Empresa Familiar: Veja o que é, saiba como funciona

Por: | Data: dezembro 20, 2021

Empresa Familiar

Montar a própria empresa é o sonho de muitos brasileiros, sobretudo em função dos benefícios que o próprio negócio pode oferecer, como maior flexibilidade de tempo e independência financeira.

No entanto, como todos nós sabemos, montar uma empresa é um grande desafio, que exige muita determinação e força de vontade. Diante disso, é muito comum que empreendedores se juntem a sócios ou até mesmo a outros membros da família para abrir uma empresa.

Quando membros de uma mesma família se juntam para montar um negócio, temos o que conhecemos como “empresa familiar”, assunto que será abordado com todos os detalhes ao longo desse conteúdo.

Abrir Empresa

O que é uma empresa familiar?

Empresa familiar é um tipo de negócio onde membros de uma mesma família gerenciam e administram em conjunto uma empresa, e em alguns casos, exercem até mesmo, suas atividades operacionais.

Existem diferentes tipos de empresa familiar, dentre os quais, podemos destacar:

  • Empresa familiar tradicional: Como o próprio nome sugere, é o tipo mais comum de empresa familiar.

Esse modelo de empresa, possui capital fechado e controle exclusivo dos membros de uma mesma família.

Em uma empresa familiar tradicional, a gestão da empresa é sempre realizada por membros da família, cujos sucessores e herdeiros são incentivados e capacitados para assumir a administração dos negócios que vão passando de geração em geração.

  • Empresa familiar híbrida: A empresa familiar híbrida possui maior flexibilidade em relação aos modelos anteriores.

Nesse modelo de empresa, o controle dos negócios é exercido pela família, com o apoio e presença de gestores profissionais em cargos de direção.

Em função das suas características, a empresa familiar híbrida é considerada um pouco mais flexível e profissional.

  • Empresa de influência familiar ou investimento: Por fim, uma empresa familiar de investimento, modelo onde muito embora, os membros da família possuam o controle estratégico dos negócios, a administração fica a cargo de investidores e gestores profissionais.

Dentre os modelos de empresa familiar apresentados, a empresa de influência familiar ou de investimento, é aquela que possui maior transparência.

Cultura de empresa familiar

As empresas familiares chamam a atenção e também podem ser definidas por algumas características próprias de cultura, clima organizacional, missão e valores que influenciam diretamente no modelo de gestão dos negócios.

Na sequência, destacamos os principais tipos de cultura familiar. Vale a pena conferir para entender mais sobre o assunto.

  • Cultura paternalista: A empresa familiar de cultura paternalista é a mais comum entre as empresas familiares disponíveis aqui no Brasil.

Esse tipo de cultura empresarial mantém relações rígidas de hierarquia e subordinação, cujo cargo de liderança é sempre exercido por um membro da família que possui total poder de decisão.

Devido a cultura forte, nesse tipo de empresa familiar, não costuma se admitir ou abrir espaço para opinião ou questionamento por parte dos funcionários, que neste caso, apenas obedecem e cumprem ordens.

  • Cultura Laissez-faire: Na cultura de empresa familiar Laissez-faire, existe uma relação bem definida de hierarquia e o poder para tomada de decisões estratégicas, permanece nas mãos dos proprietários, ou seja, do grupo familiar que administra e gerencia os negócios.

No entanto, os funcionários são mais respeitados e possuem maior liberdade para tomar decisões sobre os meios para alcançar os objetivos definidos pela alta gestão da empresa familiar.

  • Cultura participativa: Na empresa familiar de cultura participativa os membros da família e os demais colaboradores são tratados da mesma forma, ou seja, sem distinções.

Devido a característica desse tipo de cultura, os colaboradores encontram abertura para sugerir ideias, apresentar opiniões e participar mesmo que indiretamente da gestão dos negócios.

  • Cultura profissional: Por fim, temos a empresa familiar de cultura profissional, que possui como premissa básica a profissionalização da gestão dos negócios.

Nesse tipo de cultura a família que gerencia e administra os negócios pode controlar diretamente ou até mesmo indiretamente a empresa, sendo a gestão profissional, o pressuposto mais importante.

Quais são as vantagens de uma empresa familiar?

Uma empresa familiar pode ter alguns desafios que não estão presentes em outros tipos de empresa.

No entanto, é preciso destacar e reconhecer que esse tipo de empresa também possui os seus benefícios, dentre os quais, podemos destacar:

  • Confiança mútua entre os membros da família;
  • Autoridade bem definida e reconhecida;
  • Cultura e valores consolidados;
  • Interesse direto dos membros no sucesso dos negócios;
  • Maior celeridade para tomada de decisões.

Quando bem aproveitadas, as vantagens de uma empresa familiar podem garantir que o negócio em família se destaque da concorrência.

Quais as desvantagens de uma empresa familiar

Como não poderia ser diferente, apesar das suas vantagens, as empresas de gestão familiar também possuem desvantagens, dentre as quais, podemos destacar:

  • Falta de profissionalização dos gestores;
  • Falta de transparência e dificuldade de atrair investidores;
  • Riscos relacionados às disputas de interesse entre membros da família;
  • Decisões concentradas no seu fundador;
  • Mistura de aspectos sentimentais e profissionais.

Quando presentes e não controladas da maneira correta, as desvantagens das empresas de gestão familiar podem colocar os negócios em risco, levando a empresa até mesmo à falência.

Contabilidade Online

Exemplos de empresas famílias de sucesso

Existem muitos exemplos de empresas familiares de sucesso no Brasil e no exterior, dentre as quais, podemos destacar:

  • Walmart;
  • Volkswagen;
  • Porsche;
  • Berkshire Hathaway;
  • Itaú Unibanco;
  • JBS;
  • Odebrecht;
  • Camargo Corrêa;
  • Magazine Luíza.

Como abrir uma empresa familiar?

Sob o ponto de vista legal, o processo para abrir uma empresa familiar é o mesmo aplicado a outros tipos de empresas.

No entanto, é importante destacar que devido às suas características, esse tipo de empresa costuma ser constituída sob a forma de Sociedade Empresária Limitada, com capital distribuído entre diferentes membros de uma mesma família.

Se você pretende abrir uma empresa e procura por orientações e assessoria profissional para montar um negócio de sucesso, conte com o apoio da Já Calculei Contabilidade.

A Já Calculei é o serviço de contabilidade online que mais cresce no Brasil! Atendemos empresas de todas as regiões do país, oferecendo assessoria, orientação e serviços completos em contabilidade.

Para saber mais sobre os nossos serviços e abrir a sua empresa gratuitamente, clique aqui e entre em contato conosco!