A importância da contabilidade para o profissional liberal

Por: | Data: agosto 25, 2021

A importância da contabilidade para o profissional liberal

A contabilidade é a área responsável por administrar o patrimônio de um negócio. Para realizá-la de forma prática e correta, você pode contar com uma plataforma de *contabilidade online*.

O gerenciamento da contabilidade financeira do empreendimento é de suma importância, tanto para empresas de grande porte quanto para profissionais liberais.

Isso porque há obrigações legais que regem o exercício do negócio e que devem ser respeitadas, a fim de evitar que o empreendimento sofra sanções, e os dados financeiros são a base para o planejamento estratégico.

Dentre algumas das obrigações legais que devem ser cumpridas que a contabilidade para profissionais liberais, podemos citar o pagamento de:

– Imposto de renda;

– Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);

– Programa de Integração Social (PIS);

– Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins);

– Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);

– Imposto sobre Serviços (ISS), entre outras.

Quanto ao planejamento financeiro, é preciso dispor dos seguintes demonstrativos:

– Balanço Patrimonial;

– Demonstração do Resultado do Exercício (DRE);

– Demonstração dos Fluxos de Caixa – DFC;

– Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL);

– Demonstração do Valor Adicionado (DVA), entre outros.

Para se informar mais sobre o assunto e saber a importância da contabilidade para o profissional de natureza liberal, confira o post a seguir!

Contabilidade Online

Quem pode ser considerado profissional liberal?

Antes de apresentarmos qual a importância da contabilidade financeira para os negócios, é importante distinguir o profissional liberal do autônomo, tendo em vista que muitas pessoas desconhecem essa diferenciação.

O profissional liberal é aquele que possui diploma de graduação emitido por alguma instituição de ensino superior e está registrado em seu respectivo conselho de classe ou ordem.

Esse registro é obrigatório para os profissionais que exercem alguma atividade reconhecida perante o Estado.

Por exemplo, a advocacia é uma profissão reconhecida e, consequentemente, regulamentada pelo Estado.

Portanto, o profissional que exerce atividade laboral nessa área deve estar devidamente cadastrado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O profissional liberal pode estabelecer vínculo empregatício com uma empresa ou atuar de forma independente, o que leva muitas pessoas a presumirem que todo profissional liberal é autônomo, o que não é verdade.

O profissional autônomo não precisa necessariamente dispor de um diploma para exercer uma atividade laboral, mas apenas estar registrado na prefeitura da cidade onde atua, a fim de que possa emitir nota fiscal e recolher impostos.

Qual a importância da contabilidade para o profissional liberal?

Agora que você já sabe mais sobre o que é contabilidade e o que define um profissional liberal, conheça cada ponto que torna a contabilidade ser muito relevante para os negócios.

Cumprimento da lei da contabilidade para o profissional liberal

O primeiro ponto que torna a contabilidade um ponto importante para qualquer empreendimento é o cumprimento da lei, uma vez que não segui-la implica sanções ao negócio.

Essas sanções, além de prejudicarem o equilíbrio financeiro, também impactam na imagem do profissional liberal que está por trás do empreendimento. Isso faz com que todo o trabalho fique prejudicado, além, é claro, da atuação do profissional.

Caso você desconheça as diretrizes legais que orientam a respeito do pagamento de impostos, é importante contar com o apoio de uma equipe especializada no assunto, como o time da Já Calculei .

Sistematização dos dados financeiros

O segundo aspecto que torna a contabilidade fundamental para os negócios é a sistematização dos dados financeiros, visto que é por meio deles que é possível compreender a real situação financeira do empreendimento.

Além disso, ao organizar todas as informações contábeis, há menos chances de atrasar pagamentos e pagar multas por atrasos, sofrer com a inadimplência de clientes ou extraviar documentos.

Manutenção do equilíbrio financeiro do negócio

Por fim, ao cumprir com as responsabilidades legais e sistematizar os dados, o profissional liberal consegue manter o equilíbrio financeiro do empreendimento.

Primeiramente porque o negócio não sofrerá sanções e multas por atraso ou não pagamento de despesas e impostos.

Em segundo lugar porque o profissional liberal contará com dados precisos sobre a situação financeira do negócio, a fim de embasar a tomada de decisão e a elaboração do plano financeiro anual.

Assim, o negócio poderá prosperar, de modo que seja possível reinvestir o lucro em aprimoramento da infraestrutura, capacitações técnicas para se atualizar e estratégias de marketing, por exemplo.

Como garantir que a contabilidade seja feita adequadamente?

Como você pôde perceber, a contabilidade financeira do profissional liberal do negócio é algo complexo e que exige conhecimento para que seja feito adequadamente, a fim de não causar prejuízos legais e/ou financeiros.

Para evitar equívocos na administração contábil, conte com uma consultoria na área ou transfira essa atividade para uma empresa especializada, como a Já Calculei, plataforma de *contabilidade online* que já conta com mais de 3 mil empresas por todo o Brasil.

Oferecemos planos de *contabilidade online* específicos para Microempreendedores (MEI), empresas de serviços ou comércio enquadradas no regime de tributação Simples Nacional e empresas de Serviços enquadradas no regime de tributação Presumido.

Tags: