SPC Serasa: Confira o que é e como consultar | Já Calculei Contabilidade





SPC Serasa: Confira o que é e como consultar

Por: | Data: fevereiro 1, 2022

SPC Serasa- Confira o que é e como consultar

SPC é a sigla para Serviço de Proteção ao Crédito, um dos serviços de consulta a informações de crédito, adimplência e inadimplência de pessoas físicas e jurídicas mais importantes do Brasil.

O SPC é um banco de dados vinculado à Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) que armazena e processa todas as informações de crédito dos consumidores com as empresas associadas.

Devido às suas características, a ferramenta é essencial para a análise de empresas e instituições financeiras na análise de perfil dos consumidores em operações de venda a crédito, concessão de empréstimos e financiamentos.

Já o SPC Serasa é um serviço mantido pela Serasa Experian, empresa que analisa dados de crédito e pagamento fornecidos por bancos e outras instituições financeiras.

Abrir Empresa

Ambos os mecanismos são utilizados para análise e proteção do crédito, sendo de grande importância para a redução de riscos associados às operações de crédito e financiamento em geral.

O que é score de crédito SPC Serasa?

O Score de Crédito SPC Serasa é uma pontuação que varia na escala de 0 a 1000, sendo utilizada para determinar o grau de risco de inadimplência de cada consumidor.

O Serasa Score considera uma série de informações em sua composição, dentre elas: o histórico de dívidas não pagas, negativações e pagamentos em atraso, a idade da pessoa e até mesmo a região de moradia.

A pontuação do Serasa está dividida em três faixas:

  • Grupo de Alto Risco: 0 a 300 Pontos
  • Grupo de Médio Risco: 301 a 700 Pontos
  • Grupo de Baixo Risco: 701 a 1000 Pontos

Na prática, quanto maior a pontuação, menor o risco de inadimplência, e, portanto, maiores as chances do indivíduo em questão de obter crédito no mercado.

Confira o risco percentual de inadimplência de acordo com a pontuação no Score Serasa:

  • 900 a 1000 – 5%
  • 800 a 899 – 10%
  • 700 a 799 – 15%
  • 600 a 699 – 19%
  • 500 a 599 – 25%
  • 400 a 499 – 33%
  • 300 a 399 – 45%
  • 200 a 299 – 83%
  • 100 a 199 – 93%
  • 0 a 99 – 96%

Por sinal, é justamente em função de uma pontuação baixa no SPC Serasa que muitas pessoas encontram dificuldades para conseguir cartões de crédito, empréstimos e financiamentos.

Como consultar SPC grátis?

Manter a pontuação no SPC Serasa elevada é fundamental para pessoas que planejam realizar alguma compra a prazo, solicitar um cartão de crédito ou contratar empréstimos e financiamentos.

Diante disso, a boa notícia é que os interessados podem consultar a sua pontuação no SPC Serasa gratuitamente pela internet.

Para consultar a pontuação e o status do seu CPF no SPC, siga o passo a passo abaixo:

1.Acesse o site do Serasa para consulta de CPF, clicando aqui.

2.Clique em “Consultar CPF”;

3.Informe o seu CPF e clique em “Continuar”;

4.Caso esse seja o seu primeiro acesso, clique na opção “Criar uma conta” na parte superior direita da tela;

5.Preencha o formulário e clique em “Criar Conta Grátis”;

6.Na tela de login informe sua senha de acesso e clique em “Continuar”.

Após o login, você poderá consultar gratuitamente a pontuação do seu CPF no SPC Serasa e a depender da sua pontuação, obter ofertas de cartão de crédito.

Como saber se o meu nome está sujo?

Para saber se o seu nome está “sujo”, ou seja, possui restrições no SPC Serasa, siga o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site ou aplicativo do SPC Serasa e clique em “Consultar CPF grátis”.
  2. Digite seu login e senha ou faça um cadastro gratuito na hora.
  3. Clique em “Meu CPF” e faça a consulta.

Após identificar restrições de crédito no seu CPF, procure o quanto antes as empresas em que você possui débitos para providenciar a regularização da dívida e melhorar sua pontuação no SPC Serasa.

Como aumentar o score de crédito?

Você já sabe o que é SPC Serasa e como consultar a pontuação e o status do seu CPF gratuitamente na internet.

Sendo assim, é hora de conferir algumas dicas que podem contribuir para aumentar o seu score e facilitar o acesso a empréstimos e financiamentos em melhores condições.

1.Mantenha o seu nome limpo

Apesar de não ser uma novidade, manter o nome “limpo” ao pagar as contas em dia, é o primeiro passo para quem pretende aumentar o score.

A inadimplência e o pagamento de contas em atraso são uns dos fatores que causam maior impacto na pontuação do seu CPF no SPC Serasa. Sabendo disso, pague suas contas em dia e negocie o quanto antes, débitos em atraso.

2.Tenha contas em seu nome

Quanto maior o número de contas de consumo e boletos no seu nome quitados em dia, melhor para a pontuação do seu CPF no Score.

Portanto, não tenha receio de colocar contas no seu nome. Vincule contas como água, luz, telefone e gás ao seu CPF e efetue os pagamentos rigorosamente em dia para aumentar sua pontuação.

3.Mantenha seus dados atualizados

Manter os dados de contato e endereço atualizados no SPC Serasa também pode contribuir para aumentar a sua pontuação.

Sabendo disso, acesse o SPC Serasa, atualize e confirme os seus dados de endereço e contato.

4.Utilize cartões de crédito

Muita gente acredita que utilizar cartões de crédito pode contribuir para redução na pontuação do Score, quando na verdade, é exatamente o contrário que acontece na maioria dos casos.

Você pode e deve utilizar cartões de crédito para pagar suas contas como estratégia para aumentar a sua pontuação no SPC Serasa, no entanto, tenha certeza que poderá pagar o valor total da fatura sempre em dia.

O pagamento das faturas de cartão de crédito em dia e no seu valor total é um dos fatores que contribuirá para aumentar a sua pontuação.

Contabilidade Online

5.Evite consultas ao seu CPF

Evite realizar diversas simulações de crédito e operações que necessitem de consulta ao seu CPF.

Um alto número de consultas em curto espaço de tempo pode reduzir significativamente a sua pontuação.

Conheça a Já Calculei

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog da Já Calculei e mantenha-se bem informado.

Procurando serviços completos em contabilidade, abertura de empresa grátis e planos acessíveis para o seu negócio? Clique aqui e entre em contato conosco!