Contabilidade para Marketplace: saiba tudo sobre o assunto

Por: | Data: setembro 2, 2021

Contabilidade para Marketplace

Em geral, sabemos que o sonho de qualquer negócio atuante na internet, é realizar o maior número de vendas possível, a fim de garantir a sua competitividade em seu setor de atuação. Contudo, não basta simplesmente focar em apenas vender, já que entre a relação de compra e venda, existem processos complexos e que precisam ser administrados pelo empreendedor.

Nesse quesito, podemos observar a importância da contabilidade, que atua justamente na fluidez dos processos financeiros, tributários e até mesmo os fiscais.

Quer saber mais sobre o assunto de contabilidade para marketplace? Então, confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas sobre a Contabilidade no marketplace.

Afinal, o que é marketplace?

Antes de tudo, o termo marketplace refere-se a um modo ainda mais coletivo quando o assunto é vendas. Ou seja, através dessa plataforma, muitas lojas podem acabar anunciando seus produtos, fazendo com que o cliente tenha uma gama de opções.

Entretanto, sabemos que o conceito de marketplace não é tão novo assim no mercado. Sabe-se que em nosso país, ele começou a ser implementado no ano de 2012, e de lá pra cá, diversas empresas e organizações acabaram aderindo a esse tipo de modelo de negócio. Porém, é bastante comum confundir um marketplace com um e-commerce.

Enquanto no e-commerce você encontra um produto Y e é enviado pela própria loja Y, no caso de um marketplace, por exemplo, você pode escolher uma loja Y e comprar um computador que está sendo vendido pela loja X. Essas são as principais diferenças entre um e-commerce e um marketplace.

Abrir Empresa

Quais são as vantagens e benefícios do marketplace?

Devido a crescente evolução da tecnologia no mundo atual, podemos perceber o quanto a internet tem predominado cada vez mais a nossa rotina. Dessa forma, as pessoas estão cada vez mais conectadas, a fim de realizar a compra de produtos e serviços pela internet.

Logo, o marketplace apresenta-se aos usuários como uma forma ainda mais prática de compras. Ou seja, através dessa plataforma, é possível escolher o produto com o melhor preço em poucos cliques, sem contar que pode efetuar a compra em diversas lojas e fazer somente um único pagamento, ao invés de simplesmente passar por diversos processos de pagamento em diversos sites.

Olhando para o lado do lojista, entendemos que esse processo trata-se de uma colaboração. Isso porque, ao anunciar seus produtos em marketplaces, os negócios — sejam eles grandes ou pequenos — podem obter ainda mais visibilidade, e logo, conseguirão alcançar ainda mais vendas.

Para mais assuntos como este, basta acessar o nosso blog e conferir dicas exclusivas sobre o tema.

Se formos nos basear nesse conceito, podemos dizer que é basicamente o mesmo encontrado em lojas físicas de um shopping, por exemplo. As pessoas podem acabar entrando no estabelecimento para fazer compra de um produto de outra loja, mas acabam vendo os produtos de outra vitrine e acabam comprando também. Então, seguindo essa linha, diríamos que o marketplace nada mais é do que uma vitrine em um shopping center no meio virtual.

Além da visibilidade, os negócios e empresas atuantes no marketplace também podem ganhar reputação, juntamente com o consumidor. Quando uma loja de pequeno porte e menos conhecida acaba colocando seu produto no marketplace de uma gigante no mercado, acaba conseguindo quebrar objeções de compra que estão ligadas à falta de confiança, entre outros relacionados.

Por que a contabilidade é essencial para o marketplace?

Após entendermos a devida importância do marketplace para vendas, está na hora de adentrarmos ainda mais nos processos de compra e venda realizados pelos lojistas, bem como suas relações com seus clientes. Sabemos que existem documentos que precisam ser emitidos, tributos que precisam ser pagos, e questões de gestão que precisam estar alinhados.

Nesse quesito, a contabilidade para marketplace é essencial, pois um negócio no marketplace não consegue sobreviver sem prestar atenção nesses processos. Por esse motivo, confira abaixo as principais vantagens e benefícios de uma contabilidade no marketplace:

1. Acompanha a legislação

Como bem sabemos, a legislação acaba sendo extremamente complexa em alguns aspectos, e aparece como um dos principais desafios para a contabilidade marketplace, bem como a gestão financeira do negócio. Isso porque existe uma linguagem muito técnica, e às vezes acaba ficando difícil acompanhar todas as essas regras e diretrizes.

Logo, negócios que trabalham sem essa segurança, podem estar submetidos a um ambiente ainda mais inseguro, sem contar que ficam ainda mais sujeitas a cometer falhas na prestação de contas. Dessa forma, interpretar e conhecer as leis de forma correta acaba aumentando a credibilidade da marca e evita multas pesadas advindas dos governos.

2. Oferece um planejamento tributário eficiente

Um dos primeiros aspectos verificados pela contabilidade para marketplace é o tipo de regime tributário em que esse negócio está enquadrado. Isso porque a legislação atual prevê três tipos de Regime: Lucro Presumido, Lucro Real e Simples Nacional.

Logo, o enquadramento dependerá da receita bruta que a empresa ganha. E nesse ponto, a contabilidade conduz a marca por todo esse processo.

Contabilidade Online

3. Gestão mais otimizada

Caso você não saiba, a gestão da contabilidade para marketplace não está limitada somente à área financeira, pois ela atinge diversos processos em um negócio, especialmente no marketplace. Um exemplo a citar disso, é que a contabilidade também atua no setor de estoque da sua loja virtual, buscando meios para reduzir custos e otimizar ainda mais as vendas de seus produtos.

Gostou desse artigo de contabilidade para marketplace? Agora que você já conhece a importância da contabilidade para o marketplace, que tal conhecer os nossos serviços? Acesse agora mesmo o nosso site e saiba como podemos ajudar seu marketplace a ter ainda mais resultados.

Tags: