Mulher empreendedora: qual a sua importância na sociedade

Por: | Data: abril 11, 2022

Mulher empreendedora

Você sabe qual é a importância do empreendedorismo feminino e o papel da mulher empreendedora na sociedade?

Neste conteúdo, vamos exaltar a garra e a determinação das mulheres que montaram ou pensam em empreender e montar o seu próprio negócio.

As mulheres empreendedoras são uma importante parcela da sociedade — e, por boas razões, pois elas contribuem para gerar empregos, ajudar a economia a crescer e melhorar o padrão de vida das pessoas.

Enquanto investem no crescimento de seus negócios, elas não só ajudam a si mesmas a alcançar seus próprios objetivos, como também ajudam muitas pessoas que estão ao seu redor.

Nos últimos anos, as mulheres tornaram-se cada vez mais interessadas e envolvidas no empreendedorismo. Embora tenham provado ser empreendedoras de sucesso, ainda há muito mais progresso a ser feito e oportunidades a serem alcançadas.

Sem dúvida alguma, as conquistas da mulher empreendedora e o crescimento do empreendedorismo feminino estão apenas começando.

Quando as mulheres estão na vanguarda dos negócios, a inovação é aprimorada, a produtividade aumenta, a criatividade se expande e a economia finalmente cresce.

Abrir Empresa

Mulher empreendedora e sua contribuição para a economia

Hoje, mais mulheres estão iniciando novos negócios do que nunca, conforme comprovou o State of Women-Owned Business, relatório divulgado pela American Express de 2019.

De acordo com o relatório, o número de empresas pertencentes a mulheres cresceu 21% entre 2014 e 2019, somente nos Estados Unidos.

Por sua vez, um estudo realizado com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnadc), mostrou que o número de mulheres à frente de um negócio no país fechou o quarto trimestre de 2021 em 10,1 milhões.

Os números relacionados ao crescimento e a participação da mulher empreendedora no mercado nacional e internacional são otimistas, no entanto, não podemos negar, que ainda existem disparidades que precisam ser corrigidas.

Se essas lacunas fossem fechadas, mais pessoas poderiam ser contratadas, a renda poderia aumentar, novos serviços poderiam ser oferecidos e mais produtos e bens poderiam ser vendidos.

É importante destacar que quando todos trabalham juntos para eliminar as barreiras e desigualdades, ganham não só os empresários, mas a sociedade como um todo.

Diante desse contexto, devemos reconhecer que se as empresas lideradas por mulheres estão gerando impactos positivos mesmo com essas disparidades, imagine qual seria o resultado se essas diferenças não existissem mais.

Inovação, Criatividade e Produtividade

As mulheres empreendedoras são conhecidas por reconhecer lacunas e necessidades não atendidas em suas comunidades e, em seguida, criar produtos ou serviços que atendam a essas necessidades específicas.

De acordo com pesquisas e levantamentos, cerca 50% das empresas pertencentes a mulheres se enquadram em segmentos de negócio que geram menos receita do que outros setores.

Isso pode nos mostrar, que as mulheres são mais propensas a iniciar um negócio, com base no seu impacto para sociedade, e não apenas considerando suas margens de lucro.

Por sua vez, outros proprietários de empresas podem iniciar um negócio, como uma empresa de tecnologia, porque sabem que esses tipos de negócios têm maior probabilidade de gerar uma grande quantidade de receita ao longo do tempo.

Diante desse contexto, não é surpresa que a resolução de problemas da sociedade esteja frequentemente ligada à criatividade e a participação da mulher empreendedora no mundo dos negócios.

As mulheres são fundamentais no mundo empresarial porque veem problemas e oferecem a solução perfeita e criativa para resolvê-los. Sua inovação e criatividade são incomparáveis ​​e necessárias em todos os tipos de indústria.

Quando problemas comuns são resolvidos, a sociedade se beneficia tornando-se mais produtiva e as empresas se beneficiam à medida que essas inovações são introduzidas e implementadas.

Por sua vez, a competição também aumenta entre as empresas à medida que cada uma delas procura a próxima melhor solução.

Dito isso, independente do motivo que leva uma mulher empreendedora a montar uma empresa, sua ideia de negócio precisa ser abraçada e apoiada.

Empreendedorismo feminino como um modelo a seguir

A chave para aumentar o número de mulheres empreendedoras no mundo é torná-las conhecidas e compartilhar suas histórias de sucesso com outras pessoas.

Ao ouvir essas histórias inspiradoras de sucesso, é mais provável que as mulheres se sintam motivadas para ir em busca dos seus objetivos e perseguir seus sonhos empresariais.

O poder de se conectar com outras pessoas com ideias semelhantes não deve ser subestimado, e a orientação deve ser o objetivo em qualquer setor para garantir que as mulheres recebam o máximo de apoio possível.

As mulheres são uma parte fundamental do empreendedorismo e continuarão a liderar as mudanças nos próximos anos. Por meio de sua engenhosidade, elas trazem consigo crescimento econômico, inovação, criatividade e produtividade.

Mulher empreendedora: veja como abrir a sua empresa

A Já Calculei Contabilidade Online, acredita no potencial do empreendedorismo feminino e defende a igualdade entre homens e mulheres no mundo dos negócios.

Acreditamos e mantemos nossas convicções, em um mundo melhor, com mais oportunidades para todos e uma economia crescente, com mais mulheres ocupando cargos de liderança no mercado de trabalho ou à frente dos seus próprios negócios.

Diante desse contexto, preparamos um passo a passo para você que é mulher e deseja empreender, veja como é fácil abrir a sua empresa.

1.Contrate um serviço de contabilidade

Contratar um serviço de contabilidade é o primeiro passo para mulheres que pretendem abrir a sua própria empresa.

O contador, está preparado para fornecer todas as orientações que as mulheres empreendedoras precisam, tirar suas dúvidas e cuidar dos trâmites para abertura das suas empresas.

Pensando em montar o próprio negócio, mas ainda não contratou um serviço de contabilidade?

Venha para a Já Calculei, um serviço de contabilidade que acredita na força da mulher empreendedora e oferece abertura de empresa gratuita!

Contabilidade Online

2.Separe os documentos necessários

Após contratar uma contabilidade, será preciso separar alguns documentos importantes, dentre eles:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de Residência;
  • Carnê IPTU ou inscrição imobiliária do imóvel sede da empresa.

3.Aguarde o registro e abertura da empresa

Por fim, basta aguardar alguns dias, enquanto a contabilidade cuida dos documentos e processos necessários para abertura da sua empresa, incluindo:

  • Registro na Junta Comercial;
  • Emissão do CNPJ;
  • Emissão do Alvará de Localização e Funcionamento.

Mulher empreendedora, coloque os seus planos em prática, clique aqui, entre em contato conosco e abra a sua empresa gratuitamente.