empresa como autônomo, não podemos esquecer dos documentos necessários. Confira a lista:
Por mais que muitos acreditem que abrir uma empresa no Brasil é um processo lento e burocrático, veja que a lista de documentos é pequena.
Na prática, basta contratar uma contabilidade especializada na abertura de empresa e tudo ficará resolvido em poucos dias.
Talvez, você que chegou até aqui buscando informações sobre como abrir empresa como autônomo, ainda não tenha aberto a sua pessoa jurídica em razão dos custos para registrar um negócio.
Muitos acreditam que os custos para abrir empresa são elevados, sendo que na prática, a única taxa cobrada é a da Junta Comercial.
Para conferir as taxas da Junta Comercial do seu estado, clique aqui.
Além disso, é importante destacar que aqui na Já Calculei, você não paga honorários contábeis para abrir a sua empresa.
Aproveite a oportunidade, é economia certa para você e para o seu negócio!
Procurando um passo a passo sobre como abrir empresa como autônomo? É muito simples, veja o que você precisa fazer:
Após o pagamento da primeira mensalidade, a nossa equipe solicitará os documentos exigidos na abertura de empresas e cuidará de todo processo para você, incluindo:
Ficou com alguma dúvida, ou deseja saber mais? Clique aqui e entre em contato conosco!