Entenda o que é capital social

Por: | Data: agosto 12, 2021

Entenda o que é capital social

O conceito de Capital Social é essencial desde os primeiros momentos da construção de uma empresa. Entretanto, muitos empreendedores ainda têm dúvidas a respeito do seu significado, bem como do emprego desse capital.

Dessa forma, o presente artigo visa esclarecer alguns pontos a respeito de Capital Social, bem como da sua aplicação na contabilidade online. Continue a leitura para saber mais a respeito.

O que é Capital Social?

Em linhas gerais, o Capital Social pode ser descrito como o valor do investimento realizado pelos sócios ou acionistas de um determinado negócio no ato da abertura da empresa. Dessa forma, ele representa o investimento bruto e o montante necessário para dar início às atividades de um negócio.

Logo, o Capital Social precisa considerar o tempo no qual a empresa ainda não será capaz de gerar retornos financeiros suficientes para se tornar sustentável. Assim, uma boa forma de conseguir um cálculo preciso é contratar uma empresa de contabilidade online, que ficará responsável pela determinação desse capital.

Qual a função do Capital Social?

Em termos de função, é possível destacar que o Capital Social serve para a manutenção da empresa nos seus momentos iniciais. Dessa forma, ele funciona como um recurso que pode ser usado para a compra de equipamentos necessários, bem como para a contratação de serviços.

Logo, esse investimento representa uma forma de garantir que a empresa terá tudo o que precisa para o seu desenvolvimento. Portanto, fazer uma definição correta do Capital Social é fundamental para o sucesso do negócio.

Como definir o valor necessário para o Capital Social?

Para fazer uma definição precisa do Capital Social, o mais recomendado é fazer uso dos serviços de um profissional especializado, como uma empresa de contabilidade online . Entretanto, existem alguns princípios que podem ajudar a nortear os empreendedores.

Isso acontece porque os valores variam bastante de acordo com o modelo de negócio. Uma empresa pode ser aberta, por exemplo, como uma Sociedade Limitada, o que terá custos diferentes do que iniciar como Empresário Individual. Logo, um profissional das Ciências Contábeis fará um cálculo mais preciso e evitará surpresas futuras.

Vale ressaltar que é sempre melhor começar com um Capital Social pequeno. Esse valor deve ser destinado às taxas relativas à abertura do negócio, ao certificado digital e, claro, aos ordenados pagos à empresa de contabilidade online que vai auxiliar no processo de abertura.

Caso você deseje consultar profissionais de qualidade e com experiência no ramo, visite o nosso site para obter mais informações.

Quais são os possíveis formatos de empresa?

Atualmente, existem vários formatos possíveis para a abertura de uma empresa. Os principais são o Empresário Individual, o EIRELI e o MEI. Assim, ao longo dessa seção as particularidades de cada um deles com relação ao Capital Social serão discutidas em maiores detalhes.

Como definir o Capital Social para Empresário Individual?

O formato de Empresário Individual pode ser usado por pessoas que pretendem iniciar um negócio sem qualquer tipo de sociedade. Além disso, ele possibilita flexibilidade em relação ao Capital Social e o empreendedor pode começar o seu negócio com qualquer quantia.

Porém, ainda assim é importante ter atenção às necessidades iniciais e escutar os conselhos de uma empresa de contabilidade online . Caso um valor muito baixo seja determinado, o empreendedor tende a ter problemas futuros.

Por outro lado, se o Capital Social for muito acima do necessário, diminui-lo posteriormente será um entrave desnecessário.

Como definir o Capital Social para EIRELI?

Uma empresa aberta como EIRELI precisa ter Capital Social mínimo de 100 salários mínimos. O valor não precisa ser comprovado no ato da abertura, mas precisa estar disponível, visto que a sua ausência pode gerar inconsistências nas declarações de Renda de Pessoa Física do ano seguinte.

Em caso de alterações do contrato social relativo à EIRELI, o empresário deve fazer atualizações no Capital Social. Trata-se de uma determinação legal e, portanto, ainda que seja bastante questionada, deve ser cumprida.

Abrir Empresa

Como definir o Capital Social para MEI?

O Microempreendedor Individual (MEI) pode começar um negócio com qualquer Capital Social. Entretanto, algumas pessoas tendem a confundir esse montante com o faturamento mensal, mas trata-se de duas coisas diferentes.

Assim, vale destacar que para os negócios abertos com o MEI será mais importante o limite de faturamento, visto que esse formato permite ao empreendedor somente R$6,750 mensais de lucro ou R$81 mil por ano. Logo, é um ponto que merece atenção.

É possível modificar o Capital Social de uma empresa que já existe?

Por fim, uma dúvida bastante comum está ligada às possibilidades de alteração no Capital Social de uma empresa. Assim, vale ressaltar que elas podem acontecer, mas são muito mais fáceis quando estão ligadas ao aumento do valor.

Isso acontece porque a redução pressupõe a ausência de dívidas e a modificação precisa ser publicada em jornal, algo que gera custos elevados. Então, é necessário esperar um período de 90 dias e, caso ninguém se manifeste contrariamente, o Capital Social poderá reduzido.

Tudo isso acentua a importância de contratar uma boa empresa de contabilidade online para realizar os cálculos relativos a esses valores. Assim, se você está pensando em abrir um negócio e ainda tem dúvidas sobre assuntos dessa natureza, entre em contato através do nosso site.

Tags: