O que é passivo? Obrigações, bens e direitos das empresas

Por: | Data: abril 7, 2022

O que é passivo? Obrigações, bens e direitos das empresas

Você sabe o que é passivo e qual a sua importância na gestão de negócios, análise e composição do balanço patrimonial das empresas?

Na contabilidade, o passivo está dividido em circulante e não circulante, sendo considerado um fator fundamental para a análise da evolução patrimonial de toda e qualquer entidade, seja ela com ou sem fins lucrativos.

No entanto, apesar da sua importância, muitos empresários e empreendedores não sabem como funciona o passivo, o que ele representa e como analisar a sua relevância na composição do balanço patrimonial.

Diante disso, a Já Calculei Contabilidade Online preparou um conteúdo completo sobre o assunto. Vale a pena conferir e entender de uma vez por todas o que é passivo e qual a sua importância.

O que é passivo na contabilidade?

De acordo com as normas de contabilidade, o passivo é uma obrigação presente da entidade de transferir um recurso econômico como resultado de eventos passados.

Em outras palavras, podemos dizer que passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos.

Contabilidade Online

Podemos dividir o passivo em:

  • Passivo não circulante: É o conjunto de obrigações que a empresa assumiu com seus credores e que possuem prazo de vencimento superior a um ano.
  • Passivo circulante: É o conjunto de obrigações que a empresa assumiu com seus credores e que possuem prazo de vencimento dentro de um ano.

Qual é a diferença entre ativo e passivo?

Após conhecer o conceito de passivo, também é importante que você conheça o significado de ativo, uma vez que ambos participam da composição do balanço patrimonial.

Na prática, enquanto o passivo é representado pelas obrigações das organizações, o ativo é o conjunto de bens e direitos que uma entidade possui.

Para facilitar e esclarecer o entendimento sobre o assunto, veja alguns exemplos de ativo e passivo:

Ativos:

  • Imóveis e Instalações;
  • Máquinas e Equipamentos;
  • Recursos financeiros em poder da organização;
  • Valores a receber.

Passivos:

  • Fornecedores a pagar;
  • Empréstimos e financiamentos;
  • Impostos e contribuições a pagar.

Na composição do balanço patrimonial, o passivo fica localizado no lado oposto ao ativo, conforme podemos observar na tabela abaixo:

Patrimônio
Ativo Passivo
Bens

 

Direitos

Obrigações

 

Patrimônio Líquido

O que é passivo circulante?

O passivo das empresas é dividido em dois grupos: passivo não circulante e passivo circulante.

Essa divisão leva em consideração o prazo para pagamento das obrigações que compõem o passivo das organizações.

Sendo assim, são considerados itens do passivo circulante, aqueles que precisam ser quitados em até 1 ano, ou seja, dívidas e compromissos de curto prazo.

Na prática, isso significa que no balanço patrimonial encerrado em 31 de dezembro de 2021, todas as obrigações que precisam ser pagas até 31 de dezembro de 2022, entram como passivo circulante.

O que é passivo não circulante?

Por sua vez, o passivo não circulante é representado pelas obrigações de médio e longo prazo, ou seja, aquelas cujo prazo para pagamento é superior a 12 meses.

Na prática, isso significa que no balanço patrimonial encerrado em 31 de dezembro de 2021, todas as obrigações que não precisam ser pagas até 31 de dezembro de 2022, entram como passivo não circulante.

De acordo com o art. 189 da Lei 6.404/76, o passivo circulante e o passivo não circulante devem ser classificados da seguinte forma:

“Art.180. As obrigações da companhia, inclusive financiamentos para aquisição de direitos do ativo não circulante, serão classificadas no passivo circulante, quando se vencerem no exercício seguinte, e no passivo não circulante, se tiverem vencimento em prazo maior, observado o disposto no parágrafo único do art. 179 desta Lei.”

Patrimônio líquido também é passivo?

Quando olhamos para a composição do balanço patrimonial, temos o seguinte:

  • Ativo: Bens e Direitos;
  • Passivo: Obrigações e Patrimônio Líquido.

Essa divisão causa certa confusão e, portanto, acaba sendo alvo frequente de dúvidas.

Diante disso, é importante esclarecer que de acordo com as normas contábeis vigentes, patrimônio líquido é a participação residual nos ativos da entidade após a dedução de todos os passivos.

Em outras palavras, isso significa que o patrimônio líquido de uma entidade pode ser encontrado por meio da seguinte equação:

Patrimônio Líquido = Bens + Direitos – Obrigações

Sendo assim, em uma situação hipotética onde a empresa venda todos os seus bens e pague todas as suas dívidas, o patrimônio líquido é o que “sobra”.

Por convenção, ele ocupa uma posição no lado do passivo, pois entende-se que o patrimônio líquido de uma entidade, nada mais é, que os valores devidos por ela aos seus sócios e fundadores.

Sendo assim, podemos concluir que o patrimônio líquido faz parte do passivo, mas não é uma obrigação com terceiros, mas sim, com o proprietário e sócios da organização.

Além disso, de acordo com a composição do balanço patrimonial, podemos dividir o patrimônio líquido em positivo, negativo ou nulo.

Importância do passivo na contabilidade

Ao longo desse conteúdo você descobriu o que é passivo e a sua relevância para composição do balanço patrimonial de uma entidade, com base nas normas da contabilidade.

Diante disso, vale destacar que conhecer o passivo e os demais componentes do balanço patrimonial, permite que empresários e gestores tomem decisões mais assertivas sobre o futuro dos seus negócios.

Contabilidade Online

O acompanhamento da evolução do passivo pode ser útil para:

  • Análise financeira e de endividamento da entidade;
  • Preenchimento e entrega de obrigações acessórias contábeis;
  • Elaboração de relatórios e demonstrativos diversos;
  • Dentre outros itens importantes.

Você acompanha a evolução do passivo, ativo e patrimônio líquido presentes no balanço patrimonial da sua empresa?

Conte com o apoio e assessoria de uma contabilidade que está realmente preocupada com os resultados dos seus negócios. Venha para a Já Calculei Contabilidade Online.

A Já Calculei atende empresas de todos os portes e segmentos em qualquer parte do Brasil.

Clique aqui e entre em contato conosco para conhecer mais sobre os nossos planos e serviços.