Como faço para abrir uma MEI: Passo a passo completo | Já Calculei





Como faço para abrir uma MEI

Por: | Data: março 23, 2022

Como faço para abrir uma MEI

Como faço para abrir uma MEI? Esse é um dos termos que pessoas interessadas em empreender e abrir o próprio negócio costumam pesquisar e procurar na internet.

Sabendo disso, a Já Calculei Contabilidade Online, decidiu preparar um conteúdo completo sobre o assunto, com o objetivo de ajudar e auxiliar futuros empreendedores na realização e concretização dos seus planos.

Abrir uma MEI pode ser muito mais fácil do que você acredita e além disso lhe garantir muitos benefícios, sendo, portanto, uma das melhores alternativas para quem pretende iniciar uma caminhada e trajetória empreendedora.

Deseja saber mais sobre o assunto, tirar todas as suas dúvidas e descobrir o que é preciso fazer para abrir uma MEI gratuitamente?

Se a sua resposta foi “Sim”, não perca mais tempo, continue conosco e acompanhe esse conteúdo até o final para ficar por dentro de tudo!

Abrir Empresa

O que é MEI?

Quando a dúvida é como faço para abrir uma MEI, a primeira coisa que você precisa saber, é de fato o que é MEI e se essa realmente é a opção ideal para os seus objetivos de negócio.

MEI é a sigla para Microempreendedor Individual, uma categoria empresarial destinada a empreendedores que desejam formalizar suas atividades ou montar um pequeno negócio.

Quem decide abrir um MEI, tem acesso a uma série de benefícios, dentre eles, o direito à aposentadoria e benefícios do INSS.

Conheça as principais características desse tipo de empresa:

  • Limite de faturamento: De acordo com a legislação em vigor, o limite de faturamento anual do MEI é de R$ 81 mil. No entanto, existem projetos em andamento para reajustar esse limite.
  • Limite para contratação de funcionários: O MEI pode trabalhar sozinho ou se desejar contratar um funcionário para lhe auxiliar, desde que a remuneração oferecida não seja superior ao piso da categoria profissional do colaborador contratado.
  • Lista de atividades: Ao contrário do que muitos pensam, o MEI não está disponível para qualquer tipo de negócio, mas apenas para aqueles disponíveis na lista de atividades permitidas.
  • CNPJ e notas fiscais: Assim como qualquer outra empresa, o MEI recebe um CNPJ e possui permissão para emitir notas fiscais de venda e também de prestação de serviços.

Como faço para abrir uma MEI: documentos necessários

Quando o assunto é como faço para abrir uma MEI, o interessado precisa tomar nota dos documentos e informações necessárias para realizar o seu cadastro.

Ao contrário do que a maioria pensa, a lista de documentos e informações exigidas de quem pretende abrir uma empresa como microempreendedor individual é bastante reduzida, visando desburocratizar e facilitar o processo.

Por sinal, uma das premissas básicas do MEI é tornar a abertura de empresas um processo acessível para todos e livre de burocracias.

Sendo assim, para abrir uma empresa como microempreendedor individual, você precisará apenas das seguintes informações:

  • RG e CPF;
  • Título de Eleitor ou Declaração de Imposto de Renda;
  • Comprovante de Residência;
  • Dados de contato;
  • Endereço da futura empresa (em alguns casos, pode ser sua própria residência);
  • Lista de atividades a serem desenvolvidas.

Você pode consultar a lista completa de atividades permitidas para o MEI, clicando aqui.

Será preciso definir uma atividade principal, mas você pode incluir até 15 atividades secundárias no seu CNPJ.

Como faço para abrir uma MEI: passo a passo

Se uma das premissas do MEI é tornar o processo para abertura de empresa fácil e descomplicado, imagina com um passo a passo!

Pensando em você que chegou até esse conteúdo em busca de informações sobre “como faço para abrir uma MEI”, a Já Calculei preparou um passo a passo completo e objetivo.

Seguindo com atenção as orientações do passo a passo abaixo, você abrirá a sua empresa de forma simples e rápida, sem qualquer complicação ou perda de tempo.

Veja como funciona:

1.Acesse o Portal do Empreendedor;

2.Clique na opção “Quero ser MEI”;

3.Em seguida, clique em “Formalize-se”;

4.Crie uma conta “GOV.BR” ou acesse com sua senha;

5.Forneça os documentos e informações solicitadas;

6.Escolha as atividades do MEI;

7.Confira os dados e finalize sua inscrição;

8.Por fim, imprima ou salve no seu computador o CCMEI – Certificado de Condição de Microempreendedor Individual.

Vale destacar que o CCMEI possui validade como Alvará de Localização e Funcionamento, o que significa que você poderá iniciar as atividades da sua empresa imediatamente após a conclusão do cadastro.

Ah, o seu CNPJ estará disponível no CCMEI, por isso, é muito importante salvar o certificado em PDF e guardá-lo com você.

Se você possui um ponto comercial, fixe o documento em um local visível ao público e a fiscalização, demonstrando que a sua empresa está apta a funcionar.

MEI precisa de contador?

Agora que você já sabe como funciona o processo para abrir uma MEI, é hora de falarmos sobre um assunto que também é muito importante: a contabilidade.

Se você seguiu o passo a passo do tópico anterior, descobriu que pode abrir a sua empresa gratuitamente e que para isso, não precisa necessariamente de um contador.

A partir desse princípio, muitos acreditam que MEI não precisa de contador. No entanto, é importante que você tenha cuidado, pois não é exatamente dessa forma que funciona.

Abrir Empresa

Assim como outros tipos de empresas, o MEI possui deveres e obrigações a cumprir perante o fisco, dentre as quais, podemos destacar:

  • Controle do livro caixa;
  • Controle do limite de faturamento anual;
  • Preenchimento e entrega da DASN MEI;
  • Emissão de nota fiscal para pessoas jurídicas;
  • Emissão da guia para pagamento do MEI;
  • Registro e admissão de funcionários;
  • Cálculo da folha de pagamento;
  • Emissão das guias para recolhimento de FGTS e INSS.

Como podemos ver, são várias as obrigações e responsabilidades, principalmente para aqueles que possuem funcionário e precisam calcular a folha de pagamento, além de recolher o FGTS e o INSS.

Por isso, o MEI não pode andar sozinho e deve ter no contador o maior parceiro da sua empresa.

Por fim, agora que você já tirou todas as suas dúvidas relacionadas a como faço para abrir uma MEI, conte com o apoio da Já Calculei Contabilidade Online e mantenha sua empresa em dia.

Não perca mais tempo, clique aqui e entre em contato conosco!