Abrir CNPJ: Qual o CNAE ideal para meu negócio?

Por: | Data: agosto 2, 2021

abrir cnpj

O primeiro passo para começar a jornada do empreendedorismo é abrir sua própria empresa e se formalizar na Receita Federal. Para abrir CNPJ, definir o CNAE é uma das principais etapas desta missão. Ao fazer isto, você vai selecionar em qual área ou áreas a sua empresa vai atuar.

A partir da escolha do CNAE que você vai determinar, também, o enquadramento tributário da sua empresa. Você vai ser um microempreendedor ou uma micro empresa? Talvez uma empresa de pequeno porte (EPP)? Estes detalhes importantes vão derivar, entre outras coisas, da escolha das atividades do seu futuro negócio.

Neste texto, vamos falar sobre abrir CNPJ e qual o CNAE ideal para a sua empresa. Boa leitura!

O que é o CNAE?

Quem é microempreendedor ou empreendedor já deve ter ouvido falar do CNAE. Esta é a sigla para a “Classificação Nacional de Atividades Econômicas”, tema que costuma gerar muitas dúvidas.

Essas classificações foram criadas pelo Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) em 2018. Quem deseja se formalizar no mercado de trabalho como empreendedor, deve ficar de olho a essas classificações do CNAE.

Através das classificações mencionadas, o empreendedor poderá dar seguimento ao processo de abertura do CNPJ e seu enquadramento jurídico.

Qual a importância de escolher o CNAE ao abrir CNPJ?

Qual o serviço prestado pela sua empresa? Qual o produto que sua empresa vende? O que você fabrica? Todas essas questões devem ser respondidas ao selecionar o CNAE correto para seu empreendimento.

Apesar de a opção pelo cadastro de atividades ser um assunto complexo, é de suma importância fazer essa opção de forma correta. Ter dúvida em relação a essa classificação pode ser perigoso e um contratempo na hora de abrir o seu negócio.

Ninguém quer pagar mais do que deveria em impostos, não conseguir emitir uma nota fiscal ou até mesmo não conseguir cadastrar a empresa propriamente. Abrir CNPJ é coisa séria, e caso você tenha dúvida na hora de escolher o CNAE correto, uma boa sugestão é procurar ajuda profissional.

 abrir cnpj

Qual o CNAE certo para o meu negócio?

No site do CNAE você consegue ver todas as atividades registradas na plataforma, e também os seus códigos. As seções são organizadas por letras, em ordem alfabética. E nelas se encontram as atividades cadastradas.

Ao procurar por uma atividade, você deve ir primeiro em uma seção (por exemplo: F – CONSTRUÇÃO) e depois ver as atividades contidas nelas (neste caso: 41 – CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS, 42 – OBRAS DE INFRA-ESTRUTURA, 43 – SERVIÇOS ESPECIALIZADOS PARA CONSTRUÇÃO).

É de suma importância realizar essa etapa de categorização de forma correta, mesmo que as classes e subclasses sejam similares.

Contar com ajudar profissional no momento de abrir CNPJ pode ser o diferencial na hora de não cometer erros e evitar que todo seu trabalho e tempo investidos sejam em vão, e você tenha de fazer tudo de novo.

Gostou do texto? Certifique-se sempre de não ter nenhuma dúvida na hora de abrir sua empresa. Portanto, convidamos você a fazer o download do infográfico “O manual definitivo para tirar todas suas dúvidas sobre a abertura de uma empresa gratuitamente!”

Tags: ,