Como transformar salário CLT em PJ?

Por: | Data: junho 7, 2022

Como transformar salário CLT em PJ?

Como transformar salário CLT em PJ? Essa é uma dúvida muito comum entre aqueles que estão analisando a possibilidade de migrar do regime CLT para o modelo PJ.

É preciso reconhecer que nos últimos anos houve um importante crescimento no número de funcionários migrando de CLT para PJ, com a maior parte deles em busca de autonomia e remunerações melhores.

Contudo, também precisamos considerar que ainda tem muita gente que sonha em trabalhar como PJ, mas não sabe realizar o cálculo necessário para transformar salário CLT em PJ.

Sem este cálculo, é possível que o profissional se engane e acabe migrando para uma opção que apesar de aparentemente mais vantajosa, não lhe garantirá uma remuneração efetivamente maior, conforme previsto.

Em função deste cenário, a Já Calculei Contabilidade Online vai explicar passo a passo, tudo o que você precisa saber e levar em consideração para transformar seu salário CLT em remuneração PJ.

Para saber mais e esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto, continue conosco e acompanhe este conteúdo e todos os seus detalhes, até o final.

Quais as diferenças entre CLT e PJ?

Ao falar sobre o processo de transição de CLT para PJ, nada melhor que esclarecer e listar as principais diferenças entre estes modelos de trabalho e prestação de serviços.

Como futuro profissional PJ, você precisa em primeiro lugar, conhecer as principais vantagens e desvantagens da sua decisão.

Contabilidade Online

1.CLT

O profissional CLT é aquele que trabalha sobre as regras de um contrato firmado dentro das determinações previstas na CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas.

A esse tipo de profissional, a legislação garante uma série de direitos e benefícios, dentre os quais, podemos destacar:

  • Remuneração mínima (salário mínimo);
  • Jornada de trabalho semanal (carga horária);
  • Recebimento de férias anuais remuneradas;
  • Recebimento de 13º salário;
  • Descanso semanal remunerado;
  • Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS.

Além dos benefícios listados, os profissionais CLT contam com direito a uma série de verbas trabalhistas em caso de demissão sem justa causa e recebem o seguro desemprego.

Por outro lado, quem trabalha sob regime CLT precisa cumprir as regras e normas estabelecidas pelas empresas, respeitando dentre outros itens, as ordens dos seus superiores (hierarquia) e o horário de trabalho pré-estabelecido.

Por sinal, a hierarquia profissional e a pouca flexibilidade de horários estão entre os fatores que motivam muitos profissionais a migrar de regime e transformar salário CLT em PJ.

2.PJ

Quem trabalha como PJ é dono da sua própria empresa, ou seja, possui um CNPJ e presta serviços a partir do mesmo, sem necessidade de vínculo trabalhista com as empresas contratantes.

Na prática, ao invés de funcionário, o profissional PJ é um prestador de serviços, sendo, portanto, independente para tomar suas próprias decisões e guiar suas ações, sem se sujeitar a hierarquia profissional, por exemplo.

Normalmente, quem escolhe este caminho está em busca de independência financeira e crescimento, pois sabe que poderá prestar serviços para várias empresas, conquistar remunerações maiores e aos poucos expandir os seus negócios.

Contudo, para obter os benefícios que um vínculo PJ pode oferecer, o profissional precisa abrir mão das garantias.

Além disso, é muito importante compreender como transformar salário CLT em PJ para não tomar decisões equivocadas e acabar no prejuízo.

Como transformar salário CLT em PJ?

Para transformar salário CLT em PJ, você precisa compreender que não basta encontrar uma oportunidade do tipo PJ, com a mesma remuneração que você recebe como CLT.

Isso acontece, pois como PJ, você perderá alguns benefícios garantidos aos profissionais CLT e, portanto, precisará compensá-los, através de uma remuneração maior.

Você precisa calcular um acréscimo mensal que inclua os valores que receberia a título de férias, 13º salário, fundo de garantia e benefícios como vale-transporte a auxílio alimentação.

Considerando todos os itens listados acima, o profissional que deseja migrar para PJ, precisa encontrar uma oportunidade que ofereça uma remuneração entre 40% a 50% maior que o seu salário como CLT.

Sendo assim, se você recebe como CLT R$ 2.000,00 não deve considerar propostas de trabalho PJ que paguem menos de R$ 2.800,00 mensais.

Contabilidade Online

Quais as vantagens de transformar salário CLT em PJ?

Agora que você já sabe que para transformar salário CLT em PJ, precisa considerar um acréscimo de no mínimo 40% na sua remuneração.

Sendo assim, agora é hora de conferir as principais vantagens de migrar de modelo de prestação de serviços e trabalhar como PJ.

  • Liberdade e flexibilidade: Como prestador de serviços, você não estará sujeito a hierarquia profissional e poderá tomar suas decisões com maior autonomia.

Na prática, o que importa mesmo é que você consiga entregar ao contratante os serviços que foram combinados, respeitado o prazo acordado entre as partes.

  • Remuneração maior: Como ficam livres de encargos e benefícios trabalhistas, as empresas costumam oferecer remunerações maiores e mais atrativas para profissionais PJ.

Além disso, como PJ, você terá maior autonomia para negociar a remuneração que espera receber pelos serviços prestados.

  • Possibilidade de crescimento: Como todos nós sabemos, no regime CLT, muitas pessoas não conseguem o crescimento e a ascensão profissional que tanto almejam.

Por sua vez, como prestador de serviços, o seu crescimento estará diretamente relacionado ao seu esforço e a sua capacidade de conquistar e reter clientes.

Como abrir CNPJ e trabalhar como PJ?

Por sua vez, agora que você já sabe como transformar salário PJ em CLT e conhece os principais benefícios desta decisão, veremos neste tópico, como abrir o seu CNPJ.

Veja como funciona:

  • Efetue o seu cadastro em nosso chatbot, clicando aqui;
  • Escolha o plano ideal para os seus negócios;
  • Efetue o pagamento da primeira mensalidade;
  • Forneça os documentos solicitados e aguarde a abertura do seu CNPJ.

Com a Já Calculei Contabilidade Online tudo fica mais fácil e você conquista o seu CNPJ em poucos cliques, sem sair de casa.

Para saber mais, entre em contato conosco, efetuando o seu cadastro em nosso chatbot ou clique aqui e fale com um dos nossos contadores por WhatsApp!