Como emitir Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) Confira o passo a passo

Por: | Data: novembro 1, 2021

Nota Fiscal Eletrônica

Em qualquer empreendimento, há uma série de passos que devem ser seguidos para que as atividades sejam regularizadas. Uma delas é a emissão de notas fiscais, que é algo a que o consumidor tem direito.

O tema emissão de notas fiscais deixa muitas pessoas em dúvida. Especialmente quem é micro ou pequeno empreendedor e começou a ter empresa agora. Porém, na atualidade, a Nota Fiscal Eletrônica é emitida por meio de um processo bem simples.

Você sabe como fazer para emitir Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)? No post que segue, vamos lhe dar o passo a passo para que emita esse tipo de comprovante sem erros. Quer saber mais sobre o assunto? Então siga conosco e boa leitura!

O que é a Nota Fiscal Eletrônica?

A nota fiscal é um documento que é usado para registrar a aquisição de um produto ou serviço. O referido documento tem validade jurídica, e é de emissão obrigatória. 

No caso das Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), também referida como NF-e, esta é uma solução digital que substitui a nota fiscal convencional. Seu uso se torna mais prático, por conta das facilidades que a tecnologia nos traz.

Em uso desde 2006, é de emissão mais simples, especialmente aos pequenos e médios empreendedores.

Nota Fiscal Eletrônica

Por que é importante se atentar à emissão de notas fiscais?

A seguir, devemos falar um pouco sobre os aspectos legais relacionados à emissão de nota fiscal por parte de uma empresa. Por força da Lei nº 4.729/65, o ato de não emitir a nota caracteriza sonegação fiscal.

Além disso, esse documento tem força jurídica e traz mais segurança aos clientes e estabelecimento. No caso de alguma fiscalização, é possível mostrar que a legislação em relação aos tributos é seguida.

Ademais, é mais fácil realizar o controle de entradas e saídas, assim como controlar os impostos a serem pagos pelo comércio.

Como mencionamos, o tema emissão de notas fiscais ainda é fonte de questionamentos e dúvidas, especialmente para quem começou a empreender há pouco tempo. Por conta disso, no tópico seguinte vamos te dar o passo a passo de como emitir a NF-e.

Como emitir Nota Fiscal Eletrônica?

Agora que você já sabe por que é importante dar a devida atenção à emissão de notas fiscais, vamos falar, de fato, sobre o assunto do post. Afinal de contas, como emitir a Nota Fiscal Eletrônica?

Após saber exatamente qual tipo de nota fiscal a sua empresa deve emitir (produto, serviço ou consumidor), é preciso adquirir um certificado digital. Esse certificado atua como uma espécie de assinatura para emissão de NF-e. Essa aquisição deve ser feita por meio de uma autoridade certificadora, disponível no site da ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira).

Em seguida, deve-se realizar o cadastro fiscal, junto ao governo. De posse do cadastro, é preciso escolher o software que vai emitir a NF-e. Há, nesse passo, a opção de usar o emissor gratuito da Sefaz ou da prefeitura local. Assim como optar por um próprio.

Depois de feito esse procedimento, seu estabelecimento já está pronto para emitir notas fiscais.

A emissão de notas fiscais é bem importante para qualquer empreendimento. Além dos benefícios, agir de acordo com a legislação é essencial. Além disso, é uma segurança a mais para o cliente.

Você gostou de saber o passo a passo de como emitir Nota Fiscal Eletrônica? Esperamos que esse post tenha sido de grande utilidade para você. Agora que você já sabe mais sobre esse assunto, não deixe de se cadastrar em nossa newsletter. Desse modo, você fica sempre por dentro de tudo que postamos.