Como tirar seu CNPJ

Por: | Data: julho 4, 2022

Como tirar seu CNPJ

Você sabe como tirar seu CNPJ, abrir a sua empresa e legalizar as atividades do seu negócio? É hora de empreender, ter mais qualidade de vida e conquistar a sua independência financeira.

Tirar um CNPJ é o sonho de muitos brasileiros, no entanto, é preciso reconhecer que muitos não sabem por onde começar e acreditam que abrir uma empresa é privilégio para poucos.

Contudo, embora muita gente pense desta forma, abrir uma empresa é um processo simples e acessível para todos, tendo em vista que em alguns casos, você pode abrir o seu CNPJ sem pagar nada por isso.

Não sabe como tirar seu CNPJ? A Já Calculei Contabilidade Online auxilia você e esclarece todas as suas dúvidas! Para saber mais, continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final.

Abrir Empresa

Qual o valor para tirar CNPJ?

Abrir um CNPJ pode custar bem menos do que você imagina e está a apenas alguns passos de você. Muitos acreditam que para legalizar uma empresa é preciso fazer um alto investimento, quando na verdade, não é desta forma que funciona.

Para abrir uma empresa, basicamente, você precisará pagar a taxa de registro empresarial da Junta Comercial e os honorários de um profissional de contabilidade que cuide dos trâmites relacionados ao processo de abertura da sua empresa.

No entanto, para incentivar o empreendedorismo e cumprir com o seu compromisso social, a Já Calculei Contabilidade, oferece abertura de empresa gratuita para empreendedores de todas as partes do país.

Desta forma, para abrir a sua empresa, você precisará se preocupar apenas com o pagamento da taxa de registro empresarial cobrada pela Junta Comercial do seu estado.

Como já destacamos, o investimento é baixo, acessível e, portanto, a abertura do seu CNPJ, só depende de uma decisão sua em favor do seu próprio negócio.

Como tirar seu CNPJ: documentos necessários

Quando o assunto é como tirar seu CNPJ, muitos se perguntam a respeito dos documentos necessários para abrir uma empresa.

A boa notícia, é que mais uma vez, ao contrário do que muitos pensam, a lista de documentos para abrir uma empresa não inclui muitos itens.

Na grande maioria dos casos, são exigidos apenas os seguintes documentos:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de Residência;
  • Carnê IPTU ou Inscrição Imobiliária do local para abertura da empresa;
  • Requerimento de Empresário ou Contrato Social (a depender da natureza jurídica da empresa).

A documentação é simples e além disso, a contabilidade poderá esclarecer todas as suas dúvidas na hora de organizar os documentos necessários.

Quais tipos de empresa para abrir CNPJ

Quem deseja abrir um CNPJ e montar o próprio negócio, tem uma enorme variedade de tipos de empresa (natureza jurídica) à sua disposição.

Dentre as opções, podemos destacar:

EI – Empresário Individual: Para empreendedores que planejam abrir um negócio por conta própria e sem dividir responsabilidades com sócios.

Em contrapartida, está natureza jurídica vincula o patrimônio pessoal do sócio ao da empresa, o que em outras palavras, significa que em caso de dívidas no CNPJ, os bens pessoais do proprietário podem ser penhorados para pagamento.

SLU – Sociedade Limitada Unipessoal: Esta é atualmente, a opção mais indicada para empreendedores que desejam abrir uma empresa sem dividir responsabilidades com sócios.

Na SLU, o empreendedor ainda conta com maior proteção patrimonial, tendo em vista que os seus bens pessoais não podem ser alvo de penhora para o pagamento de dívidas da empresa.

Sociedade Empresária Limitada: Esta é uma das opções para empreendedores que desejam montar um negócio em parceria e sociedade, independente do número de sócios.

Com características “Limitada”, este tipo de natureza jurídica oferece segurança aos sócios, impedindo que seus bens pessoais possam ser penhorados para quitação de possíveis dívidas da empresa.

Sociedade Simples: A Sociedade Simples é uma opção para profissionais que desenvolvem atividades de natureza artística, literária ou científica que desejam desenvolver suas profissões em uma espécie de sociedade.

Dentre os profissionais que podem abrir este tipo de sociedade, destacam-se: médicos, dentistas, engenheiros, arquitetos, contadores, dentre outros.

Sociedade Anônima (S.A): Por fim, temos a Sociedade Anônima, natureza jurídica para constituição de empresas regidas por um estatuto social e cujo patrimônio é dividido entre os sócios na forma de ações.

Esta natureza jurídica é normalmente utilizada por empresas de grande porte, sendo obrigatória para aquelas que desejam entrar para a Bolsa de Valores.

Abrir Empresa

Como tirar seu CNPJ [Passo a Passo]

Esclarecidas algumas dúvidas importantes, é hora de conferir o passo a passo e descobrir como tirar seu CNPJ.

Ao contrário do que se costuma pensar por aí, o processo para abertura de um CNPJ é bastante simples e se resume em apenas alguns passos.

1.Contratação de um contador

Quando o assunto é como tirar seu CNPJ, o primeiro passo do empreendedor precisa ser a contratação de um serviço de contabilidade.

O profissional de contabilidade esclarecerá dúvidas e cuidará de todos os trâmites para abertura e legalização da empresa.

2.Separação da documentação

Na sequência, será preciso separar a documentação necessária para abertura da empresa. Conforme já destacamos, a lista de documentos é pequena e inclui apenas:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de Residência;
  • Carnê IPTU ou Inscrição Imobiliária do local para abertura da empresa;
  • Requerimento de Empresário ou Contrato Social (a depender da natureza jurídica da empresa).

3.Definição da natureza jurídica e regime tributário

Na sequência, o empreendedor precisará definir em conjunto com o seu contador, a melhor natureza jurídica e o regime tributário ideal para a sua empresa.

Em relação a natureza jurídica, você já conhece as opções:

  • EI – Empresário Individual;
  • SLU – Sociedade Limitada Unipessoal;
  • Sociedade Empresária Limitada;
  • Sociedade Simples;
  • Sociedade Anônima (S.A).

Por sua vez, em relação ao regime tributário (forma de apuração dos impostos da empresa), existem três alternativas:

4.Emissão dos documentos da empresa

Por fim, quando o assunto é como tirar seu CNPJ, basta aguardar alguns dias, enquanto a contabilidade cuida da emissão dos documentos da empresa, incluindo:

  • CNPJ;
  • Inscrição Estadual;
  • Inscrição Municipal;
  • Alvará de Localização e Funcionamento.

Assim que toda documentação for liberada pelos órgãos competentes, a empresa estará apta para entrar em funcionamento e desenvolver suas atividades.

Para saber mais e abrir a sua empresa agora mesmo, sem qualquer tipo de complicação e com muita economia, clique aqui e entre em contato conosco!

A Já Calculei Contabilidade, atende empresas e empreendedores de todas as partes do país!