Empreendedorismo Digital: o que é e o que você precisa saber para começar um negócio digital





Empreendedorismo Digital: o que é e o que você precisa saber para começar um negócio digital

Por: | Data: abril 11, 2022

Empreendedorismo Digital

Incentivado pela forte expansão da internet e o desenvolvimento de novas tecnologias, o empreendedorismo digital vem crescendo.

Na prática, quanto mais pessoas utilizam a internet e buscam a facilidade que esse revolucionário meio de comunicação pode oferecer, mais o empreendedorismo digital cresce.

A ideia de trabalhar a partir de qualquer lugar do mundo e fazer dinheiro sem precisar sair de casa é muito tentadora e tem atraído um número cada vez maior de pessoas.

Pensando em empreender ou simplesmente deseja saber mais sobre o empreendedorismo digital? Não perca mais tempo, continue conosco e acompanhe esse conteúdo até o final.

Abrir Empresa

O que é empreendedorismo digital?

Empreendedorismo digital, nada mais é, que criar um negócio através da internet para vender produtos ou oferecer serviços para pessoas de todas as partes do mundo, em muitos casos, sem precisar fazer grandes investimentos.

Na maioria dos casos, por trás das empresas digitais, temos pessoas que trabalham nas suas próprias residências, apenas com uma conexão à internet, ou seja, sem precisar sair de casa.

Sem dúvida alguma, o conforto de trabalhar sem sair de casa é um dos mais relevantes benefícios deste modelo de empreendedorismo.

No entanto, não se pode deixar de observar que abrir um negócio sem precisar investir em um espaço físico também é um importante benefício, principalmente para quem não dispõe de muito capital inicial.

Confira alguns exemplos de profissões e negócios do meio digital:

  • Infoprodutores;
  • Afiliados;
  • Co-produtores;
  • Digital Influencers;
  • Social Media;
  • Gestores de Tráfego;
  • Youtubers;
  • E-commerces;
  • Agências de Marketing Digital;
  • Dentre outras possibilidades.

Basta uma rápida pesquisa na internet por termos, como empreendedorismo digital, mercado digital ou vendas online, para descobrir como um negócio digital pode ser de fato, lucrativo e recompensador.

Principais benefícios do empreendedorismo digital?

No tópico anterior, já comentamos sobre alguns benefícios do empreendedorismo digital.

No entanto, em função da importância e relevância do assunto, decidimos preparar uma lista completa, apresentando todos os benefícios que um negócio digital pode oferecer.

1.Mais tempo para passar com a família

Uma das vantagens proporcionadas pela internet é a possibilidade de trabalhar sem sair de casa, passando mais tempo com a família, enquanto acompanha de perto o crescimento dos seus filhos.

No entanto, isso não significa que você não terá uma rotina ou precisará trabalhar poucas horas do dia. No entanto, você estará sempre por perto da sua família, o que pode ser um importante combustível para melhoria da sua qualidade de vida.

2.Maior flexibilidade de horários

A internet funciona 24 horas por dia, e por isso, pode oferecer horários mais flexíveis para quem pretende investir em um negócio digital. Se você se considera mais produtivo trabalhando durante a noite, por exemplo, a internet lhe proporcionará essa possibilidade.

Além disso, quem empreende e monta o seu próprio negócio, não precisa cumprir horários rigorosos ou bater o relógio de ponto diariamente, o que permite uma conciliação mais flexível da vida pessoal e profissional.

Com o apoio do empreendedorismo digital, você terá mais tempo para resolver problemas do cotidiano, como ir ao banco e também para aproveitar a vida, fazendo viagens entre amigos e família.

3.Economia de custos

Quem investe no empreendedorismo digital pode trabalhar sem sair de casa, e com isso economizar em uma série de custos, dentre eles, a locação de um ponto ou sala comercial e todas as despesas para manter um imóvel comercial, como condomínio, água e energia, por exemplo.

Na prática, tudo o que você precisa é de um computador com acesso à internet, e é claro, de uma boa ideia de negócio para pôr em prática e começar a gerar uma boa fonte de receitas.

4.Você pode alcançar mais pessoas

De acordo com o We Are Social, mais de 4 bilhões de pessoas já possuem acesso à internet, número que representa mais de 50% da população mundial.

Números como o citado no parágrafo anterior, mostram que um negócio digital pode alcançar um número gigantesco de pessoas, não se limitando apenas a uma cidade, mas ao país inteiro e até mesmo outras partes do mundo.

Enquanto uma loja física vende apenas para pessoas próximas a ela, uma loja online pode vender para pessoas que estão a centenas ou até mesmo milhares de quilômetros de distância.

Como abrir um negócio digital

Agora que você já sabe o que é e quais são os benefícios do empreendedorismo digital, é hora de conferir o que é preciso para investir nesse mercado, aproveitar oportunidades e montar o próprio negócio.

1.Encontre uma oportunidade e monte um plano de negócio

Encontrar uma oportunidade e montar um plano de negócios para colocar suas ideias em prática, é o primeiro passo para quem pretende investir em um negócio digital.

Por sinal, você que acredita no empreendedorismo digital, tem diversas opções de negócios, à sua disposição, incluindo:

  • Abertura de e-commerces;
  • Desenvolvimento de sites e aplicativos;
  • Venda de cursos online;
  • Venda de e-books;
  • Canal no YouTube;
  • Marketing Digital;
  • Dentre outras possibilidades.

Escolha a oportunidade que mais se adequa ao seu perfil e objetivos. Em seguida, com base na sua escolha, monte um plano de negócios para colocar suas ideias em prática.

Abrir Empresa

2.Contrate uma contabilidade especializada em negócios digitais

Na sequência, você precisará registrar a sua empresa, e para isso, será necessário contratar os serviços de uma contabilidade para negócios digitais.

O profissional de contabilidade, oferecerá todo o apoio e assessoria que a sua empresa precisa para sair do papel e crescer ao longo do tempo.

Pensando em investir na abertura de um negócio digital, mas ainda não contratou os serviços de uma contabilidade especializada?

Não perca mais tempo, venha para a Já Calculei Contabilidade Online e tire os seus planos do papel.

3.Aguarde o registro e a abertura da empresa

Por fim, basta aguardar alguns dias, enquanto a contabilidade cuida dos trâmites necessários para abertura da sua empresa, o que inclui:

  • Registro na Junta Comercial;
  • Emissão do CNPJ;
  • Emissão da Inscrição Estadual e da Inscrição Municipal;
  • Emissão do Alvará de Localização e Funcionamento.

Com os documentos liberados, sua empresa estará pronta para entrar em atividade.

Para saber mais, tirar suas dúvidas e abrir a sua empresa gratuitamente, clique aqui e entre em contato conosco!