Como pagar menos impostos como PJ no Brasil?

Por: | Data: junho 7, 2022

Como pagar menos impostos como PJ no Brasil?

É cada vez maior o número de profissionais que decidem migrar do regime CLT para PJ, seja em busca de melhores remunerações, flexibilidade de horários ou para pagar menos impostos.

Mas, afinal, como pagar menos impostos como PJ no Brasil? Para responder este tipo de pergunta, vamos apresentar neste conteúdo, todos os detalhes da tributação para profissionais que decidem atuar como pessoa jurídica.

Desta forma, vamos ajudar você a entender o funcionamento dos impostos e a encontrar o melhor caminho para economizar.

Por fim, aqui você também vai conferir o que é necessário para abrir uma empresa e trabalhar como PJ.

Deseja saber mais sobre o assunto e esclarecer todas as suas dúvidas? Continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final.

Contabilidade Online

Quais as diferenças de tributação entre CLT e PJ?

Quando o assunto é como pagar menos impostos como PJ, o primeiro ponto que precisamos levar em consideração, são as diferenças entre a tributação sobre a renda de cada profissional.

A legislação fiscal brasileira, reserva um modelo de tributação para profissionais CLT e outro completamente diferente para profissionais PJ.

Curiosamente e ao contrário do que muitos acreditam, no primeiro caso, ou seja, no regime CLT a tributação costuma ser significativamente maior, tanto para as empresas, como também para os trabalhadores.

  • Encargos da CLT para empresas: Quando uma empresa contrata profissionais CLT, ela estará obrigada a contribuir para o INSS Patronal, para o FGTS, e além disso a conceder férias, 13º salário, vale-transporte e outros benefícios.
  • Encargos para funcionários CLT: Por sua vez, os funcionários também contribuem para o INSS e a depender do valor da sua remuneração, para o IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física), cuja alíquota pode chegar a 27,50%, isso sem considerar outros possíveis descontos que aparecem no holerite.

Por sua vez, quando contrata um profissional PJ, as empresas não precisam contribuir para o INSS Patronal, FGTS e nem mesmo conceder benefícios como férias, 13º salário e vale-transporte.

Já os trabalhadores que trabalham como PJ, conseguem:

  • Negociar remunerações melhores;
  • Conquistar flexibilidade de horários;
  • Encontrar melhores oportunidades;
  • Pagar menos impostos.

Por falar em pagar menos impostos, trabalhadores PJ podem ser tributados no Simples Nacional, cuja alíquota para boa parte dos profissionais é de apenas 6% ao mês.

O percentual em questão é bem menor que o praticado no Imposto de Renda sobre a remuneração como CLT.

Com isso, certamente, você que chegou até aqui já começou a entender mais sobre como pagar menos impostos como PJ e os motivos que estão levando muitos profissionais a migrar de CLT para PJ, não é mesmo?

Quanto de imposto paga um profissional PJ?

O valor dos impostos pagos por um profissional PJ, vão depender de alguns fatores, dentre os quais, podemos destacar:

  • Regime tributário escolhido;
  • Tipo de atividade desenvolvida;
  • Fator R apurado no Simples Nacional;
  • Dentre outros fatores importantes.

No entanto, como regra, aqueles que atuam como PJ e são tributados pelo Simples Nacional, podem pagar uma guia única mensal em valor equivalente a 6% do seu faturamento.

Por sua vez, aqueles que decidem atuar no Lucro Presumido, contribuem com alíquotas que variam entre 13,33% e 16,33% sobre o faturamento mensal.

Em ambos os casos, é possível obter uma boa economia e pagar menos impostos como PJ. Além disso, vale destacar que as oportunidades para profissionais PJ costumam oferecer remunerações maiores e mais atrativas.

Dicas para pagar menos impostos como PJ no Brasil

Se você já decidiu que deseja migrar do regime CLT para o modelo PJ, é hora de conferir algumas dicas para pagar menos impostos e garantir uma importante economia todos os meses.

Para ajudar você, vamos apresentar na sequência, algumas dicas de grande relevância.

1.Escolha o regime tributário adequado

Dados do IBGE apontam que 95% das empresas brasileiras pagam mais impostos que o necessário e com isso acabam comprometendo os resultados dos seus negócios.

Na maioria dos casos, esse índice está associado à falta de orientação contábil especializada e em razão de erros na escolha do regime tributário mais econômico para cada negócio e tipo de atividade.

Atualmente, são três regimes tributários disponíveis em nosso país: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.

Cabe ao profissional PJ, sob a orientação do seu contador, escolher a alternativa mais econômica para os seus objetivos.

2.Tenha um planejamento tributário completo

Com o apoio de uma contabilidade especializada, o profissional PJ pode ter acesso a um planejamento tributário completo que lhe permita pagar menos impostos.

Contabilidade Online

O planejamento tributário é uma ferramenta que analisa diversos cenários e ajuda as empresas a encontrar o caminho para pagar o menor volume possível de impostos, sem ferir ou burlar a legislação.

3.Não sonegue impostos

Muitos profissionais PJ acreditam que podem pagar menos impostos sonegando e que a prática não será descoberta pelo fisco.

No entanto, é preciso destacar que a aparente economia associada à sonegação pode se transformar em uma enorme dor de cabeça.

Além das multas e juros incidentes sobre os impostos não recolhidos, o profissional PJ pode responder por crime de sonegação, cuja pena pode resultar em sua prisão.

Como abrir uma empresa e pagar menos impostos como PJ?

Agora que você já sabe que é possível pagar menos impostos como PJ e encontrar oportunidades de trabalho com remunerações mais atrativas, é hora de conferir o que é preciso para abrir o seu CNPJ.

Muitos profissionais acreditam que abrir um CNPJ para atuar como pessoa jurídica é complexo e envolve altos custos, quando na verdade, podem abrir a sua empresa através da internet e de forma gratuita.

Aqui na Já Calculei Contabilidade Online, você abre o seu CNPJ sem sair de casa e de forma gratuita, ou seja, sem precisar pagar honorários contábeis.

Para ter acesso a este benefício, tudo o que você precisa fazer é assinar um dos nossos planos anuais de serviços contábeis, com mensalidades a partir de R$ 99,00.

Saiba mais, esclareça suas dúvidas e solicite a abertura do seu CNPJ, entrando em contato conosco!