Como emitir RPA online?

Por: | Data: agosto 10, 2021

Como emitir RPA online?

Em geral, sabemos que o principal objetivo de qualquer empresa no mercado é gerar competitividade. Contudo, para que esse objetivo seja concluído com sucesso, é necessário otimizarmos os nossos processos internos, a fim de gerar agilidade e praticidade nas demandas empresariais. Uma dessas questões é a emissão do RPA para trabalhadores autônomos que atuam como prestadores de serviços.

Ao invés de se deslocar até o órgão competente para realizar a emissão desse documento, agora é possível emiti-lo de maneira online. Quer saber como emitir RPA Online? Então, confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Afinal, o que é RPA e qual a sua importância?

Antes de tudo, podemos definir que o RPA — sigla para Recibo de Pagamento Autônomo — nada mais é do que um tipo de garantia para quem oferece trabalho como prestador de serviços.

Contudo, trata-se de um trabalhador que não possui CNPJ. Assim, o RPA serve como um documento para garantir e formalizar as relações de trabalho de forma temporária, fazendo com que o trabalhador tenha os seus direitos garantidos, e além de tudo, possa recolher os seus impostos.

Certamente, podemos entender que a utilização desse recibo é vantajoso tanto para quem trabalha quanto para a empresa ou profissional que está contratando. Isso porque a emissão do RPA destina-se exclusivamente para um serviço a curto prazo, sem vínculo empregatício.

Quem pode emitir RPA?

De forma prática, somente a pessoa física contratante ou a empresa consegue emitir o documento. Além disso, também é de suma responsabilidade do pagador fazer o cálculo dos impostos que devem ser descontados no pagamento do trabalhador contratado. Confira abaixo os recolhimentos que devem ser feitos:

• INSS (cerca de 5 a 20% do valor de contribuição);

• IRRF (0 a 27,5% em relação ao salário de contribuição, incluindo também o desconto o INSS);

ISS (pode chegar de 2 a 5% do salário, mas esse processo só ocorrerá caso o prestador de serviços possua registro na prefeitura).

Nesses casos, o MEI não deve emitir o RPA. O único documento que ele precisa emitir para esses tipos de serviços é a Nota Fiscal Por Prestação de Serviços (NFS-e), que sempre está disponível para ser emitida no site da prefeitura de cada cidade.

Lembrando que, para um cálculo ainda mais assertivo acerca dos descontos nos RPAs, conte uma contabilidade online de sua confiança para realizar todo o processo de forma segura e prática. Para mais dúvidas, acesse agora mesmo o nosso site e saiba como podemos te ajudar.

Como emitir RPA online?

Caso você não saiba, o sistema RPA online foi criado unicamente para facilitar a emissão desse tipo de documento. Ele também ajuda na gestão desses recibos para os profissionais que são autônomos.

Além da emissão do RPA, o sistema também pode oferecer funções extras, como é o caso do recolhimento do INSS, recolhimento do IRRF e outros tipos de impostos. O documento é gerado em formato PDF em tamanho A4, configurando ainda melhor a impressão.

Para que você consiga emitir esse documento de forma digital, basta ter acesso a uma contabilidade online. Com a crise da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), percebemos o quanto os processos contábeis mudaram. A fim de evitar aglomerações e, acima de tudo, oferecer mais conforto aos trabalhadores e empregadores, agora já é possível emitir RPA online, e de qualquer lugar do mundo.

Quais são as vantagens do RPA online?

Agora que você já sabe o conceito e a importância do RPA para os trabalhadores autônomos, confira abaixo as principais vantagens e benefícios em que as presenças terão ao emitir esse tipo de documento de forma online:

1. Mais otimização

Ao invés de interromper suas atividades profissionais e deslocar-se até a prefeitura da sua cidade para emitir esse tipo de documento, basta apenas contar com uma contabilidade online para realizar todo esse processo por você.

Enquanto o RPA permanece em processo de emissão, você tem mais tempo para focar em outros tipos de demandas profissionais do dia a dia.

2. Mais confiança

Como bem sabemos, o RPA consiste no desconto de impostos sob o valor da remuneração registrada. Nesse quesito, o RPA online é muito mais eficiente, pois através da contabilidade, esses valores são calculados praticamente de forma automática, evitando erros nos valores das contribuições.

3. Reduz custos

Não menos importante do que todos os itens citados acima é ter a oportunidade de reduzir custos com essas emissões. Sabemos que o parque de impressão de uma empresa pode ser cara, dependendo da demanda de cada negócio.

Ao optar pela emissão de RPA online, não há necessidade de impressão, muito menos de tintas e papéis para resolver essa questão. Além de ser econômico, é também sustentável.

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Conclusão

Conforme vimos, existem formas cada vez mais práticas e otimizadas de resolver questões empresariais. Se tratando da emissão do RPA, não é diferente. Com o apoio de uma contabilidade online, você terá acesso a não somente esse, mas como também outros serviços contábeis práticos e exclusivos. E o melhor: sem sair da empresa!

Portanto, agora que você já tirou todas as suas dúvidas sobre o assunto, que tal conhecer os nossos serviços? Acesse agora mesmo o nosso site e saiba como podemos te ajudar a emitir RPA online.

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