Como descobrir Inscrição Estadual pelo CNPJ

Por: | Data: fevereiro 1, 2022

Como descobrir Inscrição Estadual pelo CNPJ

Como descobrir Inscrição Estadual pelo CNPJ? Será que existe essa possibilidade?

A boa notícia é que sim, você pode descobrir a Inscrição Estadual de uma empresa ou de outros tipos de pessoa jurídica por meio do CNPJ e o melhor: gratuitamente pela internet.

Neste conteúdo, vamos apresentar um passo a passo e ajudar você a descobrir a partir do CNPJ, a Inscrição Estadual de qualquer empresa.

Precisa descobrir Inscrição Estadual pelo CNPJ? Então, não perca mais tempo procurando opções por aí, continue conosco e acompanhe esse conteúdo até o final.

Contabilidade Online

O que é Inscrição Estadual?

Inscrição Estadual ou I.E como também é conhecida, é um documento emitido pela Secretaria Estadual de Fazenda e que possui caráter obrigatório para empresas que realizam operações envolvendo mercadorias e por consequência o ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

Na prática, a Inscrição Estadual é um número semelhante ao CNPJ, no entanto, por se tratar de um documento estadual, a responsabilidade pela sua emissão é do Governo do Estado.

Considerando um documento obrigatório para empresas que atuam no segmento da indústria e do comércio, a Inscrição Estadual é exigida na emissão de notas fiscais e também na compra de mercadorias.

Sendo assim, se você ou a sua empresa precisa emitir uma nota fiscal de venda para outra pessoa jurídica, mas não possui a Inscrição Estadual da mesma, será preciso obter essa informação.

A boa notícia é que sim, temos como descobrir Inscrição Estadual pelo CNPJ. Assim, você não precisa entrar em contato com o seu cliente para obter essa informação.

Empresas prestadoras de serviço possuem Inscrição Estadual?

Conforme destacamos no tópico anterior, a Inscrição Estadual é obrigatória para pessoas jurídicas que são contribuintes do ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

Diante dessa condição, as empresas que atuam exclusivamente com atividades de prestação de serviços, são isentas de ICMS.

Neste caso, a empresa que vender algum tipo de produto para prestadoras de serviço, deve destacar no campo de Inscrição Estadual do destinatário da nota fiscal, a seguinte informação: “ISENTO”.

Passo a Passo: Como descobrir Inscrição Estadual pelo CNPJ?

Descobrir Inscrição Estadual pelo CNPJ é muito simples, confira o passo a passo e veja como funciona:

1.Acesse o site do SINTEGRA – Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços, clicando aqui.

2.Escolha a UF, ou seja, o estado onde a empresa a ser consultada está instalada.

3.Informe o CNPJ da empresa;

4.Preencha os caracteres de segurança;

5.Efetue a pesquisa.

Logo após a consulta será apresentado o número da Inscrição Estadual vinculado ao CNPJ e o seu status.

Clicando sobre o resultado apresentado, você poderá acessar o Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral da empresa no estado.

Neste documento, será possível obter as seguintes informações:

  • Número da Inscrição Estadual;
  • Data da concessão do documento;
  • Razão Social da empresa;
  • Nome Fantasia;
  • Tipo de Natureza Jurídica;
  • Regime de apuração dos impostos;
  • Endereço do estabelecimento;
  • Situação cadastral;
  • Atividades econômicas (CNAE);
  • Observações.

Viu só como é fácil descobrir Inscrição Estadual pelo CNPJ? Com essas informações, você já pode emitir suas notas fiscais ou então, cadastrar os dados da pessoa jurídica em questão no banco de dados da sua empresa.

Como descobrir Inscrição Estadual pelo CNPJ do MEI

O MEI que atua em atividades de comércio, ou seja, que compra e vende mercadorias precisa de Inscrição Estadual.

Por outro lado, os microempreendedores que atuam exclusivamente em atividades de prestação de serviços não precisam deste documento.

Para os microempreendedores que possuem Inscrição Estadual o processo é o mesmo, ou seja, é possível descobrir Inscrição Estadual pelo CNPJ no Portal Sintegra.

Como saber se a empresa é isenta de Inscrição Estadual?

Conforme mencionamos anteriormente, existem alguns casos, onde as empresas são isentas de Inscrição Estadual.

Para descobrir se determinada empresa possui isenção de Inscrição Estadual, realize uma busca com o CNPJ no Portal Sintegra.

Se a busca em questão não apresentar resultados, isso significa que o CNPJ consultado não possui um CNPJ vinculado, ou seja, a empresa é isenta de Inscrição Estadual.

Como conseguir a Inscrição Estadual?

Se a sua empresa ainda não possui Inscrição Estadual, mas desenvolve ou pretende desenvolver atividades envolvendo a fabricação ou venda de mercadorias, será preciso obter uma Inscrição Estadual.

Conforme destacamos anteriormente, a Inscrição Estadual é um documento emitido pela Secretaria Estadual de Fazenda.

Sendo assim, você precisará do apoio e assessoria de um serviço de contabilidade para inscrever a sua empresa na Secretaria Estadual de Fazenda e obter a sua Inscrição Estadual.

Agora que você já sabe como descobrir Inscrição Estadual pelo CNPJ. Confira no próximo tópico como como uma empresa que ainda não possui Inscrição Estadual pode obter esse documento com o apoio da Já Calculei Contabilidade Online, o serviço de contabilidade que mais cresce no país!

Como conseguir sua Inscrição Estadual com a Já Calculei?

Aqui na Já Calculei, a abertura de empresa e a troca de contabilidade é gratuita. Sendo assim, você tem duas opções para obter a sua Inscrição Estadual conosco, confira:

Para quem pretende abrir uma empresa:

  1. Efetue o seu cadastro em nosso chatbot, clicando aqui;
  2. Escolha o plano ideal para as suas necessidades;
  3. Efetue o pagamento da primeira mensalidade.
  4. Na sequência, vamos providenciar toda documentação da sua empresa, incluindo a Inscrição Estadual.

Para quem já possui contador – Troca de contabilidade:

  1. Inicie o seu cadastro pelo nosso chatbot, clicando aqui;
  2. Escolha um dos nossos planos e efetue o pagamento da primeira mensalidade;
  3. A nossa equipe entrará em contato com a sua contabilidade anterior, solicitando os documentos necessários para migrar a sua empresa;
  4. Por fim, vamos providenciar a emissão da sua Inscrição Estadual.

Contabilidade Online

A Já Calculei Contabilidade conta com planos acessíveis, a partir de R$ 99,00 mensais, garantindo que a sua empresa fique em dia com o fisco e tenha acesso a todos os documentos que precisa para exercer suas atividades.

Procurando uma contabilidade preparada para ajudar sua empresa a crescer e com planos que não comprometem o orçamento do seu negócio?

Não perca mais tempo, clique aqui e entre em contato conosco!