Como criar um CNPJ: veja o que você deve saber antes de empreender

Por: | Data: agosto 29, 2021

Como criar um CNPJ

Querendo criar um CNPJ para abrir um novo negócio? Então precisa conhecer o passo a passo necessário para se tornar um empreendedor.

Apesar de haver, nos dias de hoje, a possibilidade de criar CNPJ online, facilitando bastante o processo para os novos empreendedores, existem alguns pontos que você precisa saber antes de empreender.

Quer ficar por dentro de como criar um CNPJ e as dicas para um empreendimento de sucesso?

O que eu preciso saber antes de criar um CNPJ?

É com esse questionamento em mente que você dará o primeiro passo para começar um empreendimento de sucesso, afinal de contas não há como empreender sem estar bem informado para estruturar um bom planejamento de negócio.

Criar um CNPJ não é a única coisa a ser feita para abrir uma empresa e é exatamente isso que explicaremos neste artigo.

Tenha consciência de que mergulhar no mundo dos negócios exige organização e uma base experiente. Isso significa que só quem pode empreender é quem tem experiência no ramo? Não!

Qualquer pessoa pode empreender, basta contar com as ferramentas e os auxílios corretos.

O processo de abertura de empresa passa por vários fatores. Alguns são considerados bastante complexos para quem é novo no mercado.

Por isso, é essencial contar com uma empresa de contabilidade especialista no assunto como a Já Calculei.

Com o auxílio de uma Contabilidade Online, a abertura da sua empresa se tornará muito mais fácil e menos burocrática.

Quer entender o porquê? Veja os passos necessários para abrir uma empresa, além de criar um CNPJ, e como uma Contabilidade Online será essencial nesse processo!

Confira também: Como abrir uma empresa individual?

Abrir Empresa

O que é necessário para criar um CNPJ?

Empreender é o sonho de muitas pessoas, no entanto a abertura de uma empresa demanda atenção redobrada acerca dos documentos e trâmites necessários para o processo.

Conheça o passo a passo para criar um CNPJ e abrir o seu negócio!

Tenha um contador

Sem a ajuda de um contador, fica difícil organizar os documentos para manter os prazos e demandas do seu negócio em dia. Esse profissional será responsável por te manter dentro da lei, além de orientar a gestão financeira do seu empreendimento.

A partir do serviço de contabilidade, você estará mais seguro para dar os próximos passos na abertura da sua empresa.

Contrato Social

Neste documento conterão as informações acerca do tipo de empreendimento, atividades a serem realizadas, modelo tributário, sociedade e afins.

Para que o contrato social seja validado é necessário definir o nome e objeto social da empresa. Estando estes disponíveis para uso, o documento é registrado em cartório e assinado por um advogado.

Registro na Junta Comercial

Antes mesmo de criar o CNPJ da sua empresa, você precisará registrar-se na Junta Comercial ou no Cartório de Pessoas Jurídicas do seu Estado.

Esse passo determinará a existência oficial da empresa, ainda que ainda não seja o suficiente para que o negócio comece a funcionar.

Alvará de Localização e Funcionamento

Esse documento deve ser requerido na Prefeitura da sua cidade. Vale lembrar que, antes de solicitá-lo, é importante estar condizente com todas as condições exigidas por lei para o funcionamento da atividade escolhida para exercer.

As condições podem variar de acordo com a cidade, estado ou ramo de atuação.

Inscrição estadual

A inscrição estadual pode ser obtida via Internet junto com o CNPJ. Ela é obrigatória para a maioria das empresas (setor de comércio, indústria, transporte, comunicação e energia).

Com ela, você garante a sua inscrição no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Licenças e inscrições nos órgãos de regulação estaduais e municipais

A depender da atividade a ser exercida e do ramo de atuação, será necessário obter outras licenças e inscrições nos órgãos de regulação estaduais e municipais, dentre outras instituições.

As mais comuns são: Licença ambiental, Licença sanitária e a Vistoria de cumprimento das normas de segurança.

Agora estou pronto para criar um CNPJ e começar a empreender?

Em suma, como já deu para perceber, tornar-se um empreendedor vai muito além do que criar um CNPJ.

O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica será o número de identificação da sua empresa e conterá todas as informações e dados referentes ao seu negócio disponíveis para consulta.

No entanto, essa identificação somente poderá ter validade se você passar por todo o processo aqui descrito para a abertura da sua empresa.

Conclusão

Como você viu até aqui, criar um CNPJ não é a única coisa a ser feita para começar um negócio. Muitos outros documentos e licenças são necessários antes mesmo de se obter o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica.

No entanto, com as orientações que demos, já deu para entender o passo a passo para se tornar um empreendedor, não é?

Seguindo esses passos e contando com o auxílio de uma Contabilidade Online especializada, a sua empresa obterá o sucesso almejado!

Quer dar o primeiro passo para a realização do seu sonho agora mesmo? Fale com a Já Calculei!

Tags: