Capital de giro: Confira o que é e como calcular

Por: | Data: dezembro 2, 2021

Capital de giro

O capital de giro é a diferença entre os ativos circulantes de uma empresa e seus passivos circulantes, sendo às vezes chamado de capital de giro líquido.

Compreender o capital de giro é a chave para gerenciar o fluxo de caixa de sua empresa e tomar decisões para ajudá-la a crescer.

Nesse conteúdo, descrevemos o que significa capital de giro, citamos alguns dos seus benefícios, seus principais tipos e explicamos como calcular o capital de giro das empresas.

Deseja saber tudo sobre o assunto? Continue conosco para saber mais e tirar suas dúvidas.

O que é capital de giro?

Capital de giro são os recursos financeiros necessários para financiar as operações de curto prazo de uma empresa.

Quando você compra uma mercadoria para revenda, por exemplo, parte do seu capital de giro está sendo empregada em uma compra que resultará em um retorno futuro, ou seja, apenas após a venda.

Abrir Empresa

Essa é a missão do capital de giro, financiar as atividades e as operações de uma empresa.

Para obter o capital de giro de uma empresa, é necessário subtrair o passivo circulante do ativo circulante da entidade.

O resultado dessa equação sugere se a organização possui ativos suficientes para cuidar de suas despesas de curto prazo.

Em outras palavras, o capital de giro é um indicador dos níveis de liquidez para atender as despesas e caixa do dia-a-dia, contas a pagar, necessidades de estoques e dívidas de curto prazo.

Capital de giro permanente: O Capital de Giro Permanente, também conhecido como capital de giro fixo, compreende o ativo circulante no montante mínimo necessário para manter as operações comerciais funcionando.

Capital temporário: Também é denominado capital de giro flutuante ou variável. As mudanças temporárias, acima do capital de giro permanente, são conhecidas como capital de giro temporário.

Capital de Giro Sazonal Variável: Geralmente, qualquer negócio exige capital de giro para atender às demandas de alguns clientes nos períodos de pico.

Os empresários precisam optar por alguma assistência adicional. Esse capital de giro, que é gerado em um pequeno intervalo de tempo, é considerado capital de giro ou de natureza sazonal.

Capital de giro da margem de reserva: O Capital de Giro da Margem de Reserva compreende um acordo de pequeno prazo em que as entidades empresariais contabilizam despesas imprevistas.

É também denominado almofada de capital de giro, que auxilia a mitigar os riscos incertos de negócios não garantidos, o que permite às empresas se manterem em caso de emergência.

Capital de giro bruto: O capital de giro bruto é o fundo que é investido pelo ativo circulante de uma empresa que serve como indicador do Capital de Giro Bruto.

Abaixo mencionadas são as partes do capital de giro bruto:

  • Dinheiro: É o dinheiro na conta bancária da empresa que está disponível imediatamente e é usado para pagar faturas, salários e suprimentos.
  • Inventário: Este é o seu estoque disponível. O estoque é considerado capital de giro porque, se você precisar de dinheiro, ele pode ser vendido com desconto para levantar dinheiro rapidamente.
  • Contas a receber: Esses são os pagamentos que você está esperando de seus clientes, o que pode levar de 7 a 90 dias, dependendo dos termos da sua fatura.
  • Investimentos de curto prazo: São os investimentos de alta liquidez, ou seja, que permitem a retirada do dinheiro de forma imediata, quando necessário, como títulos de renda fixa.

Capital de giro líquido: Por sua vez, o capital de giro líquido, nada mais é que a diferença entre os ativos e passivos de curto prazo de uma empresa.

Benefícios do capital de giro

O capital de giro é um componente essencial do negócio que não depende do tamanho e escala da operação.

Manter um capital de giro saudável pode garantir uma série de benefícios, dentre eles:

  • Ajuda a aumentar a liquidez;
  • Garante o uso adequado dos ativos;
  • Ajuda a empresa a manter suas contas em dia;
  • Permite que as empresas aproveitem os benefícios dos descontos em compras à vista;
  • Auxilia na obtenção de assistência financeira, como empréstimos e financiamentos;
  • Dentre outros benefícios importantes.

Como calcular o capital de giro?

Calcular o capital de fito de uma empresa é muito simples, no entanto, para que isso seja possível, antes de mais nada, é importante conhecer o valor do seu ativo circulante e também do passivo circulante.

Essas informações você pode obter ao consultar a sua contabilidade ou o balanço patrimonial da sua empresa.

Após conhecer o ativo e o passivo circulante, utilize a fórmula abaixo para localizar o valor do seu capital de giro:

Capital de Giro = Ativo Circulante – Passivo Circulante

Quanto maior o resultado da equação, maior a segurança financeira da sua empresa para garantir o pagamento das despesas de curto prazo.

Veja também: O que é necessidade de capital de giro

Contabilidade Online

Como aumentar o capital de giro

Agora que você já sabe o que é, e como calcular, é hora de conferir algumas dicas que podem ajudar a aumentar o capital de giro da sua empresa.

  • Otimize seu estoque: Análise o volume de matérias-primas ou produtos acabados que você possui. Existe uma maneira de diminuir o valor que você compra?
  • Mudar de fornecedor: Você consegue um negócio melhor trabalhando com um fornecedor diferente? Pesquise e negocie para encontrar a melhor oferta.
  • Trabalhe em melhores condições de recebimento: Tente fazer com que seus clientes concordem em termos de pagamento mais curtos com você para que você receba o dinheiro que lhe é devido mais rapidamente.
  • Gerencie seus próprios pagamentos: Não deixe que as contas aumentem e fujam do seu controle. Pague suas faturas em dia para que seu planejamento de fluxo de caixa seja mais confiável.
  • Expanda seus fluxos de receita: Busque alternativas, como novos produtos e serviços que auxiliem a aumentar o volume de receitas da sua empresa.

Agora que você sabe tudo sobre capital de giro, salve o nosso blog nos favoritos para ter acesso a outras novidades e dicas de gestão.

Pensando em abrir uma empresa ou trocar de contador? Conte com a Já Calculei, entre em contato conosco e conheça os nossos planos.