O Que Faz O Contador e Por Que Ter Um Em Sua Empresa?

Por: | Data: abril 27, 2021

O que faz o contador?

O que faz o contador? Essa é uma dúvida muito frequente entre leigos e pessoas que não possuem muita experiência no ramo da contabilidade. 

O contador é o profissional contratado para cuidar de questões fiscais, tributárias, econômicas e patrimoniais de uma empresa, tendo a responsabilidade de lidar com os demonstrativos de resultados, contas a pagar e receber, impostos, entre outros.

Quer saber mais sobre esse assunto? Neste artigo você verá:

  • o que faz o contador?;
  • qual a importância do contador para uma empresa?;
  • 4 motivos para contratar o profissional de contabilidade.

O que faz o contador?

Para você entender de maneira simples e fácil o que faz o contador, listamos algumas das suas atividades dentro de uma empresa que, provavelmente, você já tenha ouvido falar, como:

  • controle de entradas e saídas;
  • elaboração de balanço financeiro;
  • administração de encargos trabalhistas;
  • auditoria de contratos;
  • elaboração de declaração de imposto de renda;

O contador é responsável por todas as burocracias fiscais, financeiras, jurídicas e administrativas de uma empresa, contribuindo para que todas as leis sejam seguidas e o bom desenvolvimento econômico da corporação. 

Qual a importância do contador para uma empresa?

O contador é de extrema importância para uma empresa. Isso porque, é ele que auxilia o empresário a tomar as melhores decisões para o seu negócio, levando como base a legislação e a sua experiência com as questões contábeis.

Com esse profissional você terá mais autonomia para lidar com outras tarefas, deixando a contabilidade na responsabilidade de quem realmente estudou e entende daquela situação. Assim, será possível evitar os erros e possíveis problemas com a justiça, como a sonegação de impostos, sendo um erro muito cometido por empresas despreparadas. 

Além disso, com um contador você terá acesso a informações e dados, que após analisados podem trazer diversas oportunidades de ganhos para o seu negócio. 

4 motivos para contratar um profissional de contabilidade

Agora que você já sabe o que faz o contador e qual a sua importância para uma empresa, é necessário ter em mente quais os motivos realmente relevantes para contratar esse profissional e quais serão as vantagens para o seu negócio. 

1. Possibilita o controle financeiro

Investir em um contador para a sua empresa possibilita um maior controle financeiro, pois ter informações de fácil acesso permite que o empreendedor conheça a sua situação financeira atual, como o fluxo de caixa, o capital de giro, os impostos a serem pagos e os débitos que estão pendentes. 

Ter essa visão geral fará com que evite possíveis falhas e análise o que pode estar fazendo o seu negócio perder dinheiro.

2.Otimiza o tempo

É muito comum encontrar empresários que disponibilizam o seu tempo para realizar também as questões fiscais do seu negócio, principalmente quando uma empresa foi recentemente aberta. 

No entanto, esse trabalho se torna pouco explorado quando existem outras tarefas a serem feitas, podendo ocasionar perdas financeiras e problemas jurídicos.

Por isso, o mais adequado seria contratar um contador para a sua empresa, fazendo com que você ganhe tempo para realizar suas funções com mais foco e deixando a contabilidade com o profissional. 

3. Fornece atualizações constantes

O universo tributário e fiscal passa por atualizações frequentemente. Em média, uma vez ao ano surgem novas leis e normas a serem seguidas e você precisa estar ciente disso.

Entender quais são as novidades e como elas podem interferir diretamente no seu negócio, é fundamental para evitar futuras complicações com o Fisco e os demais órgãos de fiscalizações. 

4. Auxilia nos contratos de compra e venda

Os contratos de compra e venda de uma empresa, além de documentos em geral, também são de responsabilidade de um contador a serem analisados. 

Isso porque eles são registrados em determinações fiscais e legais, necessitando de um especialista para ser auxiliar no entendimento. 

Dessa forma, você garante que os contratos estejam de acordo com as leis e evita fechar uma negociação que não seja bons e vantajosos para o seu negócio. 

Gostou de saber o que faz um contador e por que ter um em sua empresa? Para saber sobre esse assunto, leia o artigo: Como saber qual é a hora de fazer mudança de contabilidade?

Links alternativos:

Contabilidade online
Blog
Planos e Preços
Área do Cliente
Contato