Você sabe quais são os principais indicadores financeiros que uma empresa deve avaliar para monitorar o seu desempenho? Aliás, você sabe o que são esses indicadores?
A maioria dos empresários e empreendedores acabam administrando as suas empresas de forma passiva, sem se preocuparem muito com dados e informações de desempenho.
Pensando nisso, hoje a Já Calculei decidiu escrever um pouco sobre os principais indicadores financeiros que as empresas devem observar. Vamos começar?
O que são indicadores financeiros?
Para iniciarmos o assunto, antes de falarmos sobre os principais indicadores financeiros, é preciso explicar exatamente o que são indicadores e para que eles servem.
A definição mais simples é de que indicadores são o resultado da avaliação de desempenho de algum processo, que pode ser bom ou ruim, expresso em números ou porcentagem.
No caso, indicadores podem ser usados para mensurar qualquer coisa. Desde os resultados de uma empresa até mesmo aquilo que a sociedade ou um indivíduo faz.
Então, quando falamos de indicadores financeiros, estamos falando do desempenho financeiro de algo. Alguns exemplos de indicadores financeiros de empresas, são:
- Margem de lucro: Qual a porcentagem de lucro;
- CAC (Custo por aquisição): Quando se gasta para adquirir um cliente;
- Lucro bruto: Quanto a empresa lucrou depois dos descontos.
Vale ressaltar que existem inúmeros indicadores financeiros, alguns mais importantes e relevantes do que outros dependendo do tipo de empresas.
Como escolher quais indicadores financeiros avaliar?
Como existem indicadores financeiros demais, não se trata de uma boa ideia querer analisar todos eles em uma empresa. Ainda mais se for uma empresa pequena.
Na realidade, a administração deve focar no que ela considera os principais indicadores financeiros. Dessa forma fica muito mais fácil acompanhar a evolução da empresa.
No caso, antes de escolher quais são estes indicadores, pode ser importante avaliar:
- Os objetivos estratégicos da empresa: Isso significa definir onde que a empresa quer chegar e quais são suas metas de curto, médio e longo prazo;
- Os seus processos internos: De que forma a empresa trabalha, se ela é eficiente e o seu modelo de negócios.
Por fim, o ideal é fazer uma auto avaliação para se certificar de que as suas escolhas foram acertadas e também definir as prioridades da empresa.
A importância dos indicadores financeiros
Quando falamos sobre administrar uma empresa com a intenção de vê-la crescer e se tornar cada vez mais eficiente e lucrativa, é preciso que haja foco na organização.
Uma empresa desorganizada que não sabe de onde vem e nem para onde está indo, dificilmente consegue crescer de forma consistente. Por isso então existem indicadores.
No caso, pode-se usar os principais indicadores financeiros mais utilizados para mensurar se a empresa tem uma operação lucrativa ou não, e, por conseguinte, decidir o que fazer.
Indicadores financeiros têm como a sua principal finalidade apontar se o que a empresa está fazendo administrativamente é certo ou errado. Se a sua estratégia está funcionando.
Se não fossem os indicadores, a gerência da empresa estaria tateando no escuro, se guiando por sentimentos, achismos ou mesmo intuições, que não são nada científicas.
Com os indicadores financeiros, uma empresa é capaz de acompanhar a sua evolução ao longo do tempo e auferir tomadas de decisão baseadas em dados.
5 principais indicadores financeiros das empresas
Por mais que cada empresa tenha as suas particularidades que devem ser avaliadas no momento de escolher os indicadores financeiros, alguns são úteis para qualquer empresa.
Veja abaixo os 6 principais indicadores financeiros que podem sempre ser usados independente do segmento.
1. Margem Operacional
A margem operacional serve para mensurar o quão eficiente são os processos internos de uma empresa, ou o quanto ela gera de retorno por cada real em vendas líquidas.
Para descobrir a margem operacional, basta dividir o resultado operacional da empresa pela sua receita líquida. O resultado será mostrado em porcentagem.
Vale ressaltar que esse é um dos principais indicadores financeiros porque ele pode mostrar se a estratégia da empresa está dando resultados e se estes estão como o esperado.
2. Margem de lucro bruta
A margem de lucro bruta indica quanto uma empresa está ganhando com a venda de produtos ou serviços. Ela indica a rentabilidade real da empresa, antes dos descontos.
Sua principal utilidade é mostrar o desempenho do setor comercial, pois ela indica exatamente o quanto se está ganhando com cada venda feita.
O seu cálculo é feito obtendo o lucro bruto da empresa, dividido este pela receita total e depois multiplicando o resultado por 100, para achar uma porcentagem.
3. Ticket médio
Entre os principais indicadores financeiros que uma empresa deve ficar de olho, certamente o ticket médio é um que não pode ser ignorado de nenhum jeito.
Basicamente, esse indicador mostra qual é a média de valor que as pessoas gastam ao fazer compras em uma empresa, ou seja, o valor médio da compra de cada cliente.
Para calcular este indicador basta pegar o valor total auferido pelas vendas e dividir pelo número de compras. Geralmente ele se relaciona com a margem de lucro bruta.
4. Custo de Aquisição do Cliente (CAC)
O Custo de Aquisição do Cliente é um dos indicadores mais famosos, pois ele diz o quanto de dinheiro e recursos uma empresa precisa empregar para conseguir um cliente.
O ideal é que o valor do CAC seja menor do que o lucro que se obtém do cliente. Se este não for o caso, a empresa precisa repensar a sua estratégia e administração.
Vale ressaltar que o natural é que, conforme a empresa cresce, ela vai precisar cada vez menos investir para adquirir novos clientes, já que a sua estrutura vai facilitar o trabalho.
5. Retorno sobre o Investimento (ROI)
Por fim, temos o ROI. Este é um dos indicadores preferidos dos investidores quando eles querem avaliar se vale a pena ou não colocar o seu dinheiro em uma empresa.
No caso, este indicador serve para dizer o quanto de dinheiro a empresa recebe para cada 1 real investido, podendo ser aplicado a setores, projetos e até mesmo empregados.
Gostou de aprender sobre os principais indicadores financeiros das empresas? Então aproveite para colocar o blog da Já Calculei na sua lista de favoritos e ficar sempre de olho nas novidades.
Artigos Relacionados:
- Balanço Anual: o que é e como fazer!
- 10 dicas de gestĂŁo financeira para pequenas empresas
- EmissĂŁo de nota fiscal: tudo que vocĂȘ precisa saber sobre o…
- Veja como abrir uma empresa com pouco dinheiro
- Capital Social: o que Ă©, como definir e o que Ă© importante…
- ObrigaçÔes acessórias: Quais são e quais seus prazos?