Capital Inicial: Tipos e como conseguir - Já Calculei - Contabilidade Online





Capital Inicial: Tipos e como conseguir

Por: | Data: janeiro 23, 2022

Capital Inicial- Tipos e como conseguir

O capital inicial inclui recursos para quaisquer despesas a serem incorridas antes do lançamento de uma empresa e o capital necessário após o lançamento para administrar a empresa até atingir um fluxo de caixa positivo, quando as receitas são maiores que as despesas.

Estimar com precisão o capital necessário para iniciar uma empresa é fundamental porque a falta de capital pode fazer com que a empresa falhe em seus estágios iniciais. Com estimativas cuidadosas baseadas em premissas sólidas, as chances de um déficit de caixa são reduzidas.

Quer saber como levantar capital inicial para colocar suas ideias de negócio em prática e abrir a sua empresa? Você não está sozinho. Milhares de empreendedores estão procurando capital inicial para trazer suas ideias para o mundo.

Empresas com mais capital inicial podem aumentar melhor a participação de mercado em seu setor e podem se dar ao luxo de penetrar em novos mercados.

No entanto, nem sempre é fácil obter apoio, o que força muitos empreendedores a utilizar apenas os seus próprios recursos ou recorrer a empréstimos e financiamentos para cobrir os custos iniciais dos negócios, aumentando sua exposição ao risco e ao estresse financeiro.

Este artigo vai explorar as opções de capital inicial para mostrar como levantar os recursos necessários para colocar suas ideias em prática e alavancar os seus negócios.

Abrir Empresa

O que é Capital Inicial?

O capital inicial refere-se ao dinheiro que os empreendedores levantam para cobrir os custos de iniciar um empreendimento. As fontes comuns de capital inicial geralmente incluem investidores-anjo, recursos próprios e empréstimos bancários.

Novas empresas usam capital inicial para cobrir várias despesas comerciais, como espaço de escritório, folha de pagamento, pesquisa, desenvolvimento de produtos e marketing.

Os empreendedores normalmente fornecem compensação aos investidores ou instituições que forneceram o capital inicial na forma de juros ou uma parcela dos negócios.

Se o valor do negócio cresce, o mesmo acontece com a parcela da empresa em posse dos investidores, proporcionando aos investidores um retorno significativo sobre o investimento.

Nos melhores cenários, os investidores obtêm um retorno positivo e ao mesmo tempo a empresa cobre os custos e pode escalar seu crescimento.

Tipos de capital inicial

Conseguir dinheiro para lançar um novo negócio não é fácil. A boa notícia é que, se você busca capital inicial para o seu negócio, existem várias opções para escolher:

Autofinanciamento

O autofinanciamento é a opção mais comum para pequenas e médias empresas e acontece quando um empreendedor usa seus próprios recursos para pagar as despesas iniciais dos negócios

Se você é o fundador de um negócio, pode precisar usar suas economias, vender ativos, usar cartões de crédito ou até mesmo fazer um empréstimo pessoal.

Embora cada método de financiamento possa ajudá-lo a levantar o dinheiro necessário, isso significa que você será responsabilizado pessoalmente e, portanto, inclui um grau mais alto de risco.

Financiamento colaborativo

Crowdfunding ou financiamento colaborativo, refere-se à prática de levantar capital inicial de um grande grupo de investidores. Cada investidor fornece uma quantia menor de dinheiro e recebe uma compensação por meio de juros ou outras recompensas.

Com o apoio de micro investidores você pode obter uma grande soma de fundos. Existem sites especializados nesse tipo de financiamento que são conhecidos por fazer a ponte entre investidores e empreendedores.

Empréstimos bancários

Você também pode financiar sua empresa por meio de um empréstimo bancário. Apesar de ser difícil obter crédito logo nos estágios iniciais, uma vez que a sua empresa ainda não gera recursos suficientes para oferecer garantias de pagamento ao banco.

Os bancos geralmente são mais avessos ao risco; portanto, se você planeja usar as opções tradicionais de empréstimo para conseguir capital inicial, deve elaborar um plano de negócios abrangente e convincente com antecedência.

Investidores-Anjo

Investidores-anjos podem oferecer a empresas promissoras grandes somas de capital inicial para acelerar o seu crescimento.

No entanto, normalmente, os investidores-anjo estão atrás de excelentes ideias de negócio para que possam oferecer recursos financeiros, em troca de uma participação nos negócios e nos seus resultados e lucros ao longo do tempo.

Essa é uma excelente opção para quem procura capital inicial, pois oferece riscos menores ao empreendedor.

No entanto, para convencer um investidor anjo, é preciso ter uma excelente ideia e um plano de negócios bem estruturado.

Como levantar capital inicial para uma empresa?

Conseguir capital inicial requer planejamento. Portanto, recomendamos que você siga as dicas que listamos abaixo:

Escreva um plano de negócios

Empresas lucrativas começam com uma ideia brilhante ou solução para o cliente. Mas é um desafio transformar uma ideia em um negócio bem administrado.

Para atrair o capital inicial que sua empresa requer, você precisa documentar claramente a função central do seu negócio, o mercado potencial que você atende e o que você planeja fazer.

Você deve incluir os seguintes aspectos em seu plano de negócios:

  • Descrição da empresa e o que ela oferece;
  • Pesquisa de mercado (de seus clientes e concorrentes);
  • Hierarquia da empresa e estrutura de gestão;
  • Estratégia de vendas e marketing;
  • Finanças.

Estime seus custos de inicialização

Existem três etapas para estimar os custos de inicialização:

  • Primeiro, identifique as despesas individuais que você terá, como aluguel do escritório, suprimentos, salário, seguro e marketing.
  • Em segundo lugar, calcule os custos totais dessas despesas.
  • Por fim, categorize suas despesas como custos únicos ou recorrentes para chegar ao valor real de suas necessidades de financiamento.

Encontre investidores

Você deve conhecer e interagir com investidores-anjo, pois eles podem fornecer o capital inicial que os seus negócios precisam.

Você pode encontrar esses investidores em eventos presenciais, como seminários, encontros e conferências de negócios.

Os proprietários de empresas também podem interagir com investidores por meio de plataformas online especializadas.

Abrir Empresa

Conheça a Já Calculei Contabilidade

Pensando em abrir a sua empresa, garantindo economia logo nos estágios iniciais? Conte com o apoio da Já Calculei Contabilidade. Aqui a abertura de empresa é grátis!

Atendemos empresas de todo Brasil, oferecendo serviços completos em contabilidade e muita tecnologia por mensalidades acessíveis, que não comprometem o orçamento dos seus negócios.

Deseja saber mais e abrir a sua empresa, agora mesmo? Clique aqui e entre em contato conosco!