Nota Fiscal Eletrônica (NFe) — O Que São e Quais Suas Informações?

Por: | Data: novembro 30, 2020

Nota Fiscal Eletrônica (NFe) — O Que São e Quais Suas Informações?

A Nota Fiscal eletrônica (NFe), é um documento fiscal digital que tem a utilidade de registrar vendas e compras de produtos e serviços para fins fiscais. Ela é muito útil para empresas manterem suas finanças organizadas. Por isso, neste artigo, você vai saber mais sobre esse tipo de documento eletrônico. Confira!

O que é a NFe?

Esse documento surgiu em 2008 e serviu como base para a criação de outros modelos, como a Nota Fiscal do Consumidor (NFC-e) e a CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico). O que garante a validade jurídica da nota fiscal eletrônica é a assinatura digital e a autorização de uso dada pelo Estado.

Existem vários tipos de notas fiscais eletrônicas, conheça todas a seguir:

  • nota fiscal eletrônica (NF-e): o tipo mais conhecido e mais utilizado. Ela deve ser usada quando a empresa realiza a venda de produtos que exigem o pagamento do ICMS (Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços);
  • nota fiscal de serviço eletrônica (NFS-e): utilizada por prestadores de serviços e tem a função de substituir a declaração ao ISS (Imposto sobre Serviços);
  • conhecimento de transporte eletrônico (CT-e): utilizada na prestação de serviços de transportes de rodoviário de carga;
  • nota fiscal de consumidor eletrônica (NFC-e): esse tipo é voltado para o consumidor final como forma de substituir a típica nota impressa.

Qual a utilidade da nota fiscal eletrônica para empresas e clientes?

A nota fiscal eletrônica é muito importante para ter mais controle, organização e praticidade sobre as finanças da sua empresa.
A grande utilidade da nota fiscal eletrônica é a automatização de processos. Como qualquer tipo de atividade que pode ser feito de forma digital, a NFe ajuda a tornar os processos do seu negócio muito mais otimizados.

Afinal, o preenchimento manual, além de exigir mais tempo, pode implicar em erros de digitação. É esse tipo de problema que a nota fiscal digital evita.

Empreendedores que possuem e-commerce também têm todo o processo de vendas mais facilitado. Isso porque as notas podem ser enviadas por e-mail para seus clientes, melhorando a experiência dele com a empresa.

Quais informações devem estar presentes em uma NFe?

As informações que toda nota fiscal eletrônica deve reunir são:

  • emitente: dados da empresa, como CNPJ, endereço e contatos;
  • destinatário: dados da pessoa ou empresa que está adquirindo o produto;
  • produto: dados do produto que está sendo comercializado, assim como os impostos aplicados neles;
    valores dos produtos vendidos;
  • dados do transportador: fundamental para produtos que serão transportados até o seu destino final;
  • formas de pagamento: espaço onde são incluídos como o produto foi pago. Cartão de crédito, boleto, à vista ou outras formas;
  • assinatura digital: como comentamos acima, a assinatura digital é o que vai garantir a validade da nota fiscal.

Agora que você já sabe da utilidade da NFe, continue acompanhando o blog da Já Calculei e mantenha-se informado sobre todos os assuntos que empreendedores precisam saber para manter a saúde do seu negócio!

Tags: